Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


submissao

SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A SBC HORIZONTES

RESUMO DO PROCESSO:
1. Escrever artigo sobre um dos tópicos da revista (ver lista no final desta página).
2. Formatá-lo de acordo com este formato (ou este modelo, em MS Word).
3. Fazer com que o artigo completo (título, autores, resumo, texto, referências, sobre os autores) não ultrapasse 5 páginas (se ultrapassar, entrar em contato com as editoras).
4. Enviar o arquivo PDF do artigo pelo sistema JEMS através deste link.
5. Aguardar notificação por email da aceitação ou não do artigo.
6. Se o artigo for aceito, revisá-lo conforme necessário (seguindo sugestões pertinentes dos revisores).
7. Enviar a versão final em DOC pelo sistema JEMS, no item Versão final.

Informações Gerais

Os artigos podem ser escritos por um ou mais autores, sendo que autores sócios da SBC devem ser indicados como tal. A submissão é realizada através do envio do arquivo PDF do artigo pelo sistema JEMS através deste link.

Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois revisores. Os critérios de avaliação incluem: escrita e organização do texto, linguagem de fácil compreensão e adequação aos temas da revista.

Objetivo da SBC Horizontes

O objetivo principal da Revista SBC Horizontes é: “Auxiliar sócios estudantes e recém graduados (tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação) durante a realização de seus estudos em Computação, bem como na definição de suas carreiras profissionais.” O tom da revista é informativo, mas descontraído sem ser exaustivo. A intenção é ter um repositório organizado de informação para auxiliar a carreira de sócios estudantes/recém graduados da SBC. O foco é a educação em termos de carreira em Computação.

Nota: A SBC Horizontes não é uma revista de cunho técnico-científico. Desse modo, artigos com resultados de pesquisa devem estar explicitamente correlacionados à sua utilização por profissionais em computação e áreas afins.

Formato do Texto

Todos os artigos submetidos devem seguir este formato (ou este modelo, em MS Word) e serem escritos em português. A linguagem utilizada deve ser de fácil compreensão. O artigo deve ser escrito em folhas A4, com margens superior e inferior de 2,5cm, e laterais de 2cm. A fonte principal é Times 12pt, com 6pt de espaçamento entre cada parágrafo. Não devem ser mostrados os números de página. O tamanho esperado de um artigo é de 2 a 5 páginas. Artigos mais extensos podem ser divididos em 2 ou 3 partes, a combinar com as editoras-chefe.

Organização do Texto

O artigo começa com o título e o sub-título. O título é formatado em fonte Arial 16pt, e o sub-título em fonte Arial 12pt. O sub-título é opcional, mas aconselhável para esclarecer o conteúdo do artigo. Os nomes dos autores, seus e-mails e respectivas filiações seguem logo abaixo do sub-título, em fonte Times 12pt. O texto segue com a data de publicação em fonte Times 9pt e o resumo em fonte Times 12pt.

O resumo é escrito em itálico, recuado 1,5cm em cada margem lateral. O resumo expressa em linhas gerais qual o foco do artigo. O resumo pode ser apenas uma lista de perguntas que são respondidas ao longo do artigo.

O texto do artigo começa direto abaixo do resumo (sem título de “Introdução”). O texto é formatado em Times 12pt, espaçamento simples, com 6pt de espaçamento entre cada parágrafo. As partes seguintes do artigo podem ser divididas em seções com títulos apropriados. Títulos de subseções são formatados em Arial 12pt.

As seções podem ser concisas e direto ao assunto. As últimas seções do artigo são destinadas para:

  • Concluindo ou Considerações Finais, com resumo e dicas finais para os leitores.
  • Recursos, com lista de referências e outros recursos utilizados no texto, ou que fornecem mais informações sobre o mesmo tema. O formato é livre. É importante notar que o formato dos artigos da SBC Horizontes não é o mesmo de artigos científicos. Desse modo, sugere-se a utilização mínima de referências bibliográficas, pois a lista de recursos apresenta sugestões auxiliares de leitura no tema abordado no artigo.
  • Sobre os Autores, com foto e uma breve biografia de cada autor. Se o autor exerce ou exerceu alguma função ligada à SBC, esta deve estar descrita na biografia. No caso do autor ter exercido várias funções, apenas as mais relevantes ou mais recentes devem ser citadas.

Arquivos

Instruções completas sobre a formatação do artigo: Formato.pdf

Modelo do artigo formatado em MS Word: Artigo-Modelo.doc

Calendário

DATAS DE SUBMISSÃO

25/03/2012 - Data limite da submissão de artigos para a edição ABRIL 2012

25/07/2012 - Data limite da submissão de artigos para a edição AGOSTO 2012

25/10/2012 - Data limite da submissão de artigos para a edição DEZEMBRO 2012

POR EDIÇÃO

Para a edição Abril 2012

25/03/2012 - Data limite da submissão de artigos

17/04/2012 - Notificação

24/04/2012 - Data limite da versão final de artigos

30/04/2012 - PUBLICAÇÃO ONLINE

Para a edição Agosto 2012

25/07/2012 - Data limite da submissão de artigos

17/08/2012 - Notificação

24/08/2012 - Data limite da versão final de artigos

31/08/2012 - PUBLICAÇÃO ONLINE

Para a edição Dezembro 2012

25/10/2012 - Data limite da submissão de artigos

21/11/2012 - Notificação

28/11/2012 - Data limite da versão final de artigos

01/12/2012 - PUBLICAÇÃO ONLINE

Tópicos de Interesse

O caráter dos textos apresentados na Revista SBC Horizontes é definido por tópicos que discutem diretamente a carreira em Computação. A lista a seguir apresenta sugestões de temas que podem ser abordados nas respectivas colunas da revista. Note que esta não é uma lista exaustiva.

Between

Entre alunos, aluno escrevendo para aluno. Os autores dos artigos dessa coluna sao primordialmente alunos (sem participação de profissionais e professores). Tópicos para artigos incluem qualquer experiência que os alunos queiram dividir com os demais estudantes da SBC, como dúvidas e dificuldades por exemplo.

Bits, Bytes e Batom

A perspectiva feminina na carreira em Computação. Tópicos para artigos incluem: mulheres em tecnologia de informação, superando desafios femininos (preconceito, assédio, conciliação familiar…), como contribuir na Computação, mulheres de sucesso em Computação e como elas chegaram lá, iniciativas nacionais e internacionais para agregação de mais mulheres à área, e afins.

Debate

Duas pessoas ou grupos de pessoas dão suas opiniões sobre o mesmo assunto. São apresentados dois lados de uma mesma moeda para as questões discutidas na revista. Por exemplo, alguém com carreira de sucesso na academia versus alguém com carreira de sucesso na indústria, alguém que fez doutorado fora versus alguém que fez doutorado no Brasil, Ciência da Computação vs. Engenharia de Computação, e várias outras questões de cunho mais “ideológico” ou polêmico como a própria regulamentação da profissão. É permitido também apresentar resumos de discussões provindas da SBC-L bem como das demais listas da SBC.

Destaque

Destaques para a participação de alunos e recém-graduados nos eventos promovidos pela SBC. Tópicos incluem matérias sobre: quem ganhou ou se destacou nos workshops de teses dos simpósios brasileiros, ganhadores de concursos da SBC (CTIC e CTD), maratona de programação, demais prêmios nacionais e internacionais.

E Agora José?

O que fazer após receber o diploma. Tópicos para artigos incluem: dicas para o início de carreira, dicas e estratégias para uma carreira de sucesso em Computação, pós-graduação em Computação, alternativas de instituições e programas para continuar ou retornar aos estudos, vantagens de fazer pós-graduação, conseguindo seu primeiro emprego, para onde enviar currículos e afins.

Em Sociedade

Ética, participação social e influência da Computação (como grande área) na sociedade. Tópicos para artigos incluem: ética durante os estudos, ética na carreira, comportamento, responsabilidades e deveres sociais, a SBC como sociedade ativa, por que e como participar das atividades da SBC, perfil de outras sociedades e organizações (ACM, IEEE, ENEC, SBPC), por que participar de eventos (científicos ou não) em Computação, benefícios e perigos da Computação para a sociedade (por exemplo TV Digital, lixo eletrônico, privacidade e segurança), legislação de Informática e Computação, projetos científicos ou de desenvolvimento com benefícios sociais, questões governamentais e Computação, entre outros.

How To

Como realizar tarefas comuns aos estudantes e recém graduados em Computação. Tópicos para artigos incluem: como escrever artigos científicos (trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações), como lidar com artigos rejeitados (o ciclo de vida de um artigo científico), como escolher orientador, como escrever currículo, como preencher o Lattes, como escrever sua página web, como escrever projetos para agência de fomento, como se preparar para concursos, como se portar em uma entrevista para trabalho, como trabalhar em grupo, como gerenciar times de trabalho, como e onde encontrar artigos científicos na Web, como organizar seu código, como escrever relatório de projeto, como organizar a documentação de um aplicativo (e.g. manual do usuário) e afins. Os textos podem conter exemplos e links para material complementar.

Indústria

A indústria de TI no Brasil e no mundo bem como dicas de carreira na indústria. Tópicos para artigos incluem: o que se espera de um profissional em Computação do ponto de vista industrial, o que os head hunters procuram em um profissional, perfil de diferentes empresas de Informática e TI, abrindo seu próprio negócio em Informática, empreendedorismo, e afins.

Lá de fora

Experiências de estudar e trabalhar fora do Brasil bem como iniciativas e projetos internacionais. Tópicos para artigos incluem: dicas de alunos que estudam ou estudaram no exterior, alunos que realizaram intercâmbio estudantil, dicas de profissionais que trabalham ou trabalharam no exterior, vantagens e desvantagens de estudar e trabalhar no exterior, vantagens e desvantagens de retornar ao Brasil, vantagens de obter diploma duplo, experiências, relatos e contribuições de projetos e iniciativas internacionais, e afins.

Perfil

Entrevista com um membro da comunidade nacional ou internacional sobre tópicos relacionados à carreira na grande área de Computação. Entrevistas anteriores incluem ganhadores de Prêmio Turing, bem como do Newton Faller.

O2 – Opções e Objetivos

Definindo o profissional em Computação. Tópicos para artigos incluem: alternativas de carreiras em Computação, mercado de trabalho para diferentes perfis, fazendo pesquisa em Computação, definição de objetivos de carreira, carreira acadêmica e carreira na indústria, definição de um plano de carreira, definição de diferentes áreas dentro da Computação e afins.

SBC Acontece

Notícias da SBC. Tópicos incluem apresentação da nova diretoria e novos membros do conselho, distinções recebidas por membros profissionais da Sociedade, relatos de celebrações ocorridas em eventos, novidades da SBC Horizontes e das demais publicações da SBC, relatos de Escolas Regionais e afins.

Etc e tal

Qualquer assunto relacionado à carreira que não se encaixe nos anteriores. Essa é a coluna de formato livre onde vale tudo você sabia, dicas de ferramentas que facilitam a vida, espaço aberto para comentários dos leitores e afins. Inclui a sub-coluna Você Viu?! que lista artigos sobre carreira em ciência e Comutação publicados em revistas de sociedades irmãs, como a ACM e a IEEE, bem como nas grandes revistas científicas, como a Nature e a Science.

Eventos

Chamada para eventos promovidos pela SBC bem como suas revistas científica

submissao.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página