>

Horizontes: resumo dos primeiros 4 meses de 2020

Horizontes: resumo dos primeiros 4 meses de 2020

Por Roberto Pereira & Clodis Boscarioli
Janeiro – Abril 2020

Em dezembro de 2019 um novo Comitê Editorial assumiu a SBC Horizontes com o compromisso de tornar a revista uma referência para a divulgação e popularização do ensino, da ciência e da tecnologia relacionadas à Computação. 

A Horizontes de 2020 já mostra resultados: suas matérias atuais, relevantes e de qualidade sobre Computação e Sociedade, escritas por profissionais das mais diversas áreas e profissões relacionadas a Computação, cumprem o compromisso assumido e representam o nosso slogan: Se tem a ver com Computação e merece reflexão, então tem a ver com a Horizontes!

Nos primeiros 4 meses deste ano, as matérias da Horizontes foram lidas 18.078 vezes. Nesse período, a Horizontes recebeu mais de 8.500 visitantes únicos, de 817 cidades, das 5 regiões do país. A Horizontes também chegou a leitores situados em outros 47 países, como Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Canadá e França. Os dados obtidos pelo Google Analytics mostram que o acesso a revista está crescendo semanalmente!

No Facebook, a Horizontes saltou de pouco mais de 300 seguidores início do ano para um total, hoje, de 1151 seguidores. A Horizontes agora está também no Instagram compartilhando suas matérias em primeira mão!

Abaixo, deixamos uma seleção de matérias publicadas nestes primeiros quatro meses de 2020!

Matérias que você não pode perder!

Em 2020, a Horizontes trouxe matérias alinhadas ao cenários desafiador que vivemos! Foram 17 novas matérias publicadas nesse primeiro quadrimestre cobrindo diferentes temas da Computação e suas aplicações. Abaixo, listamos matérias que promovem informações, reflexões e provocações em tempos de pandemia!

O papel da computação na guerra contra “fake news”. Abordando um dos maiores desafios de nossa época, na coluna Beyond the Horizon, Lara Piccolo traz um texto direto, esclarecedor e provocador para todos aqueles que atuam com Computação. 

O ataque de engenharia social e phishing! Inaugurando a coluna Atualidades em Cibersegurança, Michele Nogueira alerta e mostra como o contexto da pandemia tem sido utilizado para explorar vulnerabilidades e obter vantagens e acessos indevidos a dados e informações. Uma matéria informativa, crítica e de fácil leitura para os mais diversos públicos. Leitura recomendada para todos nós que utilizamos tecnologias de informação e comunicação.   

A quem servem os dados? Marcos Sunye (UFPR) levanta questões importantes sobre os dados abertos e seu papel estratégico para nossa sociedade. O autor defende a necessidade de consolidar um projeto de dados abertos amplo e abrangente, contínuo e confiável. Sem isso, Big Data e Inteligência Artificial nunca serão tecnologias usadas para ampliar direitos e liberdades e continuarão desempenhando cada vez mais o papel de acúmulo de concentração de poder e renda.

Na coluna Educação, com milhares de leituras, Renata Araujo e Mariano Pimentel viralizaram no ciberespaço matérias oportunas, ricas e úteis para todos nós educadores. 

#FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo é uma matéria em que nossos colunistas levantam questões educacionais nos tempos de pandemia, com nossas escolas e universidades fechadas, com nossa vida profissional e pessoal sofrendo impactos fortes e imediatos. O ponto-chave da matéria é a reflexão sobre a Educação a Distância e o Ensino Online. Uma leitura recomendada não apenas para educadores, mas para gestores e formuladores de políticas públicas. 

Há conversação em sua aula online? na segunda matéria, os colunistas trazem uma provocação e uma reflexão na forma de pergunta! Com um texto claro, fundamentado e posicionado na prática docente, os autores nos convidam a pensar além do óbvio. Leitura obrigatória! 

Continuando a discussão sobre educação, Os Professores do Ensino Básico e as Tecnologias são o foco da matéria de Thais Bastos e Clodis Boscarioli. Trazendo uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia, os autores discutem o papel do professor, as habilidades exigidas e as condições em que eles precisam atuar. É uma leitura necessária para se perceber outros lados e outras perspectivas da educação no cenário atual.

 A WFH (Work From Home) Tale é uma matéria que explora nossa situação atual de trabalho em casa e nos convida a reflexões sobre o que e como estamos fazendo. Lara Piccolo é precisa e consciente ao levantar os desafios enfrentados pelos profissionais em sua jornada de trabalho, trazendo dicas para lidar com eles. 

Preceito para os dias atuais: tenha um propósito imbatível: fechando nossa lista de matérias recomendadas sobre o cenário que vivemos, Linnyer Aylon nos convida a reflexão e nos oferece dicas úteis para seguirmos em nossa jornada pessoal e profissional. É uma leitura relevante a todos nós, em especial aos alunos e alunas que estão mergulhados em seus trabalhos de pesquisa!

Destaques & Atualidades

Além da seleção de matérias acima, a Horizontes também publicou sobre destaques e atualidades de pessoas e carreiras.

Em Palavra do Presidente, o Prof. Raimundo Macêdo, Presidente da SBC, fala sobre os desafios do cenário atual e como a SBC está se posicionando e planejando. Oferecendo uma visão sobre a SBC e seu papel no desenvolvimento da Computação no Brasil, o Presidente destaca o papel da Horizontes nessa jornada.

Continuando no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação, Cristiano Maciel & Eunice Nunes divulgam o 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que será realizado entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020, em Cuiabá, Mato Grosso. Para celebrar sua quadragésima edição, o CSBC coloca em pauta o tema “Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0“, promovendo a discussão sobre uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, tendo seus papéis entrelaçados.

Professora Michele Nogueira, da UFPR, é a primeira mulher a coordenar comitê internacional da Internet. Em texto exclusivo para a Horizontes, Michele fala sobre a coordenação do IEEE Internet Technical Committee (ITC) – da Sociedade de Comunicação (ComSoc), e sobre a importância de ter uma representante da América Latina pela primeira vez na coordenação do comitê.

Como atualidades, a Horizontes publicou matérias sobre diferentes tópicos de interesse em Computação e suas aplicações.

O que é Design Sprint? Matéria da Erica Marques que oferece Sete dicas para facilitadores, explicando de forma clara e prática o método. Erica possui ampla experiência na aplicação do Design Sprint em diferentes contextos da indústria, oferecendo uma matéria de leitura fácil e informativa. 

O que você deveria saber antes de ingressar em um mestrado? Nessa matéria, Tancicleide Gomes fala direto para você que está pensando (ou que ainda não pensou) em fazer um mestrado. Trazendo sua vivência e visão de mundo, a autora compartilha com você dicas e percepções que podem te ajudar a traçar (ou a saber) a sua jornada acadêmica.

A profissão mais sexy do século? Inaugurando a coluna Carreira, Luana Muller traz a matéria sobre Ciência de Dados e discute porquê essa profissão promete ser uma das profissões mais importantes da atualidade. 

Continuando na coluna Carreira, em Cientista de Dados: Ser um bom programador é só meio caminho andado, Daniel Guerreiro faz provocações e traz reflexões vinda diretamente da prática! O autor, profissional experiente da área, mostra que habilidades técnicas é o básico que você precisa ter.  

Você na Horizontes!

A Horizontes agora recebe submissões via JEMS para suas diversas colunas. Registrada com o ISSN 2175-9235, a Horizontes é uma revista (magazine) online cujos textos contribuem com a Educação e Popularização de Ciência & Tecnologia. Alcançando milhares de leitores em todo o país e em diversas partes do mundo, a Horizontes é o veículo ideal para você disseminar suas matérias e contribuir com a Computação no Brasil.

Publique seu texto conosco! Lembre do nosso slogan: Se tem a ver com Computação e merece destaque, então tem a ver com a Horizontes!

No seu currículo, artigos publicados na Horizontes devem ser registrados como publicação de Texto em Revista (Magazine). Nessa página você encontra instruções completas. 

Para os próximos meses, o Comitê Editorial continuará trabalhando para trazer matérias relevantes e de qualidade, e para continuar expandindo o alcance da revista, consolidando-a e a tornando cada vez melhor! 

A Horizontes é para você! 

Leia a Horizontes, publique na Horizontes, e divulgue a Horizontes!

Editores, colunistas e autores são todos voluntários comprometidos com a educação, a ciência e a tecnologia em nosso país. Especialmente nesse momento crítico que vivemos, dependemos do trabalho colaborativo, do esforço conjunto e da solidariedade de todos para continuarmos avançando!

Só conseguiremos cumprir plenamente nosso compromisso de tornar a Horizontes uma referência para a divulgação e popularização do ensino, da ciência e da tecnologia relacionada a Computação, se contarmos com a sua ajuda na divulgação da revista! Nos ajude divulgando a Horizontes aos seus contatos, grupos, listas e mídias sociais!

Curta a Horizontes no Facebook (https://www.facebook.com/sbchorizontes/) e siga a Horizontes no Instagram @sbchorizontes para receber os posts cuidadosamente elaborados pela Mariana Carmim, a nossa colunista de mídias sociais, sobre as novas matérias.

Abraços do Comitê Editorial Horizontes 2020!

Como citar a Horizontes? Ao final de cada artigo você encontra a referência completa para citar. Por exemplo:

Pereira, R., Boscarioli, C., 2020. Horizontes – Novidades. SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/01/horizontes-newsletter-01-2020/

Compartilhe: