SBC ACONTECE

EDIÇÃO Dezembro 2010


DOIS ANOS DE SBC HORIZONTES: por onde andamos

Com a Edição de Dezembro 2010, a SBC Horizontes completa dois anos de funcionamento. Antes de agradecer a nossos caros leitores todo o apoio e todos os acessos recebidos nesse tempo, resolvemos publicar esse artigo informando um pouco sobre o perfil de quem acessa a SBC Horizontes. Note que não vamos mostrar absolutamente todas as estatísticas, mas apenas as mais interessantes.

Figura 1 Número de Visitas e estatísticas sobre as mesmas
Figura 2 Estatísticas sobre como as pessoas encontram a SBC Horizontes

A Figura 1 mostra o número de visitas e as estatísticas sobre as mesmas no período de 7/10/2008 (quando uma conta foi criada para a SBC Horizontes no Google Analytics) a 02/12/2010 (quando essa edição foi fechada). É interessante notar que os momentos de pico nesse gráfico são exatamente quando mensagens sobre a SBC Horizontes foram postadas na SBC-L (lista de email da SBC).

Outra estatísticas interessante é sobre como os internautas encontram a SBC Horizontes na Web. A Figura 2 mostra as estatísticas sobre as fontes de tráfego. É interessante notar que grande parte do tráfego (aproximadamente 71%) vem do acesso direto. Isso quer dizer que a grande maioria das pessoas sabe o link da revista ou o tem em sua barra de favoritos (aliás, essa é uma excelente sugestão! Você tem a SBC Horizontes como favorito? Não?! Então fica aí o lembrete). Essas estatísticas também mostram as principais fontes (Google, página da UFMG – instituição de uma das editoras-chefe da revista, e Orkut) bem como as palavras chave utilizadas nos mecanismos de busca.

As estatísticas seguintes talvez sejam as que as pessoas tenham mais curiosidade de saber: a distribuição dos acessos no Brasil. A Figura 3 mostra que os mais de 21 mil acessos da SBC Horizontes vêm de aproximadamente 300 cidades. É interessante observar o aglomerado de acessos na região sudeste. A “pergunta que não quer calar” vira então: qual a cidade com mais acessos à página? Veja na Tabela 1 quais são as 10 cidades brasileiras com mais acesso à SBC Horizontes.

Figura 3 Distribuição dos acessos no Brasil
Tabela 1 Cidades com mais acesso à SBC Horizontes

Interessante não? Mas para nossos leitores não ficarem com a impressão que nós só prestamos atenção às cidades que nos acessam com muita frequência, resolvemos adicionar às estatísticas duas listas igualmente muito especiais:

Se sua cidade não estiver aparecendo nessa lista, é porque tem algo de errado com o seu provedor (o qual registra o acesso à outra cidade) ou sua cidade precisa de mais ou menos acessos para entrar nas nossas listas de cidades.

Agora, com as cidades que mais acessam e com as que menos acessam, só ficou faltando uma categoria de nossos leitores: os internacionais. Sim, exatamente, a SBC Horizontes também tem leitores espalhados mundo à fora, conforme mostra a Figura 4. Claro que, sendo uma revista em português, a SBC Horizontes é majoritariamente lida por internautas brasileiros. Mas qual a surpresa nesse gráfico que mostra que a revista é acessada por 44 (!) países e territórios, indo desde o Canadá à Nova Zelândia? Vários leitores na Europa e na Ásia também, incluindo dois países africanos.

Figura 4 Distribuição de acessos pelo mundo

E para complementar essa informação, no número de acessos por país, o Brasil lidera as estatísticas, seguido dos EUA, França, Peru, Canadá, UK, Alemanha, Espanha e Japão. Para finalizar as estatísticas, a lista de países que possuem apenas um acesso é composta de: Czech Republic, Israel, Lithuania, Benin, Mexico, Hungary, Thailand, New Zealand, Angola, Russia, Costa Rica, Iran.

É isso aí! Em apenas dois anos, a SBC Horizontes teve muitos acessos no Brasil, na América Latina e no mundo! Agora é esperar para ver como esse quadro deve mudar depois da publicação desse artigo, pois esperamos que outras cidades queiram entrar nas estatísticas também…


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.