Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cq2009:principal

Curso de Qualidade 2009

Esta página está sendo constantemente atualizada durante o Curso de Qualidade 2009 - CQ. As opiniões aqui apresentadas são de inteira responsabilidade dos seus autores (participantes do CQ) e não representam a opinião oficial da SBC até que sejam aprovadas pela Diretoria e Conselho da SBC.

Introdução

O Curso de Qualidade é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade primária discutir com a comunidade acadêmica, representada sobretudo pelos coordenadores de curso da área de computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto de cursos, escopo de matérias e o processo de ensino e aprendizagem. O CQ 2009 ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho de 2009, em Bento Gonçalves, RS.

O tema do CQ 2009, Desafios do Ensino da Computação, reflete uma preocupação central em atrair e motivar estudantes para a área de computação, assim como possibilitar que o aprendizado do aluno seja de fato eficaz, para que os estudantes, educadores, profissionais da área e a sociedade em geral tenham seus anseios correspondidos. Este tema inevitavelmente implica na discussão do futuro da formação e ensino em computação, de seus grandes desafios, das propostas de possíveis soluções e de como é possível melhor atender a estas demandas e lidar melhor com as transformações da área. Nosso grande interesse está em discutir inovações e seus impactos nos processos de ensinar e aprender: inovação na aula e no currículo, formação para a mudança, obstáculos à inovação. Pretendemos vislumbrar novas e eficazes formas de motivar e reter os alunos, seduzindo-os para que sejam os verdadeiros atores de seu aprendizado, tornando-os globalmente competitivos e profissionais da computação bem sucedidos em atividades multidisciplinares. Especial destaque deve ser dado ao documento “Grand Challenges in Computing – Education”*, de McGettrick et al., resultante de um esforço pioneiro realizado no Reino Unido para questionar aspectos da situação existente na educação na área da computação e focar nos problemas e dificuldades, porém buscando enfrentá-los de forma positiva e determinada, visando melhorar esta situação.

Estes assuntos serão tratados por meio de palestras convidadas, uma oficina de trabalho em grupo e um painel que norteará a discussão. A composição do painel inclui especialistas com larga experiência nas áreas de computação e educação, incluindo participantes da iniciativa do Reino Unido, e que vão discutir, nos seus contextos de atuação, os desafios no ensino da computação.

Coordenação

Anna Helena Reali Costa, USP - anna.reali@poli.usp.br

Paulo César Masiero, USP - masiero@icmc.usp.br

Coordenação Local

Denise Bandeira, UNISINOS - bandeira@unisinos.br

Colaboradores

Edson Cáceres, UFMS Hermano Moura, UFPE José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS Marcelo Duduchi Feitosa, FATEC SP Marco Antonio Casanova, PUC/Rio Mirella M. Moro, UFMG Simone Martins, UFF Wagner Meira Jr., UFMG

Resultados de Discussões

cq2009/principal.txt · Última modificação: 2010/08/01 16:51 por sbc horizontes

Ferramentas da página