>

Eventos da SBC: o que acontece em 2020

Eventos da SBC: o que acontece em 2020

Com o cenário de pandemia da COVID-19, a situação dos eventos acadêmicos tem mudado dia a dia. Se por um lado o momento atual traz desafios e incertezas para a realização dos eventos, por outro, traz oportunidades de experimentar novas dinâmicas e de expandir o alcance, propiciando a participação de mais pessoas.

Nesta matéria, apresentamos uma visão geral dos eventos a serem realizados em 2020 pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) no Brasil.

Cenário de Pandemia

A Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 como uma pandemia global em 11 de Março de 2020. Tanto no cenário nacional quanto internacional, as instituições que promovem eventos têm tomado decisões de cancelar, adiar ou transformar um evento físico ou presencial em um evento virtual.

Não somente eventos acadêmicos foram afetados. Eventos profissionais como Mobile World Congress e Google I/O (evento para desenvolvedores Google) foram cancelados.

Mark Zuckerberg indicou o cancelamento até Junho de 2021 dos eventos presenciais do Facebook com 50 ou mais pessoas [1]. Do mesmo modo, Laura Baldwin da O’Reilly Media anunciou que estão canceladas todas as conferências presenciais futuras da O’Reilly, indicando ainda que acredita que o futuro dos eventos deve mudar com o cenário de pandemia [2]:

“Sem entender quando essa emergência global de saúde pode chegar ao fim, não podemos planejar ou executar um negócio que será mudado para sempre como resultado dessa crise. Com grandes fornecedores de tecnologia fazendo seus eventos completamente on-line, acreditamos que o cenário está preparado para um novo avanço quando se trata de eventos presenciais”¹.

Outros grandes eventos foram transformados em eventos virtuais e realizados online, como a Adobe Summit, Google CloudNext e IBM Think.

Situação geral dos eventos realizados pela SBC

A SBC realiza cerca de 24 eventos² no Brasil. Dentre esses, tem-se 19 simpósios, 2 conferências e 3 congressos. Considerando que há congressos e conferências que são compostos de outros simpósios, temos cerca de 30 eventos acadêmicos sendo realizados no total, sem contar workshops. Durante um ano isso significa uma média de cerca de um evento acadêmico sendo realizado a cada 12 dias!

No Brasil, o cenário de pandemia também implicou em mudança na realização dos eventos:

  • 13 eventos serão realizados de forma online (virtual);
  • 3 eventos foram adiados para os meses de Novembro e Dezembro;
  • 6 eventos (que tem sua ocorrência tradicionalmente em Outubro e Novembro) estão monitorando a situação para definir qual decisão tomar sobre o evento.
  • 2 eventos foram cancelados (SBSC – Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos e LADC – Latin-American Symposium on Dependable Computing).

Em relação aos eventos cancelados, além da pandemia, ambos os eventos tem situações específicas³. O SBSC, por exemplo, foi cancelado pois o evento ocorreria no segundo semestre e pretende-se trazer o evento para o primeiro semestre, com vistas a alinhar o calendário do SBSC ao CSCWD (International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design). Há uma previsão de realizar os dois eventos juntos em 2022, no Brasil (o CSCWD tem ocorrido em abril/maio). O LADC, por sua vez, é um evento internacional que envolve diversos pesquisadores e profissionais estrangeiros. Como o evento não ocorre todos os anos, optou-se por postergar a realização. 

Detalhamos a lista de cada evento e de sua situação a seguir. Alguns eventos são compostos de eventos internos, como o CSBC que é constituído de 22 eventos base e/ou satélite.

Eventos virtuais (online)

  1. BSB – Brazilian Symposium on Bioinformatics
    • Data: 23 a 27 de Novembro
  2. BRACIS – Brazilian Conference on Intelligent Systems
  3. CBSoft – Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática
  4. CSBC – Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (leia a matéria da Horizontes sobre o evento
  5. CBIE – Congresso Brasileiro de Informática na Educação
  6. IHC – Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais
  7. SBBD – Simpósio Brasileiro de Banco de Dados
    • Data: 28 de Setembro a 1 de Outubro
  8. SBESC – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais
    • Data: 24 a 27 de Novembro 
  9. SBSeg – Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
  10. SBAC-PAD – International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing
    • Data: 8 a 11 de Setembro 
  11. SBCCI – Simpósio Brasileiro de Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados
  12. SBCAS – Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde
  13. WEBMEDIA –  Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web
    • Data: 30 de Novembro a 4 de Dezembro

Eventos adiados (Novembro ou Dezembro)

  1. SBQS – Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software
  2. SBRC – Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  3. SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Eventos monitorando a situação (não foram adiados nem decidiram pelo formato virtual):

  1. SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital
  2. SIBGRAPI – Conference on Graphics, Patterns and Images
  3. SVR – Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual e Aumentada 
  4. SBMF – Simpósio Brasileiro de Métodos Formais
    • Data: 25 a 27 de Novembro
  5. WSCAD – Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho
    • Data: 21 a 23 de Outubro
  6. SBR – Simpósio Brasileiro de Robótica
    • Data: 22 a 26 de Outubro

lista de eventos adiados, eventos virtuais e eventos com situação em monitoramento

Por meio de uma série de recomendações, a SBC indicou procedimentos para que seus eventos programados sejam realizados de forma online ou adiados. A SBC também possui, em sua Central SBC Covid, esclarecimentos gerais sobre eventos no cenário de pandemia. Neste sentido, alguns eventos acadêmicos virtuais já foram realizados.

De 15 a 17 de abril, ocorreu a ERAD/RS 2020 (XX Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul). Nos dias de 27 a 30 de Abril, ocorreu a EMicro/SIM 2020 (XXII Escola Sul de Microeletrônica e XXXV Simpósio Sul de Microeletrônica).

Os dois eventos foram realizados no formato virtual e opções foram disponibilizadas para que participantes acompanhassem de forma gratuita o evento, como transmissão do evento online de forma aberta a todos (ERAD/RS 2020) ou inscrições gratuitas (EMicro/SIM 2020).

Juntamente à SBC, os organizadores destes dois eventos compartilharam suas experiências e lições aprendidas sobre a modalidade virtual em uma transmissão ao-vivo, chamada “Relatos de Experiência e Bate-papo Sobre Eventos da SBC”, no dia 5 de Junho. A transmissão da live está disponível e pode ser acessada na página do Facebook da Secretaria Regional da SBC de RS.

Banner da transmissão - relatos de experiência e bate-papo sobre eventos da sbc no formato online

De modo geral, os organizadores da ERAD 2020 e Emicro/SIM 2020 comentaram sobre suas experiências e lições aprendidas com relação ao formato do evento virtual, sobre as ferramentas utilizadas e responderam diversas dúvidas que os participantes da live levantaram. Membros da Diretoria da SBC e secretários regionais também esclareceram dúvidas do público e compartilharam experiências.

Por meio das discussões, foi possível observar que há requisitos e critérios que devem ser observados na modalidade virtual, como questões de direitos autorais, segurança, privacidade, acessibilidade e certificação de participação. A discussão também revelou que há espaço para evolução e inovação na forma de conduzir um evento virtual. Por fim, a modalidade de eventos virtuais foi vista como bem sucedida nos dois eventos realizados e pode permanecer na prática da comunidade de Computação como uma forma de aumentar o alcance, visibilidade e acessibilidade dos eventos. 

O que sabemos sobre eventos virtuais?

Um evento virtual é um evento online que envolve pessoas interagindo em um ambiente virtual na Web, em vez de se encontrarem em um local físico [4]. Transmissões ao-vivo, gravação de vídeos, salas de videoconferência e canais de discussão online são utilizados para viabilizar apresentações e discussões coletivas.

No cenário de pandemia, as empresas de tecnologia têm se adaptado para viabilizar eventos virtuais. Ferramentas de videoconferência, como Google Meet e Zoom, ofereceram recursos como acesso gratuito, tutoriais e treinamento para realização de eventos. A empresa LinkedIn anunciou recentemente uma ferramenta para conectar a comunidade profissional, empresas e clientes em eventos online [3].

Organizações internacionais de Computação também têm se esforçado para compartilhar informações, lições aprendidas e instruírem instituições que promovem eventos sobre como planejar e realizar um evento virtual.

Por meio de um grupo de trabalho, a ACM (Association for Computing Machinery) desenvolveu um guia de melhores práticas para realização de eventos virtuais. O relatório “Conferências Virtuais – Um Guia de Boas Práticas” foi publicado com questões, desafios e soluções para a realização de eventos virtuais. Com um processo similar, foi produzido um documento com Princípios de segurança e privacidade para encontros virtuais da ACM. Na live “Relatos de Experiência e Bate-papo Sobre Eventos da SBC”, previamente mencionada, os participantes também indicaram um provável esforço futuro de compartilhar lições aprendidas sobre a realização de eventos virtuais pela comunidade brasileira de Computação. 

Os eventos online são uma oportunidade de reunir com a comunidade de Computação e, além de trocar conhecimento, é uma chance de compartilhar mensagens de apoio e de esperança nestes tempos de isolamento social. Talvez consigamos no futuro realizar mais eventos híbridos (utilizar ambos ambiente físico e online), assim como ver os eventos virtuais como espaços estratégicos para reuniões flexíveis e interativas da comunidade.

Fiquemos com a esperança coletiva de que a comunidade de computação voltará a se reunir em eventos, laboratórios, universidades e nos mais diversos espaços.

Essa matéria apresentou uma visão geral dos eventos acadêmicos de Computação realizados pela SBC e sua situação presente de ocorrência. Reforçamos o lembrete de que a live “Relatos de Experiência e Bate-papo Sobre Eventos da SBC” está disponível pela página do Facebook da Secretaria Regional da SBC de RS. 

Você também pode consultar a Central SBC Covid, a Lista Geral de Eventos Realizados pela SBC e acompanhar a situação de cada evento no calendário da SBC. 

Agradecimentos à Mariana Carmin e Bernardo Ferrari por auxiliar no processo de construção das duas primeiras figuras apresentadas nesta matéria, e Roberto Pereira pelas dicas e revisões na escrita da matéria. Agradecimentos à diretoria de eventos da SBC – em especial a Elisangela Magario e Cristiano Maciel, pelo apoio na coleta das informações e indicação da ocorrência do evento da Secretaria Regional da SBC de RS


1 – Citação original: Without understanding when this global health emergency may come to an end, we can’t plan for or execute on a business that will be forever changed as a result of this crisis. With large technology vendors moving their events completely on-line, we believe the stage is set for a new normal moving forward when it comes to in-person events [2].

2 – A norma ABNT NBR 16004:2016 define um evento como uma “atividade planejada para determinado período e local, reunindo pessoas com objetivos comuns”. A denominação “evento” nesta matéria tem uma significação ampla de vários tipos de eventos, como conferências, congressos, simpósios, encontros e assim por diante. Há definições sobre cada tipo de evento e seu significado, como as da norma ABNT NBR 16004:2016 e de Cesca [5]. 

3 – Informações consultadas juntamente à diretoria de eventos da SBC. A lista de eventos considerou apenas Congressos, Conferências e Simpósios, não considerando por exemplo a lista de escolas ou encontros regionais. O SBCM (Simpósio Brasileiro de Computação Musical) não foi incluído na lista de eventos porque é um evento bianual, que terá próxima realização somente em 2021. Apesar de revisões terem sido realizadas, toda a coleta da situação dos eventos foi manual e está sujeita a erros ou inconsistências. Qualquer erro pode ser apontado para correção nos comentários.

Referências

[1] – Mark Zuckerberg. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/zuck/posts/10111807251999141>. Acesso em: 02/06/2020.

[2] – Laura Baldwin. From O’Reilly President, Laura Baldwin. O’Reilly’s events business. Disponível em:  <https://www.oreilly.com/conferences/from-laura-baldwin.html>. Acesso em: 31/05/2020.

[3] – Zdnet. LinkedIn debuts Virtual Events to help brands during COVID-19 crisis. Disponível em:  <https://www.zdnet.com/article/linkedin-debuts-virtual-events-to-help-brands-during-covid-19-crisis/>. Acesso em: 31/05/2020.

[4] – Wikipedia. Virtual event.  Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_event>. Acesso em: 31/05/2020.

[5] – CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 9.ed. São Paulo: Summus, 2008.

Como citar este artigo:

Silva Junior, Deógenes P.; Eventos da SBC em 2020. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/07/eventos-da-sbc-em-2020/>. Acesso em: DD mês. AAAA.

Compartilhe: