>

Publique na Horizontes

Se tem a ver com Computação e merece reflexão, então tem a ver com a Horizontes!

A Horizontes está sempre procurando e selecionando matérias de qualidade para seus leitores nas suas mais diversas colunas. Se você tem algum material para publicação, faça a submissão para a coluna desejada ou entre em contato com o comitê editorial.

Mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a publicação de matérias na SBC Horizontes (ISSN: 2175-9235) é uma contribuição importante para a disseminação da Computação no país. 

Veja abaixo nossas colunas que atualmente recebem textos para apreciação e consulte nosso Guia de Estilo:

Beyond the Horizon
Carreira
Ciência
Cultura e Crítica
Cibersegurança
Educação
Eventologia
Extensão Universitária
Jogos
Meninas Digitais
Personalidades da Computação
SI e Cultura Contemporânea


Beyond the Horizon

Lara Piccolo | lara.piccolo[]open.ac.uk
Márjory Da Costa-Abreu | M.Da-Costa-Abreu[]shu.ac.uk

Esta coluna publica artigos com opiniões e posições sobre atualidades e assuntos críticos para a área da Computação, tanto na esfera acadêmica, quanto na indústria e social. O foco da coluna é chamar a atenção do leitor para algum ponto ou tema, discutido e apresentado da perspectiva de um profissional da Computação com expertise no assunto. Artigos que contrastam perspectivas da computação no Brasil com outros lugares no mundo (beyond the horizon) são especialmente bem-vindos.

Para submeter entre em contato com os editores compartilhando sua ideia ou uma versão inicial do artigo. Recomendamos que os artigos tenham em torno de 1200 palavras e, preferencialmente, não mais que 10 referências, 4 tabelas ou figuras. E podem ser escritos em Português (de preferência) ou Inglês. Recomenda-se o uso de hiperlinks para material online como textos e vídeos. Incluir na submissão uma short bio com foto dos(as) autores(as).

Ciência

Clodis Boscarioli | clodis.boscarioli[]unioeste.br
Rita Berardi | ritaberardi[]utfpr.edu.br
Roberto Pereira | rpereira[]inf.ufpr.br

Esta coluna apresenta artigos sobre pesquisas em temas importantes e inovadores na Computação e suas aplicações, apresentando projetos e iniciativas conduzidos por profissionais de destaque nos cenários nacional e internacional. Os artigos publicados são revisados e selecionados pelo comitê editorial da Horizontes, tendo como propósito dar visibilidade e contribuir com a divulgação científica de pesquisas de alta qualidade e impacto.

O foco de um artigo para a Horizontes não é o resultado de uma pesquisa tipicamente publicada em um artigo convencional (lembre-se que a Horizontes não é uma revista científica), mas a divulgação da ideia, da proposta, da visão de seus autores, do conceito-chave, que sejam provocativos, disruptivos e inovadores, discutindo as implicações e aplicações, desafios e oportunidades para a área. 

Para publicar na coluna Artigos, entre em contato com os editores da coluna ou submeta uma carta via JEMS com link para um arquivo editável com seu manuscrito ou sondando sobre a viabilidade do tema desejado e o foco a ser desenvolvido no texto. Os artigos devem ter até 4000 palavras (tamanho maior poderá ser aceitos em casos especiais) e serão publicados em formato online na revista. Recomendamos fortemente que você veja o Guia de Estilo da Horizontes para elaborar o seu texto, pois o estilo de artigos de uma revista online como a SBC Horizontes varia muito dos estilos de artigos científicos tradicionais.


Carreira

Luana Muller | luana.muller[]pucrs.br

Esta coluna apresenta matérias sobre as possibilidades de atuação em computação, tendências de carreira, áreas e demandas profissionais, etc. Questões de responsabilidade ética, perfil profissional, dicas de carreira para quem procura formação superior ou técnica, fazem parte do escopo dessa coluna. Também são bem-vindas divulgações de vagas e oportunidades por empresas que buscam profissionais para atuar em novas fronteiras e desafios da computação.

A submissão ocorre via JEMS. Os artigos devem ter até 1000 palavras, e preferencialmente não mais que 10 referências, 1 tabela, 3 figuras. Recomenda-se o uso de hiperlinks para material online como textos e vídeos. Incluir na submissão uma short bio com foto dos(as) autores(as).


Cultura e Crítica

Soraya Roberta dos Santos Medeiros| soraya.roberta.js[]gmail.com

Esta coluna publica conteúdos de diferentes autores enfocando a discussão e/ou apreciação crítica de produtos culturais que problematizem os entrecruzamentos entre as tecnologias digitais e os modos de ser e estar no mundo. A ideia é, a partir do comentário sobre uma obra, uma performance, um dispositivo, uma prática cultural mediada por computadores, uma arte feita em código, expandir um pouco a discussão e pensar como vamos ressignificando os sentidos do humano, do não humano e de suas comunidades sempre que nos engajamos em interações com máquinas ou por meio delas.

Espera-se que as contribuições para esta coluna sejam originais e proponham reflexões críticas, compartilhando também, quando cabível, impressões de leitura e apreciação de produtos culturais sobre as temáticas acima. Sua linguagem deve ser direta e o formato próximo ao de textos de opinião em blogs e plataformas digitais. Os textos devem ter até 2000 palavras, conter figuras e hiperlinks para material online, como outros sites e mídias. Eventuais referências acadêmicas (até 5) devem ser indicadas nos padrões da ABNT. Incluir na submissão uma short bio com foto das autoras e dos autores.

A submissão do artigo deve ser feita por meio do contato com a colunista Soraya Roberta. Quando em inglês, o texto pode vir acompanhado de uma tradução para o português. Espera-se que a pessoa autora disponibilize uma minibio com até 40 palavras, uma foto pessoal, e link para currículo/site pessoal/portfólio. É recomendado que o texto passe por uma boa revisão gramatical.

Cibersegurança

Michele Nogueira | michele.nogueira[]ieee.org

Artigos sobre novidades e discussões de escopo geral em cibersegurança. 


Educação

Mariano Pimentel & Felipe Carvalho | pimentel[]uniriotec.br

Esta coluna convida a discutir a Educação e Computação em seus diversos níveis – educação básica e superior, ensino técnico, pós-graduação e formação de professores e pesquisadores – considerando desafios e oportunidades relacionados a histórico, currículo, vivência discente, prática docente, gestão educacional, políticas públicas nacionais e internacionais para a educação-e-computação, entre outras questões. 

Nesta coluna não são esperados conteúdos científicos, mas sim, textos de opinião mesclando reflexões, experiências pessoais, cotidiano educacional/formativo, referências culturais e também referências acadêmicas. Os textos devem ter preferencialmente até 2000 palavras e algumas figuras-conceituais.


Eventologia

Deógenes Silva Junior | dpsjunior[]inf.ufpr.br
Elisa Rodrigues | elisa.rodrigues[]unifei.edu.br

Luiz Antonio Rodrigues | luiz.rodrigues[]unioeste.br

Esta coluna apresenta informações diversas sobre os eventos da Sociedade Brasileira da Computação e discussões relevantes sobre seus bastidores e pesquisas premiadas. Entre os temas abordados estão:

  • Histórico dos eventos de computação no Brasil.
  • Divulgação de eventos promovidos pela SBC.
  • Pesquisas de alto impacto desenvolvidas em teses e dissertações ou artigos premiados em conferências nacionais ou internacionais da SBC, para ampla divulgação e discussão.
  • Informações, relatos e discussões sobre eventos.

Extensão Universitária

Amanda Meincke Melo | amanda.melo[]unipampa.edu.br
Ecivaldo Matos | ecivaldo[]ufba.br

Esta coluna é dedicada a apresentar, discutir e refletir sobre a Extensão Universitária em Computação, com especial interesse no processo de curricularização e valorização da extensão na formação profissional. Espera-se que seus artigos apresentem ensaios ou relatos de experiências relacionados a programas, projetos, ações ou políticas de extensão e, ao fazê-lo, dialoguem de modo qualificado com as diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária, a saber: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, impacto na formação do estudante, impacto e transformação social.

Caso tenha interesse em publicar uma experiência extensionista, entre em contato com os editores responsáveis por esta coluna. Os textos devem ter em torno de 2000 palavras e serão publicados em formato online. Para redigi-lo, recomendamos que você observe as recomendações apresentadas no Guia de Estilo da Horizontes.

Jogos

Luiz Paulo Carvalho | luiz.paulo.carvalho[]ppgi.ufrj.br
Ticianne Darin | ticianne[]virtual.ufc.br

Matérias sobre atualidades em jogos: pesquisas, aplicações, revisões, discussões sobre o mundo dos jogos e da computação.

Esta coluna trata de jogos, em suas diversas dimensões, físicos ou digitais. Este é um espaço para diversas categorias de publicações, com uma perspectiva fundamentada, estruturada e com certo grau de informalidade sobre este tema, enfatizando o âmbito computacional. Neste ponto cabe ressaltar que a computação, assim como sistemas de informação, não estão limitados à eletrônica ou derivados, embora o atravessamento com a computação eletrônica tradicional seja um diferencial. Por exemplo, tanto ao pensarmos em League of Legends como um conjunto de algoritmos, interfaces e computações gráficas, quanto um fenômeno cultural, psicossocial, organizacional ou mercadológico. São bem-vindas comunicações e contribuições amplas e diversas, respaldadas por fontes e referências necessárias quando cabível, como críticas de jogos bem fundamentadas; apresentações de laboratórios, grupos de pesquisa ou coletivos acadêmicos enfatizando seus jogos e produções nestas áreas; divulgação científica sobre comunicações científicas envolvendo jogos; discussões críticas ou eticamente polêmicas tratando de tópicos relevantes; propostas, ideias ou encaminhamentos a temática de jogos; história e legado cultural em jogos.

Comunicações em primeira pessoa ou opinativas são aceitas, apresentando discursos auto-centrados, desde que haja generalização e diálogo com outros conteúdos e perspectivas diversas. Por exemplo, em uma matéria sobre uma crítica de um jogo em lançamento evitar apenas emitir a sua opinião ou viés sobre o objeto (discurso auto-centrado) isolados, traga discussão ampla e atravessada com outras informações ou conhecimentos disponíveis, distanciando-se de uma epistemologia egoísta ou limitada.

Estruturalmente, os textos podem variar entre 500 a 2000 palavras, caso seja maior pode ser dividido em matérias menores, compondo uma série. As referências preferencialmente devem seguir os padrões da ABNT, sem que haja um excesso das mesmas. Incluir na submissão uma short bio com foto das autoras e dos autores. A submissão do artigo deve ser feita por meio do contato com uma das pessoas editoras desta coluna. Quando em inglês, o texto pode vir acompanhado de uma tradução para o português. Espera-se que a pessoa autora disponibilize uma mini bio com até 40 palavras, uma foto pessoal, e link para currículo/site pessoal/portfólio. É recomendado que o texto passe por uma boa revisão gramatical, principalmente em inglês.


Meninas Digitais

Karen Ribeiro | karen[]ic.ufmt.br

Esta coluna é destinada a divulgação de ações e projetos parceiros do Programa Meninas Digitais (http://meninas.sbc.org.br), assim como a temáticas relacionada à Equidade de Gêneros da Computação e à relação das questões de gênero com tecnologias. Os textos dessa coluna devem divulgar ações, resultados e posições do programa Meninas Digitais e seus projetos parceiros ou debater as temáticas citadas em abordagem de interesse da comunidade brasileira em Computação e entusiastas de tecnologias.

O texto deve ser original e será submetido a software detector de plágio. O texto deve ser de leitura fácil e rápida, em linguagem apropriada ao público jovem.

A submissão ocorre via JEMS. Os artigos devem ter até 1000 palavras. Recomenda-se o uso de hiperlinks para material online como textos e vídeos e preferencialmente não mais que 5 referências acadêmicas, 2 tabelas e 3 figuras. Incluir na submissão uma short bio com foto dos(as) autores(as).


Personalidades da Computação

Alane Marie de Lima, Rita Berardi & Sílvia Amélia Bim | personacomps@gmail.com

Esta coluna tem como objetivo resgatar e compartilhar a história de vida de várias pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da área de Computação.  Com a coluna, pretendemos também homenagear pessoas menos conhecidas, buscando reconhecer a diversidade de perfis e talentos necessários para construir a Computação que temos hoje.

Se você tiver a indicação de uma pessoa a ser homenageada, veja nossa matéria de abertura da coluna e entre em contato conosco <personacomps@gmail.com> e venha contribuir com esta coluna.


SI e Cultura Contemporânea

Renata Araujo (UPM), Sean Siqueira (UNIRIO), Mariano Pimentel (UNIRIO), Tadeu Classe (UNIRIO)

Esta coluna divulga artigos que abordam visões transdisciplinares para a pesquisa e a prática profissional na área de Sistemas de Informação (SI) na contemporaneidade. Oportuniza o debate sobre abordagens sociotécnicas, construção de pensamento crítico, compreensão da complexidade e da evolução de SI como artefatos culturais. Compartilha artigos que integrem Computação e outras áreas como Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas.


IMPORTANTE: 

Se você tem algum conteúdo e tem dúvida se ele é adequado para a Horizontes, entre em contato com o editor geral pelo email rpereira[]inf.ufpr.br.

As submissões são feitas via JEMS ou diretamente aos editores e editoras de cada coluna. Após a revisão, os autores são notificados pelo comitê editorial. No caso de aceite, o comitê poderá requisitar modificações ou materiais complementares. 

Lembre-se que a Horizontes é uma revista (Magazine) para divulgação e atualidades, não uma revista científica. Logo, o público-alvo é muito mais abrangente e o estilo de escrita precisa ser acessível tanto para profissionais quanto para leigos. Figuras e tabelas devem ser livres para reprodução sem modificação. Na dúvida, não utilize material de terceiros.

Registro das publicações no CV Lattes: 
Os textos publicados na SBC Horizontes são contribuições para a Educação e para a popularização da Ciência e Tecnologia. Os textos podem ser registrado no seu currículo da seguinte forma:

  • Texto em Revista (Magazine)
  • Título: título da matéria
  • Ano: ano de publicação da matéria
  • País da publicação: Brasil
  • Idioma: Português
  • Meio de divulgação: Digital
  • Home page do trabalho (URL): link para a matéria
  • É uma produção para educação e popularização de CeT? Sim
  • Título da revista em que a matéria foi publicada: SBC Horizontes
  • ISSN: 2175-9235
  • Data de publicação: data da matéria 
  • Local de publicação: Porto Alegre 

AVISO: Todo conteúdo publicado é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente reflete a visão da revista Horizontes. Cada um dos autores e autoras de um conteúdo assume responsabilidade pela qualidade do trabalho como um todo, como também a responsabilidade profissional, pública, ética e social da publicação.  


 

Compartilhe: