>

O Momento de Voar: experiências do empoderamento de meninas e mulheres

O Momento de Voar: experiências do empoderamento de meninas e mulheres

Por Sania Campos

“Todo mundo deveria ler esse livro. TODO MUNDO!”. Esse foi o pensamento que eu tive assim que terminei de ler o livro “O Momento de Voar” (GATES, 2019) de Melinda Gates. Melinda Gates é formada em Ciência da Computação, co-fundadora e co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates. Neste livro, ela compartilha experiências de desafios e superações de mulheres e meninas de todo o mundo, incluindo ela mesma, com o objetivo de chamar a atenção para os vários tipos de discriminação que sofrem todos os dias. Durante 20 anos, ela viajou, principalmente, para países em desenvolvimento, conversou com pessoas de diferentes culturas e chegou à conclusão de que o empoderamento feminino promove uma mudança positiva no mundo.

Quando oferecemos acesso à informação e acompanhamento às mulheres e meninas em situação de pobreza extrema, estamos, ao mesmo tempo, mostrando que elas tem outras escolhas além de casar, ter filhos e cuidar da casa.

Elas recebem cuidados de saúde e aprendem a fazer planejamento familiar, aprendem sobre métodos contraceptivos, se sentem mais fortes e saudáveis para os desafios diários e, com isso, toda a família se beneficia. Quando investimos no acesso à educação, estamos oferecendo ferramentas para o seu crescimento profissional. Elas aprendem uma profissão, sentem-se mais preparadas para competir no mercado de trabalho e, consequentemente, aumentam a renda familiar, beneficiando, mais uma vez, toda a família. Um efeito disso é que elas deixam de se sentirem excluídas e passam a ter uma voz mais ativa para discutir sobre as diversas barreiras criadas pela desigualdade de gênero – financeiras, geográficas, culturais e sociais – para que, juntos, todos os membros da sociedade busquem por uma solução para problemas recorrentes como casamento infantil, violência doméstica, desigualdade de gênero no mercado de trabalho, entre outros. Uma vez empoderadas, essas mulheres e meninas tornam-se agentes multiplicadores e influenciadores nas vidas de outras mulheres e meninas, alimentando então um ciclo positivo de mudanças.

O Momento de Voar.

 

Referências

GATES, Melinda. O Momento de Voar. Editora Sextante. 2019.

Sobre a autora

Sania Campos

Sania Campos é Engenheira de Dados na Electronic Arts em Burnaby, British Columbia, Canadá. Com bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista, Sania tem experiência na construção de pipelines automatizado de dados/ETL, na coleta, na validação e no gerenciamento de requisitos. Adicionalmente, tem experiência no ensino de modelagem e análise de dados.

Como citar esse artigo:
CAMPOS, Sania. O Momento de Voar: experiências do empoderamento de meninas e mulheres. SBC Horizontes. 2020. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/07/01/o-momento-de-voar-experiencias-do-empoderamento-de-meninas-e-mulheres/ Acesso em: 1 julho. 2020.

Compartilhe: