Então, o que você está lendo?

Então, o que você está lendo?

Por Juliana de Santi,
Professora do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Curitiba).

Ao longo dos anos tenho me questionado “Por que alguns estudantes de *Computação* não se empolgam com a beleza dos algoritmos?“. Esta escolha de leitura reflete minha tentativa de melhor entender esse questionamento e estabelecer respostas vinculadas à minha tarefa de ensinar programação. Além disso, eu gostaria que qualquer pessoa que me perguntasse sobre minha profissão entendesse minha explicação sobre o que eu faço. Portanto, esta leitura não se restringe ao educador, muito pelo contrário, ela é direcionada ao público em geral.

O livro “Once Upon an Algorithm: How Stories Explain Computing”[1], do professor de Engenharia e Computação Martin Erwig (Oregon State University)[2], foi premiado pela American Book Fest como o melhor livro na categoria Education/Academic em 2017 e recebeu menção honrosa PROSE 2018 da Association of American Publishers. Nesse livro, a ideia é visualizar a Computação como uma ciência popular, dando a aportunidade para que as pessoas em geral entendam o que é a Computação, o que é um algoritmo. Assim, busca-se ir além da programação, identificando uma série de conceitos de computação (estruturas de controle, laços de repetição, estruturas de dados, tipos, recursão, …) em atividades cotidianas e estórias bem conhecidas (João e Maria, Sherlock Holmes, …) e, então, explicando a técnica a ser desenvolvida para “programar essas estórias”. É uma leitura leve e agradável que proporciona ao leitor (com ou sem experiência prévia em programação) a oportunidade de, através de metáforas, entender a computação como o estudo da resolução sistemática de problemas.

Capa do livro Once Upon an Algorithm, mostrando duas crianças andando sozinhas em uma floresta em noite de lua cheia.

Referências:
[1] Erwig, M., Once Upon an Algorithm: How Stories Explain Computing. The MIT Press, 2017.
[2] Martin Erwig homepage. http://web.engr.oregonstate.edu/~erwig/last access, Último acesso: 11 de dezembro de 2019.

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