Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n01:22

EM SOCIEDADE

EDIÇÃO ABRIL 2010

ENEC

Executiva Nacional dos Estudantes de Computação

Muito discute-se acerca da participação da área de computação no M.E (Movimento Estudantil). Esse artigo apresenta a ENEC e motiva a participação do corpo discente em âmbito nacional, sendo também explicado como funciona a organização e participação da executiva.

O que é a ENEC?

A Executiva Nacional dos Estudantes de Computação - ENEC, fundada em setembro de 1993, é o órgão responsável pela associação, coordenação, orientação e representação dos cursos de graduação e pós-graduação na área de computação do Brasil. A ENEC é uma entidade civil, com autonomia administrativa, financeira e disciplinar, é apartidária e sem fins lucrativos.

Os cursos que compõem a área de computação são, segundo o MEC:

  • Ciência da Computação;
  • Engenharia de Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Licenciatura da Computação.

Além desses, a ENEC também representa cursos com outros nomes, que podem variar a cada faculdade, desde que sejam ligados à grande área de informática.

Diretoria

A diretoria da ENEC é composta por estudantes. O diretor eleito deve ser, obrigatoriamente, estudante da área de computação de uma Faculdade ou Universidade do estado que representa. Os diretores são eleitos, a partir de 2007, antes da Assembléia Geral realizada durante o ENECOMP para mandato de um ano. Apenas estados com participantes na Assembléia Geral poderão indicar representantes para compor a diretoria. Após a Assembléia, os diretores eleitos se reúnem para determinar quais cargos serão ocupados por cada um, definindo suas atribuição e obrigações.

Entre as competências da diretoria, estão:

  • Administrar a ENEC respeitando as suas atribuições;
  • Cumprir e fazer cumprir o estatuto da ENEC e suas próprias deliberações;
  • Aprovar os programas de ação dos cargos, departamentos e comissões criados pela diretoria;
  • Apoiar a criação das Executivas Estaduais dos Estudantes de Computação e colaborar no bom andamento dos seus trabalhos.

Encontros e Executivas Estaduais

O objetivo principal dos Encontros é criar e amadurecer ideias, propostas e projetos para serem apresentados e discutidos no ENECOMP. Também busca-se a integração e organização dos estudantes para discutir e solucionar problemas locais. O evento é uma ferramenta imprescindível para o fortalecimento das Entidades de Base.

Os Encontros Estaduais (ERECOMP – “sigla do estado”) devem ser organizados pelos estudantes em sua localidade. Durante os Encontros poderá ser formalizada a criação da Executiva Estadual dos Estudantes de Computação na Assembléia Geral, através de aprovação do estatuto da entidade e eleição da diretoria.

As Executivas Estaduais (ENEC – “sigla do estado”) têm total autonomia em relação à Executiva Nacional, mas espera-se que, além de realizar projetos locais, auxiliem os trabalhos da ENEC.

ENECOMP

O ENECOMP - Encontro Nacional dos Estudantes de Computação - é um evento anual organizado pala diretoria da ENEC, pelas entidades de base e por estudantes colaboradores. O evento é composto por mini-cursos, apresentações de projetos, palestras, mesas-redondas e grupos de discussões sobre temas acadêmicos, filosóficos, políticos e sociais.

Temas abordados durante o Encontro incluem: qualidade e currículos dos cursos de computação; regulamentação da profissão de informática; defesa da liberdade do conhecimento, uso e desenvolvimento de software livre; economia solidária; e temas ligados às novas tecnologias computacionais.

Durante o ENECOMP é realizada a Assembléia Geral dos Estudantes de Computação, na qual são votados assuntos pertinentes a executiva e o Conselho Fiscal da ENEC. Também são organizadas competições esportivas e festas com o objetivo de integrar os participantes.

Assembléia Geral dos Estudantes de Computação

A Assembléia Geral é órgão máximo da ENEC. A sessão ordinária é realizada durante o ENECOMP. A ela compete, entre outras, as seguintes atribuições:

  • Empossar a Diretoria;
  • Eleger e empossar o Conselho Fiscal;
  • Alterar o Estatuto;
  • Deliberar soberanamente sobre assuntos, de interesse dos estudantes, que surgirem.

Durante a realização da Assembléia todos os participantes têm direito a voz, mas apenas os delegados de curso têm poder de voto. O delegado de curso é o estudante eleito no seu curso para representá-lo na Assembléia Geral. O número de delegados que representarão cada curso, assim como a forma de eleição, são determinados pelo Regimento da Assembléia Geral.

Entidades de Base

Entidade de Base - EB, é o órgão que representa os estudantes formalmente em seu curso e em sua faculdade ou universidade. Popularmente conhecidas como Centro Acadêmico (CA) ou Diretório Acadêmico (DA), em geral as EB's são previstas nos estatutos das instituições de ensino e têm os seguintes objetivos:

  • Representar os estudantes perante a sociedade e perante as diversas instâncias da instituição de ensino, como nas reuniões departamentais, nas reuniões de colegiado de curso, entre outros;
  • Organizar atividades de cunho social, técnico e acadêmico, para fomentar a discussão de temas importantes para a comunidade estudantil, buscando a melhoria das condições de educação e desenvolvendo soluções para os problemas encontrados;
  • Promover a integração dos estudantes;
  • Articular junto com outras EB's, sendo da mesma instituição ou não, o cumprimento dos objetivos em nível institucional, regional e nacional.

Como contribuir com a ENEC

Para contribuir com os trabalhos da ENEC não é necessário afiliação formal ou pagamento de taxas. Você pode inscrever-se na lista eletrônica de discussão “enec-I”. Através dela você terá a oportunidade de conversar com colegas da área de computação de várias universidades e faculdades do país e com a diretoria da ENEC. Também existem as listas de discussões de cada estado, onde é possível ter um contato mais direcionado com os estudantes. Outra forma de contribuir com os Projetos da ENEC é colaborando com a edição do site da entidade. Para permitir que qualquer estudante possa editar o site é utilizada a ferramenta colaborativa “TWiki”. Para colaborar dessa forma cadastre-se no site.

Concluindo

É muito importante que os alunos e profissionais estimulem participem e encontrem-se no ENECOMP que acontece anualmente. Esse é um evento importante na área acadêmica e com o apoio de todos, poderá se tornar o maior evento estudantil de computação do país.

Diretoria

ENEC – Executiva Nacional dos Estudantes de Computação: http://www.enec.org.br

ENECOMP http://www.enec.org.br/enecomp

Lista de discussões da ENEC: http://listas.enec.org.br

Contato: enec@enec.org.br

Sobre o autor

Jacques Jefferson Leão Lima é graduando em Engenharia de Computação pela AREA1 – Salvador, participante de listas tais como PSL-Br, PSL-BA, ENEC, e militante no movimento estudantil, adepto da tese Reinventar. Ainda dentro da AREA1 assume o posto de membro do ConSup – Conselho Superior e Presidência do DAEC – Diretório Acadêmico de Engenharia de Computação além de acumular o cargo de Presidente da ENEC.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.

v03n01/22.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página