Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n01:39

SBC ACONTECE

EDIÇÃO ABRIL 2010

Distinções

Presidente e conselheiro da SBC recebem distinções da Ordem Nacional do Mérito Científico

Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia. A relação dos agraciados por seus feitos em 2008 e 2009 foi publicada na primeira semana de março, no Diário Oficial da União. No total, foram admitidas 75 pessoas nas classes Grã-Cruz e Comendador. Além disso, a Ordem promoveu 23 membros da classe de Comendador para a classe da Grã-Cruz.

Entre os premiados estão o presidente da SBC, prof. José Carlos Maldonado, que foi incluído na classe Comendador, e o conselheiro da SBC, prof. Virgílio A. F. de Almeida, que foi promovido à classe Grã-Cruz. Entre os demais premiados que têm atuação na área de Computação estão os novos Comendadores Valmir Carneiro (Coppe/UFRJ) e Luiz Velho (Impa). A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção é feita em ato solene presidido pelo presidente da República ou pelo ministro da Ciência e Tecnologia.

PARA SABER MAIS:

A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia. O Decreto nº 4.115, de 6 de fevereiro de 2002 dispõe sobre a Ordem e estabelece suas duas classes: Grã-Cruz e Comendador.

O Presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo Ministro da Ciência e Tecnologia- que o preside na qualidade de Chanceler- e pelos Ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. O Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia é o Secretário-Executivo da Ordem. A Academia Brasileira de Ciências se incumbe das atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

As propostas de admissão ou promoção de personalidades no Quadro da Ordem ou de concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico podem ser apresentadas ao Chanceler pelos membros do Conselho, pela Academia Brasileira de Ciências ou por qualquer autoridade ligada à área da Ciência e Tecnologia. As propostas devem ser justificadas e acompanhadas do curriculum vitae dos candidatos.

A Ordem dispõe também de uma Comissão Técnica, constituída de nove personalidades de alto nível, incumbida de apreciar o mérito de cada proposta de nome para admissão ou promoção, bem como para a Medalha. A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do Presidente da República.

Celebrações

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação completa duas décadas.

O SBIE 2009 realizado em Florianópolis nos dias 17 a 20 de novembro teve um carácter comemorativo. O evento mais tradicional da área completava 20 anos.

O evento organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) foi marcado pela participação efetiva do público e pela excelente qualidade dos trabalhos apresentados. Foram 601 trabalhos submetidos, sendo 416 artigos completos, 80 artigos resumidos, 30 Minicursos e 75 submissões aos workshops. Destes trabalhos foram aceitos 108 artigos completos (taxa de aceitação de 26%) formando dezoito sessões técnicas, 50 artigos Resumidos e 13 minicursos.

Destacaram-se as palestras ministradas pelo Dr Claudio André (MEC) que trouxe novidades do MEC relacionadas a Informática na Educação. A professora Dra. Léa Fagundes (UFRGS) realizou um resgate da história da área enfatizando a importância do papel da SBC nesta trajetória. O Dr. Carlos Lucena (PUC-Rio) apresentou palestra sobre Ciência da Web instigando os participantes a novos desafios.

Atividades comemorativas também marcaram o evento. Em sessão solene foram homenageadas cinco pessoas em reconhecimento as suas destacadas atuações na área. A escolha foi definida em votação realizada na lista sbc-ie-l.

Os homenageados foram Lea Fagundes (UFRGS), Lucia Giraffa (PUCRS), Mauro Pequeno (UFC), Marisa Lucena (PUC-Rio) e Rosa Vicari (UFRGS). Na ocasião todos manifestaram o orgulho pela consolidação da área e lembraram das dificuldades dos anos iniciais em que o uso de computadores na educação era visto com desconfiança. Um jantar comemorativo marcou o encerramento das atividades comemorativas e foi um dos pontos altos do evento com muita integração e descontração.

O SBIE 2010 será realizado pela primeira vez em Aracajú - Sergipe. As informações do evento poderão ser acessadas em http://www.sbie.org.br ou através da página da Comissão Especial de informática na Educação http://www.sbc.org.br/ceie.

Recursos

Anais do SBIE: http://www.sbie.org.br

Comissão Especial de informática na Educação: http://www.sbc.org.br/ceie

Portal de Publicações de Informática na Educação: http://www.br-ie.org/pub

Sobre os autores

André Raabe foi coordenador do Comitê de Programa do SBIE 2009. É professor e pesquisador do Mestrado em Computação Aplicada e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, onde também coordena o Grupo de Informática na Educação. Possui doutorado Informática na Educação pela UFRGS (2005) e mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (2001). É membro da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC e Editor Associado da Revista Brasileira de Informática na Educação desde 2007.
Ricardo Azambuja Silveira foi o coordenador geral do SBIE 2009. É Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Engenheiro Eletrônico pela PUC-RS. Professor adjunto do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.

v03n01/39.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página