>

Projeto “Destino Sustentável: Reciclar para recriar o futuro” da Universidade Federal do Pará conquista o 1º lugar no concurso Selo Inovação da SBC

Projeto “Destino Sustentável: Reciclar para recriar o futuro” da Universidade Federal do Pará  conquista o 1º lugar no concurso Selo Inovação da SBC

Na última edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019) [1, 2], que aconteceu em Belém do Pará entre os dias 14 e 18 de julho de 2019, ocorreu a premiação do primeiro concurso Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação. O concurso foi promovido pela SBC e avaliou propostas de soluções inovadoras, através do uso da Computação, de projetos oriundos de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado desenvolvidos em universidades brasileiras [3].

A divulgação e premiação do Selo de Inovação da SBC ocorreu no dia 17 de julho. Além de inovador, o projeto precisava ser  inédito para a comunidade científica, não possuir vínculo financeiro com qualquer empresa e abordar a temática exigida pela SBC (Computação e Responsabilidade Socioambiental) [4]. O 1º lugar ficou com o projeto “Destino Sustentável: Reciclar para recriar o futuro”, desenvolvido por estudantes de computação da Universidade Federal do Pará [5].

O Destino Sustentável teve início em 2015 com a missão de possibilitar a integração de todos os envolvidos no ciclo da reciclagem, como catadores, associações, cooperativas de reciclagem, indústrias, empresas, artesãos e colaboradores. Segundo os autores do projeto, seus principais objetivos são: promover educação ambiental e proporcionar um ambiente de integração para possibilitar a destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis, principalmente, em municípios que carecem de saneamento básico e não possuem coleta seletiva. A Figura 1 mostra os participantes do projeto que, desde o início, conta com desenvolvedores que trabalham de forma totalmente voluntária: ou seja, é um projeto totalmente independente que segue sem fins lucrativos e sem financiamento direto [6].

Figure 2: Integrantes da equipe responsável pelo projeto Destino Sustentável.
Figura 1: Integrantes da equipe responsável pelo projeto Destino Sustentável.

Para dar vida à ideia por trás do Destino Sustentável, foi desenvolvida uma plataforma web [6] na qual usuários envolvidos no processo de reciclagem podem realizar ofertas e pedidos de resíduos sólidos recicláveis, de acordo com sua localização. Quando há interesse por algum anúncio, os usuários podem se comunicar por meio de um bate-papo disponibilizado pela aplicação. Além de possibilitar a comunicação entre todos os envolvidos no ciclo da reciclagem, sem restrições por categoria ou tipo de usuário, a plataforma web Destino Sustentável tem como diferencial o uso da gamificação por meio de um sistema de ranqueamento: um recurso utilizado para incentivar os usuários a participarem ativamente do sistema, realizando ou atendendo ofertas e pedidos.

Para promover a educação ambiental, o projeto aposta na publicação semanal, tanto na plataforma web quanto em redes sociais (Instagram e Facebook), de matérias sobre conteúdos diversos, direcionados à conscientização e conservação do meio ambiente, como a prática da coleta seletiva, reutilização e reciclagem de materiais.

Segundo os criadores do Destino Sustentável, o projeto proporciona facilidade e redução de custos e de tempo aos trabalhadores do ciclo da reciclagem. Além disso, foi possível constatar por meio de uma pesquisa com usuários da plataforma web, que o projeto contribui ativamente na conscientização ambiental, alcançando pessoas de todas as idades e classes sociais. De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados relataram terem repensado suas opiniões a respeito de assuntos sobre reciclagem e meio ambiente ou mudaram seu próprio comportamento visando a preservação ambiental (Figura 2).

Figure 3: Gráfico demonstrando o impacto de postagens sobre conscientização, feitas pelo projeto Destino Sustentável na plataforma web, na vida das pessoas que participaram da pesquisa.
Figura 2: Gráfico demonstrando o impacto de postagens sobre conscientização, feitas pelo projeto Destino Sustentável na plataforma web, na vida das pessoas que participaram da pesquisa.

Atualmente, o projeto está sendo implementado nas cidades de Castanhal, Belém e região metropolitana. Com base nos resultados obtidos até agora, os participantes do Destino Sustentável esperam expandir o projeto visando alcançar o maior número possível de cidadãos interessados em utilizar a plataforma. Como uma das etapas previstas para a ampliação do projeto está o desenvolvimento de um aplicativo móvel para complementar a plataforma web atual.

O Destino Sustentável é muito mais que uma plataforma: o projeto desenvolve ações solidárias, incentivando a reutilização e doação de brinquedos para crianças de baixa renda. Com suas atividades, a equipe prioriza, sobretudo, transmitir o desejo de transformação e construção de uma sociedade sustentável e consciente, capaz de inserir em seu dia a dia o lema do projeto: “Não é lixo, é matéria-prima”.

Referências:

[1] https://www.sbc.org.br/eventos/csbc
[2] http://csbc2019.sbc.org.br/
[3] https://www.sbc.org.br/noticias/10-slideshow-noticias/2121-selo-de-inovacao-sbc
[4] http://www.destinosustentavel.org/destino-sustentavel-conquista-o-selo-de-inovacao-da-sociedade-brasileira-de-computacao/
[5]https://www.sbc.org.br/noticias/10-slideshow-noticias/2143-resultado-do-selo-de-inovacao-sbc-2019
[6] http://www.destinosustentavel.org/

Compartilhe: