“O que esperar de uma empresa, e o que ela espera de você.”
Conhecimento técnico basta no mercado de trabalho atual? Como se portar em relação ao meu futuro? Respondendo a essas perguntas e várias outras, este artigo apresenta quatro dicas para se obter satisfação profissional. Algumas delas são simples e podem ser agregadas ao seu comportamento hoje mesmo, enquanto outras requerem um pouco mais de trabalho.
Um importante aspecto na vida de todos os seres vivos é o de ser útil em algo, trabalhar por uma melhoria para si ou para um grupo, construindo e atingindo objetivos, como fases passadas, em um jogo qualquer. Felizmente cada obstáculo ultrapassado nos rende gratificações e conhecimentos que serão incorporados em nosso perfil, aprimorando nosso personagem real, que é quem enfrentará os desafios da vida real.
Independentemente do tipo de trabalho que se almeja, uma pergunta que não se cala é: “Você prefere fazer aquilo que gosta, ou o que sabe fazer bem?”. A resposta escolhida é a menos errada possível: “Prefiro fazer o que gosto e sei fazer bem.”, responde Zezinho, sabendo que na vida real não existe uma linha separando as duas coisas. Na verdade, quando se sabe fazer algo a ponto de dominá-lo mais do que outras tarefas, o reconhecimento resultará em prazer pessoal, e quando se faz algo que lhe dá prazer, a tendência é começar a fazê-lo melhor a cada dia. Esse tipo de resposta teoricamente simples tem de ser seguida no dia-a-dia, mas de forma a abrir novas portas à sua frente. Muitas vezes o trabalho fácil e sossegado, que você já está acostumado a fazer, tem de ser deixado de lado para dar espaço a um trabalho novo, diferente e muitas vezes de maior valor agregado.
Este artigo segue apresentando algumas dicas para se obter satisfação profissional. Algumas delas são simples e podem ser agregadas ao seu comportamento hoje mesmo, enquanto outras requerem um pouco mais de trabalho.
Consistência de Comportamento. Desse modo, é importante estar sempre atento ao que seus superiores fazem. Isso pode ser a chave do sucesso dentro de uma empresa! Um quesito importante levado em conta na hora de atribuir tarefas é a confiança que seu chefe deposita em você, seus colegas de trabalho e seus subordinados. A confiança e outros fatores pesam na hora em que outros buscarem por você. Por isso esteja, é necessário manter consistência na atitude e comportar-se como as pessoas esperam de você. Claro, tal comportamento deve visar o bem comum, sem perder suas boas características e experiências que o fazem quem já é.
Receber e Defender novas Ideias. Além da consistência de comportamento, é necessário ser receptivo a novas ideias bem como saber apresentar as suas novas ideias. Lembre-se que o mercado profissional está cada dia mais receptivo a novas tecnologias, e que quem entra nele é encorajado a ter opiniões sobre as coisas nas quais atua, inclusive para melhorar o desempenho da empresa como um todo. Além disso, o número de empresas onde os funcionários não têm voz é bem menor que há algum tempo atrás. A razão para tal mudança é que empresas, onde a comunicação só vinha de cima pra baixo, acabaram sendo engolidas por empresas mais dinâmicas, que enxergam seus pequenos problemas e os tratam antes que se transformassem em problemas enormes.
Liderança. Para os que querem formar carreira e crescer na mesma dentro de uma empresa, também será necessário desenvolver habilidades de liderança. Um bom líder, principalmente na área da computação, é aquele que é respeitado por seus conhecimentos e experiência. Aquele que convence com seus argumentos ao invés de impor. Desse modo, ser um “computeiro” tecnicamente competente é meio caminho andado para se ter sucesso na carreira.
Mirar no possível. Existe uma diferença entre o possível e o improvável. Possível é tudo aquilo que depende principalmente de você; improvável é aquilo que depende mais de sorte ou dos outros do que de você. Por exemplo: Você quer ganhar na mega sena. As chances são de 1 para cada 50.000.000.000 (cinquenta bilhões!!!). A maioria das pessoas avalia as suas chances e decide que simplesmente não dá nem para tentar. Se o tempo que você passa pensando nisso ou apostando, você passasse planejando algo real dentro das coisas possíveis, com certeza seu futuro profissional já estaria um passo à frente do que estará se apenas visar o “sucesso” através de um bilhete de loteria. Ao invés de mirar em algo que depende de pura sorte, mire em algo possível. Qual curso lhe interessa e é reconhecido no mercado? Quem você conhece que parece ter segurança no que faz, parece ter futuro profissional? Aproxime-se destas pessoas. Lembre-se que contato interpessoal é tão importante quanto conhecimento técnico.
E boa sorte!
Andréa Pereira, “Buscando a Satisfação Profissional…”.
http://www.gostodeler.com.br/materia/2233/buscando_a_satisfacao_profissional.html
Karyne M. Lira. “Satisfação profissional não é igual sucesso profissional”.
http://karynemlira.com/satisfacao-profissional-nao-e-igual-sucesso-profissional/
»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.