>

Parceria Loggi e Meninas Digitais: De olho na capacitação de mulheres em tecnologia

Parceria Loggi e Meninas Digitais: De olho na capacitação de mulheres em tecnologia

Projeto contribuiu para a formação de 53 alunas que foram mentoradas por 14 especialistas da empresa

Por Davi Venâncio, Dhanielly Lima, Fábio Carvalho, Kymberlim Ribeiro e José Carlos Maldonado

Com o objetivo de contribuir com a inclusão e diversidade, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas e inovações no mercado logístico, a Loggi, em parceria com o Programa Meninas Digitais, criou o Programa Loggi de Mentoria em Tech. 

Anunciado durante o Congresso da Sociedade Brasileira, no Women in Information Technology (WIT), que aconteceu em julho do ano de 2021, o projeto contou com 53 mulheres estudantes e recém-formadas, de todas as regiões do Brasil, que foram mentoradas por 14 especialistas da Loggi, para que assim desenvolvessem e aprimorassem soluções que pudessem gerar impacto social e econômico no país.

Em agosto de 2021, o Programa Loggi de Mentoria em Tech realizou a abertura oficial do projeto, onde as especialistas e as mentoradas foram apresentadas, e conheceram as etapas desta programação. Até novembro passado, com três meses de duração, as especialistas foram responsáveis por compartilhar seu conhecimento, experiências e feedbacks transparentes às alunas. Desta forma, as estudantes conseguiram definir quais temas serão benéficos às suas carreiras na área de tecnologia, e colocaram em prática as informações que conheceram durante os encontros deste evento. 

“Nós, em conjunto com o Programa Meninas Digitais, olhamos para este projeto desde o início da sua construção. Entre as mentoras presentes nesta edição, temos profissionais mulheres da Engenharia de Software, Ciência de Dados, UX, SRE, inteligência artificial, aprendizado de máquina, otimização combinatória, computação em nuvem, entre outras áreas da tecnologia”, comenta Dhanielly Lima, Cientista de Dados na Loggi e membro do Conselho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Loggi (CPD&I-Loggi)”.

Figura 1. Print da primeira reunião de apresentação da mentoria.

A programação do Programa contou ainda com lives sobre os temas “Trabalhando em tecnologia” e “Entrando no mercado de tecnologia”, com o objetivo de compartilhar informações e preparar as mentoradas sobre o perfil recomendado às profissionais que atuam no mercado da tecnologia. 

No dia 3 de dezembro de 2021, data final da agenda deste projeto, aconteceu uma live com todas as participantes, para que fosse avaliado o aprendizado desta edição, como também a possibilidade de que aconteça um novo Programa Loggi de Mentoria em Tech, em parceria com o Programa Meninas Digitais.

O grande objetivo desta programação foi proporcionar às 53 mentoradas uma curva de aprendizado acelerada, para que estas mulheres adquirissem conhecimento para uma jornada de carreira produtiva, além da possibilidade de ampliar sua rede de networking e consolidar um olhar com mais diversidade.

Figura 2. Reunião de Encerramento da Mentoria.

“Este Programa veio ao encontro de uma demanda da nossa comunidade, pois acreditamos que a mentoria tenha um papel significativo nas ações de redução da desigualdade de gênero nas carreiras de Tecnologia da Informação. Fornecer apoio, mostrar oportunidades e guiar as futuras profissionais, proporciona engajamento, desenvolvimento e direcionamento na gestão profissional destas meninas. Nós acreditamos neste projeto e esperamos que ele seja replicado e multiplicado a cada ano”, explica Luciana Frigo, coordenadora do Programa Meninas Digitais.

Saiba mais sobre o Programa Loggi de Mentoria em Tech e outras ações da Loggi, nas redes sociais abaixo:

Como citar este artigo:

Venâncio, Davi; Lima, Dhanielly; Carvalho, Fábio; Ribeiro, Kymberlim; Maldonado, José Carlos. Parceria Loggi e Meninas Digitais: De olho na capacitação de mulheres em tecnologia. SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2022/01/parceria-loggi-e-meninas-digitais:-de-olho-na-capacitacao-de-mulheres-em-tecnologia/

Sobre os autores:

Davi Venâncio

Analista de Diversidade & Inclusão na Loggi.

Meu propósito é construir ambientes mais diversos e equitativos, através da conscientização e instrumentalização das pessoas em práticas inclusivas.

 

Dhanielly Lima

Cientista de Dados na Loggi e membro do Conselho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Loggi (CPD&I-Loggi). Sou uma pessoa engajada em iniciativas que incentivam a atuação de mulheres em Tech.

 

 

Fábio Carvalho

Analista de Comunicação na Loggi, apaixonado em proporcionar experiências incríveis por meio da comunicação para todos e todas ao seu redor.

 

 

Kymberlim Ribeiro

Engenheira de Software Sênior e membro do Conselho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Loggi (CPD&I-Loggi).

 



José Carlos Maldonado

Coordenador da Relação Loggi – Academia e Professor Sênior no ICMC-USP.  Queremos estabelecer um ecossistema de formação de recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia logística.

Compartilhe: