Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

DEZEMBRO / 2008

Capa

Chamada

Prefácio

Primeira Edição

Corpo Editorial

[BETWEEN] -1

[BETWEEN] -2

[BITS, BYTES& BATOM]

[E AGORA, JOSÉ?]

[EM DESTAQUE]

[EM DEBATE]

[EM SOCIEDADE]

[INDÚSTRIA]

[HOW TO]

[LÁ DE FORA]

[O2] - 1

[O2] - 2

[ETC & TAL]

[EVENTOS]

FIM

v01n01:62

EVENTOS

EDIÇÃO Dezembro 2008

ER 2009 – Conf. Intl. sobre Modelagem Conceitual

O que é Modelo Conceitual, por que submeter artigos e participar deste evento histórico

A Conferência Internacional sobre Modelagem Conceitual é o principal fórum internacional para apresentar e discutir pesquisas e aplicações atuais nas quais a ênfase está na modelagem conceitual. Este artigo apresenta um resumo sobre modelagem conceitual e discute as vantagens de submeter artigos e participar dessa conferência que é a referência para pesquisas e aplicações em Modelagem Conceitual.

A Conferência Internacional de Modelagem Conceitual é o principal fórum internacional para apresentar e discutir pesquisas e aplicações atuais nas quais a ênfase está na modelagem conceitual. Tópicos de interesse englobam vários aspectos de modelagem conceitual, incluindo pesquisa e desenvolvimento em áreas tais como teoria de conceitos e ontologias base para modelagem conceitual, métodos e ferramentas para desenvolver e comunicar modelos conceituais, e técnicas para transformar modelos conceituais em implementações efetivas.

Modelagem de Dados

Modelagem de Dados consiste em especificar as estruturas de dados e as regras de negócio necessárias para representar uma aplicação ou um sistema de informação e seus requisitos. Geralmente, o processo de modelagem é dividido em três etapas, as quais se relacionam formando um ciclo. A primeira etapa é a Modelagem Conceitual, que abstrai os conceitos e características do sistema independente de implementação. A segunda etapa é a Modelagem Lógica, que especifica os objetos e as relações identificadas na etapa anterior conforme o sistema de dados a ser empregado. A terceira etapa é a Modelagem Física, que define como os dados são fisicamente armazenados.

Considerando apenas a primeira etapa, a Modelagem Conceitual representa objetos do mundo real através de primitivas semânticas. O Modelo Conceitual produzido nesta etapa é a base para entender o funcionamento e para criar a especificação de requisitos que pode ser incorporada em um sistema de informação. A definição da Modelagem Conceitual é extremamente importante, pois serve de base para diferentes aspectos do gerenciamento de dados, como por exemplo: projeto de banco de dados, integração de dados, consulta visual, desenvolvimento de sistemas de informação e engenharia de software. Para esta etapa, o modelo mais utilizado é o Modelo Entidade-Relacionamento, ou ER.

O Modelo ER – Entidade-Relacionamento

O Modelo ER foi proposto em 1976 por Peter P. Chen. O artigo “The Entity-Relationship Model: Toward a Unified View of Data” é um marco na história da modelagem de dados e de projeto de banco de dados, sendo também considerado um passo importante no projeto de sistemas de informação e de engenharia de software. O artigo foi publicado no primeiro número do primeiro volume da revista ACM Transactions on Database Systems, em março de 1976.

O Modelo ER é apresentado como princípio básico para modelagem conceitual, sendo uma maneira natural de organizar objetos físicos e abstratos. O modelo ER tem como interface o Diagrama ER, no qual entidades do mundo real são identificadas bem como seus atributos e seus relacionamentos com outras entidades. Entidades são objetos físicos ou informação que podem ser identificados distintamente (com identidade própria), por exemplo, uma pessoa, uma empresa, um conceito ou um evento. Relacionamentos são associações entre as entidades, por exemplo, uma pessoa trabalha em uma empresa.

A figura a seguir ilustra um diagrama ER simples para a representação de pessoas que trabalham em uma empresa. Ele possui duas entidades (Pessoa e Empresa), um relacionamento (trabalhaEm) e seis atributos, sendo três em cada entidade (Pessoa: CPF, nome, dataNascimento; Empresa: CNPJ, nome, endereço). Além disso, o relacionamento tem cardinalidade N para 1, ou seja, cada pessoa trabalha em uma empresa, e cada empresa pode ter N pessoas trabalhando.

Diagrama Entidade-Relacionamento (ER) para pessoas e empresa

Conferência Internacional de Modelagem Conceitual

A Conferência Internacional de Modelagem Conceitual é realizada anualmente desde 1979. Em sua 28ª edição, será a primeira vez que a ER vem para o Brasil, para a cidade de Gramado em novembro de 2009.

Desde a sua definição em 1976, o Modelo ER tem sido estendido para englobar mais poder semântico. As extensões foram sendo propostas principalmente devido a novos requisitos e a características mais complexas que deveriam ser modeladas para representar a realidade adequadamente. Exemplos dessas extensões incluem conceitos de/para: agregação, generalização, herança, tempo, orientação a objetos, e interação. O processo de modelagem também foi estendido para incluir novas técnicas e modelos bem como considerar novas tecnologias, como por exemplo, ontologias, web semântica, XML, visualização, métricas de qualidade, evolução de esquemas, aspectos espaço-temporais, dados multimídia, e outros.

Por que Submeter Artigos e Participar deste Evento Histórico

A ER é um dos eventos mais tradicionais da comunidade internacional de Computação. A importância da Modelagem Conceitual para a Computação vai além da simples modelagem de dados, pois auxilia o entendimento dos requisitos e do funcionamento de qualquer aplicação que gerencie informação. Poder apresentar um artigo ou simplesmente participar como ouvinte de um evento desta importância é uma oportunidade ímpar. Mais ainda, poder participar deste evento no Brasil é sem dúvidas um marco para qualquer estudante, recém-graduado ou profissional de computação.

Concluindo

O prazo para submissão de trabalhos é em março de 2009. Os artigos devem estar formatados de acordo com o padrão da Springer LNCS com no máximo 14 páginas. Tópicos de trabalho incluem (mas não estão limitados a) modelagem conceitual aplicada a: ontologias, fundamentação lógica, sistemas para a Web, sistemas móveis, Web semântica, XML, recuperação de informação, metodologias de projeto, engenharia de software e ferramentas, engenharia de requisitos, reuso, qualidade e métricas, estudos empíricos, evolução de esquemas, restrições de integridade, aspectos espaciais, temporais e multimídia, interface de usuário, gerência de conhecimento, groupware e workflow, data warehousing, mineração de dados, inteligência de negócios, e-learning, e-business, e-government, e outros.

O ER será realizado de 9 a 12 de novembro em Gramado, Rio Grande do Sul. Esperamos encontrá-los lá!

Recursos

Website da ER 2009: http://www.inf.ufrgs.br/ER2009

Website de todas edições da ER: http://www.conceptualmodeling.org

Website do Peter P. Chen (“pai” do modelo ER): http://www.csc.lsu.edu/~chen

Artigo original sobre o Modelo ER: http://portal.acm.org/citation.cfm?id=320440

Modelo ER revisado: http://portal.acm.org/citation.cfm?id=944349

Sobre os autores

Prof. José Palazzo M. de Oliveira possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Informática pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (1984). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino a distância, modelagem conceitual, banco de dados, sistemas de informação e sistemas na web. Membro do Comitê assessor em Ciência da Computação do CNPq - CA-CC, Coordenador do Comitê de Matemática, Estatística e Computação - MEC - da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS - FAPERGS, atualmente é coordenador do Curso de Informática Instrumental para professores do Ensino Médio oferecido pela UFRGS para a UAB. Foi Coordenador do PPGC e vice-presidênte da Câmara de PG da UFRGS. Na SBC é membro da Comissão de Educação. É coordenador geral do ER 2009.
Prof. José Valdeni de Lima possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier (antiga Université Scientifique Et Medicale) - Grenoble I (1990). Atualmente, é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Hipermídias, Banco de Dados Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de recomendação, Awareness, Workflow, Sistemas Cooperativos (CSCW), objetos de aprendizagem e hiperdocumentos. É Sócio Fundador da SBC. Foi Vice-Presidente da Câmara de PG da UFRGS, Representante docente eleito para o Conselho Universitário (1996-1997), Coordenador da Comissão de Pesquisa do II-UFRGS e Chefe de Departamento INA-II-UFRGS. Atualmente é Coordenador do PPGIE (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação), Suplente de Representante Docente no Conselho Universitário e Membro do Comitê Gestor das bolsas REUNI da UFRGS. É coordenador local do ER 2009.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.



Escola Regional de Banco de Dados

Interessado em aprender e discutir inovações em Banco de Dados? Participe da ERBD’09!

Este artigo apresenta a Escola Regional de Banco de Dados, um evento anual promovido pela SBC e realizado na região sul do Brasil.

Alunos de graduação e pós-graduação, bolsistas e pesquisadores da área de Banco de Dados produzem um volume significativo de bons trabalhos de conclusão, dissertações, teses e artigos. Porém, a maior parte dessa produção tem uma divulgação muito restrita, e a maior parte dos trabalhos não fica conhecida pelos interessados na área.

Os eventos específicos da área no Brasil são poucos, e por este motivo limitam bastante o número de trabalhos aceitos em relação aos submetidos. O Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), maior evento da área no Brasil, acaba tendo como foco trabalhos em níveis adiantados de pesquisa realizados principalmente nos cursos de mestrado e doutorado. As sessões de Demos e de Pôsteres abrem espaço adicional para outros trabalhos, mas ainda não é suficiente, considerando o volume da produção da área no Brasil. Assim, muitos trabalhos, mesmo sendo de qualidade, acabam ficando sem espaço de divulgação, principalmente quando produzidos na graduação.

A Escola Regional de Banco de Dados (ERBD) nasceu a partir da vontade de alguns professores e pesquisadores da área de Banco de Dados da Região Sul do Brasil que consideravam muito importante criar um espaço para estudo e divulgação de trabalhos da área, tendo como público alvo os alunos de graduação. Além disso, era importante a divulgação de trabalhos de iniciação científica e de conclusão à apresentação de palestras e minicursos sobre assuntos da atualidade e importantes em bancos de dados. A origem destes trabalhos poderia ser tanto na academia quanto nas empresas.

Mas esse evento não tem como objetivo ser um “mini SBBD”, e sim uma Escola de Banco de Dados. Desta forma, os objetivos do evento são divulgar, estudar, aprimorar, trocar idéias, saber o que se faz na área nas universidades mais próximas e o que as empresas estão utilizando, principalmente na Região Sul. Afinal, o Brasil é tão grande, que é muito difícil saber que um colega, mesmo próximo, faz algo na mesma área ou que nos interessa bastante.

Para ser uma Escola, é necessário proporcionar também, entre as atividades realizadas, oficinas e um painel para discutir um tema atual, polêmico ou controverso, e de impacto na área. Os minicursos permitem apresentar um assunto da área de modo mais abrangente na forma de um tutorial. As oficinas dão espaço para trabalhar um tópico de interesse através da prática em laboratório. As palestras apresentam tecnologias, produtos, experiências ou estudos de caso da área com foco específico. As sessões técnicas possibilitam a apresentação de trabalhos em andamento para promover a interação e divulgação da produção científica entre os diferentes grupos.

O evento possui então esse formato, que busca envolver as diversas faculdades, universidades e empresas da Região Sul do país, tendo como público alvo professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em bancos de dados e áreas afins. O objetivo do evento é integrar seus participantes, dando oportunidade de divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional.

Em 2005, foi realizada a I ERBD em Porto Alegre na UFRGS. A II ERBD ocorreu em Passo Fundo, na UPF, em 2006. A III ERBD, realizada em 2007 na UCS, em Caxias do Sul, teve como novidade a associação de um tema à escola, com a idéia de dar um foco para as palestras e minicursos. O tema adotado foi “O profissional de Banco de Dados no Brasil”. Em 2008, a IV ERBD ocorreu na UFSC, em Florianópolis, tendo como tema “Sintonia Fina de Banco de Dados”.

Em 2009, será realizada a 5a edição da ERBD no Campus Ijuí da UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) de 15 a 17 de Abril.

Um desafio atual na área de Banco de Dados é que os dados estão em diversas fontes, e muitas aplicações precisam intercambiá-los ou utilizá-los de forma integrada, o que gera uma série de problemas a serem tratados para o gerenciamento dos dados. Assim, em 2009 o tema da ERBD será “Integração de dados e aplicações”. O tema definirá o foco principal dos minicursos, oficinas, sessões técnicas e palestras acadêmicas e empresariais que compõem as atividades da escola.

Concluindo

Interessado em divulgar o seu trabalho na ERBD? Os trabalhos devem ser submetidos como artigos de no máximo 10 páginas e serão avaliados por um Comitê de Programa formado por professores e profissionais especialistas da área de Banco de Dados. Desde a ERBD de Passo Fundo, os artigos são divididos em duas categorias: graduação (para trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica, ou aplicações e experiências profissionais) e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado). O prazo para a submissão de artigos é 24/12/2008. Maiores informações estão disponíveis no site da ERBD’2009. Finalmente, a ERBD é um evento anual sem fins lucrativos, promovido e apoiado pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC).

Recursos

Sobre a autora

Helena Graziottin Ribeiro possui Bacharelado em Informática pela PUC RS (1989), mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (1993) e Doutorado em Informática pela Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier), França (2000). É professora titular da Universidade de Caxias do Sul, atuando nas áreas de bancos de dados e estruturas de dados, e coordenadora do curso de Licenciatura em Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Bancos de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados heterogêneos, integração de bancos de dados, bancos de dados ativos, bancos de dados distribuídos, e mais recentemente bioinformática.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.








v01n01/62.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página