Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n02:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - AGOSTO 2009

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

Terceira Edição
A Terceira Edição da SBC Horizontes.

[BETWEEN] -1
Participação em Evento Internacional Durante a Graduação
Laércio Lima Pilla, UFRGS
Os simpósios internacionais são apenas para os professores e alunos de pós-graduação? Não mesmo! Neste artigo mostro um pouco sobre a minha experiência apresentando um trabalho em um evento na Coréia do Sul..

[BETWEEN] -2
Uma Informata no País do Genes
Maria Fernanda Barbosa Wanderley, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Optar por uma carreira multidisciplinar como a Bioinformática tem suas vantagens e desvantagens. Será que vale a pena?

[BITS, BYTES & BATOM]
Mulheres em Computação: Claudia Bauzer Medeiros
Entrevista por Sandra Fabbri.
Com certeza a Claudia é uma figura de destaque na comunidade feminina de computação no Brasil. Junto com outros cinco membros da SBC ela é a única mulher admitida à Ordem Nacional do Mérito Científico, na categoria tecnológica, em 2008. Sua atuação e sua contribuição em diversas frentes são um exemplo para todos. Assim, sendo esta coluna dedicada à participação da mulher na área de computação, esta matéria mostra um pouco da Claudia e de sua contribuição em alguns momentos de sua carreira. Entrevista por Sandra Fabbri.

[E AGORA, JOSÉ?]
Da Graduação “Privada” ao Doutorado
Eric Rommel Galvão Dantas, Ryan Ribeiro de Azevedo, CIn-UFPE.
Uma triste realidade na maioria das milhares de instituições de ensino superior privadas espalhadas pelo Brasil é a falta de estímulo ou preparação dos seus discentes para um bom programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado). É comum notar recém formados despendendo muito tempo “melhorando currículo” para conseguir entrar nesses programas e iniciar a carreira acadêmica. Neste artigo, abordamos pontos importantes tanto para as instituições privadas quanto para os graduandos destas que desejam ingressarem em bons programas de mestrado ou doutorado. Também diferenciamos e definimos as diversas formas de pós-graduação existentes, contribuindo assim com informações relevantes que ajudarão e facilitarão o ingresso nos programas de pós-graduação do Brasil.

[EM DESTAQUE]
Grande Prêmio Capes de Teses
Com Eduardo Nakamura, Ciência da Computação vence prêmio pela primeira vez! Entrevista por Ellen Francine Barbosa, ICMC/USP.
A coluna Em Destaque desta edição entrevista o professor amazonense Eduardo Nakamura, vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese. A tese de Eduardo, intitulada Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fio, foi escolhida a melhor da grande área Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, sendo esta a PRIMEIRA vez que uma tese de Ciência da Computação vence o Grande Prêmio! O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a orientação do professor Antônio Alfredo Ferreira Loureiro. Parabéns ao Eduardo e ao Prof. Loureiro, pelo excelente trabalho realizado! É, sem dúvida, um grande feito para a comunidade de computação!

[EM SOCIEDADE]
DOSVOX: a História de uma Revolução entre os Cegos
Débora Rossini M. Cardoso, Iúna Fricke D'Ascenzi, José Monserrat Neto, UFLA.
Este artigo examina a história de uma tecnologia chamada Dosvox, fruto de um projeto brasileiro desenvolvido no NCE/UFRJ, Brasil, a partir de 1993, permitindo que portadores de deficiência visual acessem e utilizem o computador.

[HOW TO]
Como fazer pesquisa bibliográfica
Agma Juci Machado Traina, Caetano Traina Jr., ICMC-USP São Carlos
Por onde devo começar quando quero iniciar uma pesquisa bibliográfica? Este artigo visa responder a essa questão, apresentando ao jovem pesquisador os passos principais para realizar uma pesquisa bibliográfica que contemple seu objetivo, bem como as ferramentas básicas amplamente disponíveis para ser bem sucedido.

[INDÚSTRIA]
O que pode ser chamado de empreendedorismo?
Antonio Valerio Netto, Cientistas Associados
Este texto busca apresentar ao leitor uma visão empreendedora sobre um assunto e uma área que nos últimos anos ganhou força no cenário nacional. Empreender, o que realmente isto quer dizer. Como poderia saber se sou uma pessoa com características empreendedoras e no que isto pode realmente ajudar a mim e a minha carreira. Será que ser empreendedor no Brasil é positivo? Será que existe algum tipo de reconhecimento pessoal ou financeiro para aqueles que se arriscam a realizar ações e atividades que tenham um alto grau de incerteza de dar certo?

[OPÇÕES & OBJETIVOS]
Desenvolvimento de Jogos em Pequenas Equipes
Marcos A. M. Brizeno Filho, Fernando L. M. Figueiredo, Paulo Eduardo dos Santos, Universidade Estadual do Ceará
Este trabalho fala sobre técnicas para o desenvolvimento de jogos, aplicando-as a realidade de pequenas equipes de desenvolvedores. Essas incluem o desenvolvimento do documento de Game Design, a Engenharia de Software no domínio de jogos digitais e algumas práticas para manter a produtividade da equipe. Este artigo foi escrito especialmente para aqueles que desejam começar, ou que já começaram, a se aventurar no mundo dos Jogos, pois sabemos o quanto é difícil encontrar um caminho nesta área

[PERFIL]
Entrevista com Vint Cerf Por Mirella M. Moro, UFMG
Vint Cerf é um dos criadores do protocolo TCP/IP e mais conhecido como o “pai da Internet”. Atualmente, é vice-presidente da Google e Chief Internet Evangelist. Em maio, esteve visitando o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, a convite do professor Berthier Ribeiro Neto, professor do DCC e vice-presidente de Engenharia da Google América Latina. Na ocasião, concedeu uma entrevista à profa Mirella, editora-chefe da SBC Horizontes. Leia aqui os melhores momentos desta entrevista e veja o que Vint tem a dizer sobre seus interesses atuais, privacidade de dados na Net, a eleição de Obama, os desafios de interface da Google, a internet interplanetária e muito mais.

[SBC ACONTECE]
A Diretoria da SBC 2009-2001
Conheça os diretores da SBC numa matéria “a La Horizontes”
Estreiando a coluna SBC Acontece, esta edição apresenta os diretores da SBC da gestão 2009-2011, eleitos em julho 2009. Porém, em vez de fazer a tradicional e burocrática apresentação, as editoras da SBC Horizontes colocaram uma série de perguntas pessoais e outras relacionadas à carreira para esses diretores. Perguntaram também sobre conselhos recebidos e passados adiante. Cada diretor ainda teve o desafio extra de enviar uma foto “pouco convencional” para a sua apresentação “a La Horizontes”.

[ETC & TAL]
Armazenando Dados em Aplicações Java - Parte 3 de 3.
Por Hua Lin Chang Costa, COPPE/UFRJ, Leonardo Gresta Paulino Murta, IC/UFF, Vanessa Braganholo, DCC/UFRJ.
Quais são os problemas e as opções disponíveis para armazenamento de dados em aplicações Java de verdade? Este artigo é o terceiro de uma trilogia, e complementa a resposta da parte “quais são as opções disponíveis” dessa pergunta com uma analise mais detalhada entre as principais opções.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Veja o que os leitores da SBC Horizontes têm a dizer e a perguntar
Você Viu?!



[EVENTOS]
Eventos promovidos e apoiados pela SBC.
Google Brazil Women in Technology Award
Conferência Latino-Americana de Informática - CLEI
SBBD - SBES
Escola Regional de Informática - ERI PR
Escola Regional de Computação - ERCEMAPI
28th International Conference on Conceptual Modeling
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Científica
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação



FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v02n02/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página