HOW TO

EDIÇÃO ABRIL 2010


Como se preparar para a defesa da dissertação de Mestrado ou apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso

Dicas para a hora “H” da apresentação da dissertação na banca e para criação do conteúdo e estrutura dos slides

Este artigo é uma compilação de dicas e sugestões sobre como se preparar para a defesa da dissertação de mestrado ou para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apresenta também dicas de como organizar o tempo e o conteúdo dos slides para a apresentação de defesa de dissertação de mestrado.

Durante a minha preparação para a defesa da dissertação do curso de mestrado, busquei na internet dicas e sugestões de como deveria ser feita essa preparação. Minhas principais dúvidas eram sobre como me portar, falar, vestir e agir. Achei diversos artigos e materiais que muito me ajudaram. A partir desses, neste artigo, compilei as principais dicas de dois grandes professores prof. Adriano Canabarro Teixeira e prof. Antonio Carlos de Souza Lima Filho. Além disso, criei uma estruturação básica para apresentação em uma banca de defesa de mestrado.

As dicas e sugestões são agrupadas em listas divididas em quatro tópicos: Fala, Postura, Aparência e Precaução/Preparação. Finalmente, são apresentadas dicas quanto à organização dos slides na apresentação.

Fala

Postura

Aparência

Precaução/Preparação

Estruturação da apresentação

Agora vamos para a segunda parte deste artigo. Eu fiz esta estruturação básica para apresentação em uma banca de defesa da dissertação de mestrado, seja ele, profissional ou acadêmico. Essa estrutura básica deve servir como ponto de partida para a sua. Não é uma estrutura inalterável. Portanto, faça as adaptações necessárias na estrutura apenas tomando o cuidado de não retirar seções sem o devido critério, para que sua apresentação não se torne incompleta ou incoerente.

Veja um modelo de como dividir o tempo entre as diversas partes que compõem a apresentação, quantos slides usar em cada parte e outras dicas. A estrutura está preparada para uma apresentação de 45 minutos. Não deixe que a quantidade de slides para 45 minutos de apresentação ultrapasse 50 slides.

27.jpg

Concluindo

Não existem fórmulas mágicas que garantam o sucesso da sua apresentação de defesa da dissertação ou TCC. Porém, muitos alunos se esquecem de seguir pequenas dicas extremamente valiosas, que poderiam evitar muitos erros “bobos”. As dicas para a hora “H” da apresentação, não irá esconder falhas de pesquisa e desenvolvimento ou de qualquer outro tipo que possa haver na sua dissertação ou TCC. Mas certamente lhe dará uma boa base para se preparar para esse momento tão importante e esperado. E vale mais uma vez ressaltar, quanto à estruturação de slides, ela é para lhe servir com ponto de partida para a criação dos mesmos. Não deve ser vista como algo definitivo e inalterável. Ela contém o que considero como indispensável para uma boa apresentação e dentro do tempo que foi definido pela organização do mestrado. Faça as adaptações necessárias na estrutura, mas tendo o cuidado para não retirar seções indevidamente, tornando a apresentação incompleta ou modificando a ordem dos slides deixando a apresentação incoerente.

Recursos

Apresentação de Trabalhos Científicos - Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira: http://people.ufpr.br/~benitoag/apres-oral-teixeira.pdf

Dicas para defesa do TCC - Prof. Antonio Carlos de Souza Lima Filho: http://meiradarocha.jor.br/news/2007/05/17/dicas-para-defesa-do-tcc/

Sobre o autor

Gustavo Alexandre possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2004), mestrado profissional (2008) em Engenharia de Software pelo C.E.S.A.R. É tutor a distância da disciplina de Educação a Distância do curso de Licenciatura em Matemática da UAB/IFPE e tutor do curso de Governança de TI do SENAC-PE.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.