>

CSBC 2020 será em Novembro!

CSBC 2020 será em Novembro!

Por Cristiano Maciel & Eunice Nunes

O 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) será realizado entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020, em Cuiabá, Mato Grosso. O adiamento  foi definido pela Comissão Organizadora do evento em conjunto com a Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tendo vista a pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus Sars-Cov2, as medidas de isolamento e, principalmente, em atenção à saúde dos congressistas, palestrantes e demais participantes.

Desde 1980, o Congresso da CSBC tem promovido e incentivado a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. Nesses 40 anos, o CSBC se consolidou como o principal e maior evento de uma sociedade de Computação na América Latina.

Para celebrar sua quadragésima edição, o CSBC coloca em pauta o tema “Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0“, promovendo a discussão sobre uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, tendo seus papéis entrelaçados.

banner do website do CSBC 2020.A Sociedade 5.0 posiciona o ser humano no centro da inovação e da transformação tecnológica. Essa nova era, que surge num movimento capitaneado pelo Japão, passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e a sociedade terá que ser adaptável. No coração do futuro modelo está o conceito de que a inovação e o bem-estar da população precisam trabalhar em conjunto e que, portanto, a utilização das novas tecnologias baseadas na inteligência artificial, big data, internet das coisas, robótica, entre outras, deve respeitar necessidades individuais e coletivas de seus usuários. Nesse contexto, os sistemas inteligentes se tornarão aliados para resolver problemas como o envelhecimento da população, o recurso limitado à energia elétrica, desastres naturais, desigualdade social e falta de segurança. 

Embora as ideias acima não sejam novas e tenham sido objeto de debates de diversas comunidades científicas, incluindo a própria SBC, o termo “Sociedade 5.0” torna explícito o foco no ser humano, reivindicando uma Computação socialmente consciente, uma Computação para o mundo real, com sua complexidade, desafios e problemas. Assim, é premente que sociedades científicas, academia, mercado, governo e sociedade discutam essa temática, que traz consigo preocupações éticas, sociais, políticas, econômicas, culturais e de valores humanos.

Em 2020, o CSBC é organizado pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado (Senai-MT). O CSBC cumpre seu propósito de fomentar o desenvolvimento da Computação em todas as regiões do país e, este ano, Cuiabá será a capital da Computação para uma Sociedade 5.0.

O CSBC oferece 10 eventos base e 12 eventos satélites com uma programação variada e provocativa. Convidamos todas as pessoas atuantes em Computação, ou interessadas em atuar, a se engajarem no evento e no seu tema, submetendo seus trabalhos e participando do congresso.

O prazo de submissão de trabalhos científicos também foi alterado e você poderá submeter seu artigo até o dia 30/04.  Acompanhe o novo calendário abaixo:

  • 30/04 – submissão dos trabalhos
  • 31/05 – notificação dos trabalhos aceitos
  • 19/06 – envio das versões finais

Visite o website do CSBC e confira as diversas chamadas com todas as informações para potencializar sua participação no evento, incluindo o primeiro lote de inscrições com melhor valor!

 Cuiabá aguarda você para o CSBC 2020!


Sobre a UFMT e o IC

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi criada em 10 de dezembro de 1970, completando 50 anos em 2020. A UFMT constitui presença marcante no cenário socioeconômico e cultural de Mato Grosso não apenas pela colocação no mercado de trabalho de dezenas de milhares de profissionais graduados e pós-graduados, mas também pelas suas atividades de pesquisa e extensão. A UFMT está localizada em Cuiabá (campus-sede) e em outras quatro cidades: Barra do Garças e Pontal do Araguaia, Sinop e Várzea Grande.

O Instituto de Computação (IC), realizador deste evento, é uma das unidades acadêmicas da UFMT. Em nível de graduação, possui os cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação. Em nível de pós-graduação, tem ofertado distintos cursos lato sensu, de forma presencial e a distância. Além disso, atua na oferta de extensão para a comunidade e possui diversos grupos e projetos de pesquisa. A realização do CSBC visa fortalecer ainda mais o IC, que tem buscado expandir sua atuação.


Sobre Cuiabá

Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá é a porta de entrada dos visitantes para outros atrativos do estado, principalmente o ecoturismo. Sob a égide de seus 300 anos de fundação, celebrados em 2019, é uma cidade de vários encantos turísticos, agitada vida noturna e comunidades tradicionais.


Nos arredores…

A Chapada dos Guimarães, a 70 km de Cuiabá, tem paredões de arenito vermelho-alaranjado com cânions, cavernas e cachoeiras, além de diversos sítios arqueológicos.

O Lago de Manso, formado pela água represada da usina hidrelétrica do Manso, está localizado a 86 km de Cuiabá e apresenta belas paisagens.

Nobres é uma região de grande concentração de calcário e dolomita, onde são encontradas muitas grutas e cavernas. Está a 140 km de Cuiabá e concentra diversos rios e lagoas cristalinas.

Jaciara está localizada a 144 Km de Cuiabá e abriga dezenas de cachoeiras, águas termais, minerais, rios cristalinos, corredeiras, sítios arqueológicos, piscinas naturais, cânions, cavernas, grutas, trilhas e uma fauna e flora abundante.

O Pantanal mato-grossense é uma das mais ricas reservas biológicas e está a cerca de 140 km de Cuiabá. Maior planície alagável do mundo, é formado pela Bacia do Rio Paraguai, onde a pesca esportiva é praticada de março a outubro.


 

Autores: Cristiano Maciel e Eunice Nunes
Professores da UFMT e Coordenadores do CSBC 2020

Cristiano Maciel (UFMT) | cmaciel@ufmt.br
Doutor em Ciência da Computação. Docente e pesquisador do Instituto de Computação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), da UFMT. Integrante dos laboratórios de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Atualmente, é Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva), Diretor de Eventos e Comissões Especiais da SBC e um dos coordenadores do Programa Meninas Digitais da SBC.

Eunice P. dos Santos Nunes (UFMT) | eunice@ufmt.br
Doutora em Engenharia Elétrica pela  Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.  Integrante do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI). Docente do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e atual Secretária de Tecnologia da Informação da UFMT. Seus interesses de pesquisa incluem Realidade Virtual, Games, Interação Humano-Computador e Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D.

CSBC 2020 – XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Data: De 16 a 20 de Novembro de 2020 
Local: FATEC/SENAI-MT, Avenida XV de Novembro, nº 303, Bairro Porto, em Cuiabá-MT

Compartilhe: