Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n01:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Abril 2009

Segunda Edição da SBC Horizontes

Bem-vindos à segunda edição da SBC Horizontes

É com um enorme prazer que publicamos a segunda edição da SBC Horizontes – a nova revista eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação sobre carreira em Computação. Esta revista é uma iniciativa da Diretoria e Comissão de Educação em conjunto com a Diretoria de Publicações da SBC.

Nesta Edição

Para a segunda edição da SBC Horizontes, foram recebidos 15 artigos completos. Os artigos foram divididos entre os editores associados para a avaliação. Essas avaliações também contaram com a participação de avaliadores externos ao corpo-editorial. Muito obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos!! O trabalho de avaliação é fundamental para garantir a qualidade e o foco da revista. Os nomes dos revisores dos artigos será publicado na edição de dezembro da SBC Horizontes, a começar em 2009.

Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Pela segunda vez, a SBC Horizontes apresenta dois artigos em tópicos completamente escritos por alunos. O primeiro artigo, escrito por Thiago Fernandes de Oliveira, apresenta a iniciativa de empresas juniores para alunos de graduação. Thiago discute os objetivos e a organização das empresas juniores bem como as vantagens de participar em uma. O segundo artigo, escrito por Emanuel Thales Lara Piza, discute de uma maneira direta a satisfação profissional. Emanuel discute quatro dicas básicas para ter sucesso trabalhando em uma empresa.

Bits, Bytes & Batom. Nessa coluna, a doutoranda Juliana Freitag Borin apresenta algumas iniciativas internacionais para trazer e fortalecer a presença feminina na área de computação. Através dessas iniciativas, Juliana mostra como o mundo está mobilizado com essa causa de extrema importância para a sobrevivência da área.

Debate. Para a estréia da coluna Debate, os seus editores associados (professores Guilherme Travassos e Raimundo Macêdo) convidaram o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Antônio Neto, e o diretor de Regulamentação da Profissão da SBC, professor Ricardo Anido, para debaterem um dos assuntos mais polêmicos da Computação no Brasil: a regulamentação ou não da nossa profissão. O artigo apresenta a posição a favor (escrita por Neto) e a posição contra (escrita por Anido) de uma maneira simples e direta ao assunto.

E Agora, José? Essa coluna apresenta um artigo escrito pela mestranda Aracele Garcia de Oliveira sobre como entrar em um programa de mestrado nacional. Aracele apresenta 10 dicas que podem auxiliar no processo de admissão.

Em Destaque. Nessa segunda edição, Em Destaque apresenta as estudantes honradas com o primeiro Google Prêmio Brazil Women in Technology, ocorrido em 2008. O prêmio visa incentivar mulheres em cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas relativas a Ciência da Computação e Engenharias. O concurso brasileiro, que tem apoio da SBC é inspirado no prêmio Anita Borg. A entrega dos prêmios ocorreu em dezembro de 2008 na cidade de Belo Horizonte, MG, onde fica a sede de pesquisa e desenvolvimento da Google no Brasil.

How To. Estávamos (nós editoras da revista) pensando o que seria interessante publicar na SBC Horizontes. Então resolvemos olhar as mensagens dos últimos anos da SBC-L e percebemos que vários assuntos vão e voltam na lista. Um que sempre gera polêmica é a avaliação de projetos (seja de bolsa PQ, universal ou qualquer outro grande edital). Então pensamos que seria muito interessante se existisse uma receita de bolo com os passos básicos para escrever um bom projeto, ou pelo menos uma lista de “erros a serem evitados”. Desse modo, convidamos alguns pesquisadores brasileiros para responder duas perguntas: qual a característica mais importante de um projeto de pesquisa bem escrito e quais são os erros mais comuns em um projeto de pesquisa. Se você está pensando em escrever um projeto de pesquisa no futuro próximo, não deixe de conferir essas dicas!

Indústria. Nessa coluna, o aluno Gustavo Prado Alkmim e o professor José Monserrat Neto discutem o que é software livre. Os autores definem de maneira muito clara os diferentes tipos de software, os quais costumam gerar muita confusão: proprietário, freeware, de domínio público e livre. Além disso, eles caracterizam muito bem as propriedades do software para ser considerado livre, além de esclarecer dúvidas sobre licenças de software, direitos autorais, copyright e copyleft. Finalmente, também apresentam um pouco da história do software livre e as conseqüências de sua utilização.

Lá de Fora. Pela segunda vez, essa coluna discute oportunidades de realizar doutorado no exterior. A novidade é que os autores, Sabrina Marczak e Rafael Prikladnicki, apresentam uma excelente comparação entre realizar o doutorado pleno no exterior e realizar apenas um doutorado sanduíche no exterior. Os autores se baseiam em suas próprias experiências nessas modalidades de curso e discutem questões extremamente relevantes para quem está pensando em cursar o doutorado, ou uma parte dele, no exterior.

Perfil. Na estréia da coluna Perfil, um dos seus editores associados (professor Márcio Delamaro) entrevistou o professor alemão Dieter Rombach, diretor-executivo do Instituto de Engenharia de Software Experimental em Kaiserslautern. Veja o que o prof. Dieter pensa a respeito da importância de uma temporada na indústria para a sua pesquisa, o plano de expandir o Instituto para o Brasil, além de outros tópicos interessantes.

Etc & Tal. Esta coluna continua a moda atual de trilogias e apresenta o segundo artigo da saga sobre armazenamento de dados em aplicações Java. O artigo é escrito por Hua Costa, Leonardo Murta e Vanessa Braganholo e discute algumas soluções para os problemas de armazenar dados em aplicações Java. Além disso, as editoras chefe prepararam um verdadeiro balaio de informações e colocaram nessa coluna. No balaio estão: o que os leitores da SBC Horizontes têm a dizer e a perguntar, além de referências excelentes (e escolhidas a dedo!) para material publicado por outras sociedades científicas que se relacionam aos temas da SBC Horizontes.

Eventos. Não deixe de conferir a seção final da SBC Horizontes!!! Ela é dedicada à divulgação de conferências, congressos, simpósios e Escolas Regionais promovidas ou apoiadas pela SBC. Imperdível!!!

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem a segunda edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação da segunda edição da SBC Horizontes. Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos para a terceira edição é 20/07/2009. Maiores informações estão disponíveis no website da revista.

Recursos

Sobre as autoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após seu doutoramento, passou um ano como PosDoc Junior (bolsa do CNPq) no Instituto de Informática da UFRGS. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2007-2009) e editora-chefe da SBC Horizontes.
Marta Lima de Queirós Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007) e é editora-chefe da SBC Horizontes.


v02n01/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página