EM DESTAQUE

EDIÇÃO Dezembro 2008


Destaques da OBI, CTIC e CTD 2008

Conheça os alunos premiados nesses eventos

A coluna Em Destaque tem como objetivo apresentar os estudantes que se destacaram tanto em eventos promovidos pela SBC como em simpósios e workshops internacionais. Trata-se de um reconhecimento acadêmico ao esforço, seriedade e dedicação despendidos pelos alunos na realização de seus trabalhos de pesquisa, além de ser um elemento motivador aos ingressantes na carreira acadêmica. Em nossa primeira edição da Revista Eletrônica SBC Horizontes, apresentamos alguns dos destaques dos eventos: Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2008) para alunos de ensino médio e fundamental, Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC 2008) para alunos de graduação, e Concurso de Teses e Dissertações (CTD 2008) para alunos de mestrado e doutorado. Nossos parabéns a todos pelo ótimo trabalho realizado!

Olimpíada Brasileira de Informática – OBI 2008

A SBC, com o patrocínio da Fundação Carlos Chagas, promoveu em 2008 a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2008). A OBI, organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela área científica, em especial, pela Computação e Informática.

Na edição de 2008, a OBI envolveu 12.830 alunos do ensino médio e fundamental em duas modalidades – Iniciação e Programação. Os melhores classificados foram convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP (responsável pela organização da OBI). Os alunos da Modalidade Iniciação participaram do curso de Introdução à Programação; os alunos da Modalidade Programação participaram do curso de Programação Avançada. Seguem alguns dos “destaques” da OBI 2008 – os cinco melhores colocados em cada uma das modalidades.

Além disso, para os alunos da Modalidade Programação (Nível 2) houve, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics – IOI 2008). Em sua 20ª edição, a IOI 2008 contou com a participação de cerca de 300 competidores de mais de 70 países. A equipe brasileira foi formada por Marcelo Galvão Póvoa (IC/Unicamp, 107º. lugar), Gabriel Luís Dallalio (Colégio Poliedro – São José dos Campos, 112º. lugar), Pedro Veras Bezerra da Silva (Colégio Instituto de Tecnologia ORT – Rio de Janeiro, 132º. lugar), e Ricardo Hahn Pereira (IME/USP, 136º. lugar). A IOI 2008 foi realizada em agosto, na Cidade do Cairo – Egito.

Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica – CTIC 2008

O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC), realizado anualmente como evento do Congresso da SBC (CSBC), tem como objetivo incentivar alunos de graduação em Computação e Informática a produzirem textos científicos originais sobre temas relacionados à área. Em sua 21ª edição, 105 artigos foram submetidos ao CTIC 2008. Diferentemente das edições anteriores do concurso, onde os três melhores trabalhos eram convidados para apresentação durante o CSBC, em 2008, em função da comemoração dos 30 anos da SBC, os autores dos 10 melhores trabalhos foram convidados para apresentação no evento e, destes, os cinco melhores foram premiados. Os 10 trabalhos selecionados também foram publicados na edição de setembro/2008 da revista REIC. Seguem os destaques do CTIC 2008 – os cinco melhores trabalhos premiados durante o CSBC 2008.

Concurso de Teses e Dissertações – CTD 2008

O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) seleciona e premia as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Computação do país, defendidas e aprovadas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Em 2008, em sua 21ª edição, o CTD teve 92 submissões, sendo 70 dissertações e 22 teses. Os 15 melhores trabalhos foram selecionados para apresentação durante o CSBC 2008 e publicação nos anais do evento. Seguem os destaques do CTD 2008 – as nove melhores dissertações de mestrado e as seis melhores teses de doutorado.

Concluindo

Esta primeira edição da coluna Em Destaque apresentou os alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Informática, no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica e no Concurso de Teses e Dissertações, todos realizados em 2008. Gostaria de divulgar uma premiação ocorrida em eventos nacionais e internacionais de Computação? Entre em contato através do email horizontes@sbc.org.br!!

Recursos

Sobre os autores

Ellen é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1995. Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) em 1998. Doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC/USP em 2004. Realizou estágios na Georgia Institute of Technology (GATECH/USA) e na University of Florida (UFL/USA). É Professora do Dept. de Sistemas de Computação do ICMC/USP. Entre seus interesses de pesquisa estão Teste de Software, Qualidade de Software, Ensino e Aprendizado, Objetos de Aprendizado e Ontologias
Turine é professor do Departamento de Computação e Estatística da UFMS desde 2002 e coordenadador do Laboratório de Engenharia de Software (LEDES-DCT/UFMS), que desenvolve projetos de C&T na área de Engenharia de Software, principalmente em projetos que envolvem as tecnologias Web integradas a Extensão Universitária. Fez graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo IBILCE/UNESP (1991), mestrado em Ciência da Computação pelo ICMC-USP São Carlos (1994), doutorado pelo IFSC-USP São Carlos (1998) e pós-doutorado em Políticas Públicas pela PUC-SP (2003). Desde 2004 faz parte da administração da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) da UFMS atuando como Coordenador de Extensão, Cultura e Desporto.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.