>

Sugestões de Resoluções para 2019

Sugestões de Resoluções para 2019

No início do ano, algumas pessoas tem como tradição estabelecer resoluções e intenções para o novo ano que começa. Por isso, separamos 7 sugestões de resoluções para 2019 que você pode adotar para começar algo novo para você e ainda construir um mundo com mais equidade! Janeiro está quase terminando, mas nunca é tarde para iniciar a transformação!

1. Apoiar uma mulher de TI

Seja uma amiga, conhecida ou colega de estudos/trabalho, apoie uma (ou muitas) mulher(es)da área de tecnologia! Você pode ajudar com uma dica de vaga de emprego, mentoria, compartilhando materiais, etc.
Não importa se você é homem ou mulher, ajudar outra pessoa a crescer também faz você crescer como pessoa!

2. Conhecer mais sobre uma mulher importante na TI

Se você ainda não conhece nenhuma, fica a dica: procure no Google pelas histórias de Ada Lovelace, Grace Hopper e Dorothy Vaughan!
Você também pode procurar conhecer algumas Brasileiras incríveis, como a Cláudia Maria Bauzer Medeiros, Maria Cecília Calani Baranauskas e Clarisse Siechenius de Souza
E, caso esteja em busca de novas aventuras, procure por novos nomes de mulheres da história da Computação ou de mulheres da atualidade da Tecnologia do Brasil e do mundo!
Ah, e não se esqueça de compartilhar as histórias que aprendeu com outras pessoas, em especial com jovens e crianças. Vamos ajudar a manter o legado vivo!

3. Ensinar programação para uma criança

Você sabia que não precisa saber programação para ensinar programação para uma criança?! Então, que tal começar agora?
Sites como o code.org estão cheios de atividades para ensinar gratuitamente os princípios da programação para crianças de todos os gêneros e faixas-etárias! Você pode aprender junto com elas, orientando nas atividades!
Além disso, você pode inscrever e levar crianças para participarem das atividades gratuitas do Programa Meninas Digitais! Conheça os projetos que perto de você pelo nosso site e fique por dentro: http://meninas.sbc.org.br/index.php/projetos/mapa/

4. Divulgar projetos de mulheres

Muitos projetos de mulheres da área de tecnologia podem ganhar com o seu empurrãozinho!
Então, divulgue e compartilhe iniciativas como o Programa Meninas Digitais (http://meninas.sbc.org.br/) e outros projetos de mulheres da área. Pode ser o projeto de uma amiga, o seminário de uma colega, etc.

5. Não calar-se ao presenciar injustiças

Presenciou um(a) colega fazendo um comentário machista ou o(a) chefe selecionar apenas homens para uma vaga de trabalho quando havia mulheres capacitadas inscritas?
Que tal conversar com a pessoa sobre isso? Às vezes, a mudança está a um diálogo de distância

6. Participar de um evento da área com mulheres palestrantes

Pensou em dar um upgrade no currículo participando de um evento na área de TI?
Que tal procurar um evento com mulheres palestrantes? Se não conseguir encontrar um, ajude indicando para os eventos da sua região!
Hoje, na área de TI as mulheres representam apenas 20% das palestrantes em eventos, mas com o seu apoio e participação podemos aumentar esse número!

7. Ler um livro escrito por uma mulher
Seja na hora de estudar ou apenas para se divertir, inclua pelo menos um livro escrito por uma mulher na sua lista de leituras do ano!
Você já conhece o livro infantil “A Vida de Ada Lovelace” sobre a mulher que escreveu o primeiro programa de computador?
https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,livro-sobre-ada-lovelace-inspira-meninas-ao-mundo-da-computacao,70002540296
Adquira e leia para/com uma criança! Saiba como: meninasdigitaissbc@gmail.com

Compartilhe: