Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n01:53

EVENTOS

EDIÇÃO ABRIL 2009

Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, ERBASE

Integração Empresa-Universidade

Unindo acadêmicos e profissionais da Computação dos três Estados

A Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe é o principal evento acadêmico da área de Informática da região, e tem como objetivo principal promover a integração dos estudantes dos três Estados e contribuir com a difusão de conhecimento. Este artigo apresenta a nona edição do evento, a ser realizada em maio de 2009, em Ilhéus, Bahia.

A ERBASE, Escola Regional de Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, é o principal evento acadêmico da área na região. Busca promover a integração dos estudantes e profissionais da área presentes e atuantes nesses Estados, por meio da troca e disseminação de conhecimentos e experiências.

A nona edição do evento será realizada em Ilhéus, Bahia, no período de 4 a 8 de maio de 2009, no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O objetivo geral de uma Escola Regional é proporcionar ao acadêmico da área um espaço para o intercâmbio de experiências e o acesso ao que de mais novo tem se pesquisado e produzido, por meio de palestras, mini-cursos e laboratórios apresentados por renomados pesquisadores, bem como pela apresentação das próprias pesquisas dos estudantes.

Estas Escolas visam divulgar localmente novas idéias, debater e promover a atualização profissional nos domínios da Ciência da Computação para alunos de graduação, professores e profissionais da área.

Pelas dimensões continentais do Brasil, nem sempre é possível que um aluno, professor ou profissional recém-formado, participe de um Congresso importante na área, pois as distâncias são muito grandes e os custos de deslocamento muito elevados. Por esta razão, as Escolas Regionais de Computação adquirem um status fundamental e diferenciado na formação complementar, dando a oportunidade de interagir com profissionais de notória competência, provenientes de instituições e núcleos de pesquisa bem consolidados.

A ERBASE é um evento tradicional, promovido anualmente por uma instituição sediada na região, sob os cuidados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A cada edição, procura-se promover um rodízio entre os três Estados, proporcionando uma facilidade maior de acesso aos interessados.

Realizado desde 2001, em 2009 teremos a nona edição, sendo a terceira vez no interior do Estado da Bahia, e a primeira vez sediada pela UESC.

Tradicionalmente, a ERBASE engloba três eventos paralelos de grande destaque: o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação (WITCG), no qual os alunos têm seu espaço para apresentar pesquisas realizadas e em andamento; o Workshop de Educação em Computação e Informática (WEIBASE), para a divulgação e troca de experiências, principalmente entre os professores, e especificamente no campo educacional da Computação; e o Workshop de Inclusão Digital (WIND), voltado exclusivamente para debates nessa área.

Nesta edição de 2009, um novo evento paralelo está programado, com a finalidade de oferecer um espaço para a integração da iniciativa privada com os diferentes grupos de pesquisa das instituições dos três Estados. O Encontro Tecnológico (ETBASE) contará com palestras e debates com o objetivo principal de buscar a integração Empresa-Universidade, tão necessária para o crescimento do país.

Também como uma novidade, acontecerá no dia quatro de maio, primeiro dia do evento, a sétima edição do CPU - Campeonato de Programação Universitário, promovido pela TecnoJr – Empresa Júnior de Computação da UESC. O CPU é um evento nos moldes da Maratona de Programação, que visa estimular o interesse dos estudantes pela programação.

Programação

A ERBASE 2009 contará com a participação de importantes pesquisadores, apresentando palestras ou responsáveis por mini-cursos e laboratórios, com assuntos atuais e de grande relevância. Contaremos com a participação de grandes nomes da Computação nacional, dentre os quais, já confirmados: Dra. Anna Helena Reali Costa, Dra. Aline Andrade, Dr. Alejandro Frey, Dr. Josemar Rodrigues de Souza e Dr. Maurício Escarpinati.



No Quadro 1 é apresentada uma relação com os 18 mini-cursos e laboratórios programados para os cinco dias do evento.

Coordenações

A Coordenação Geral da ERBASE 2009 está a cargo dos professores Dr. Eleazar Lozada e Dr. Paulo Eduardo Ambrósio, da UESC.

Cada evento paralelo tem sua coordenação própria, sendo:

  • WTICG
    • Profa. Dra. Eliana S. Almeida (UFAL) e Profa. Dra. Daniela Barreiro Claro (UFBA)
  • WEIBASE
    • Profa. Dra. Vânia Cordeiro da Silva (UESC) e Prof. Dr. David Moisés B. Santos (UEFS)
  • WIND
    • Profa. Vanessa Bittencourt Xavier (UESB), Profa. Dra. Débora Abdalla (UFBA) e Prof. Dr. Carlos José de Almeida Pereira (UESC)
  • ETBASE
    • Prof. Dr. Eleazar G. M. Lozada (UESC) e Prof. Dr. Paulo Eduardo Ambrósio (UESC)

Concluindo

A ERBASE 2009 ocorrerá em Ilhéus, Bahia, no período de 4 a 8 de maio.

Esperamos a presença de toda a comunidade da Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

Visite o web site do evento para ter acesso à programação atualizada, maiores informações e fazer sua inscrição.

Recursos

ERBASE 2009

CPU 2009






Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v02n01/53.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página