Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n02:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Agosto 2010

Sexta Edição da SBC Horizontes

Bem-vindos à sexta edição da SBC Horizontes

Nesta Edição

Para a segunda edição de 2010, foram recebidos 12 artigos completos. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Os nomes dos revisores dos artigos serão publicados na edição de dezembro. Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Esta edição da coluna Between é super especial, pois apresenta um relato dos estudantes voluntários que auxiliaram na organização do maior evento da SBC: o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Nesse artigo, Karina Haddad, Henrique Silva, Mirna Silva e Guilherme de Noronha motivam os estudantes a serem voluntários, falam um pouco dos imprevistos que sempre acontecem e dão conselhos para aqueles que pretendem organizar eventos da SBC.

Bits, Bytes & Batom. A BB&B dessa edição apresenta dois artigos interessantes. O primeiro é uma coleção com os textos e os perfis dos autores premiados no primeiro concurso de redações da SBC Horizontes. Depois, ela apresenta um artigo escrito por Tania Tait que fala um pouco dos paralelos entre o papel da mulher nos vários setores da sociedade e também na Computação. Leitoras interessadas no assunto podem aprofundar seus conhecimentos lendo o livro de Fanny Tabak: “O Laboratório de Pandora - Estudos sobre a Ciência no Feminino” (ED. Garamond, 2002). Os 15 capítulos do livro, de leitura agradável, analisam os vários problemas da mulher cientista no Brasil. Outra fonte complementar importante é a discussão recém-iniciada na Academia Brasileira de Ciências sobre o acesso das mulheres à ciência e à tecnologia.

Em Destaque. Durante o CSBC 2010 foram entregues diversos prêmios. Para os estudantes, os principais foram no Concurso de Teses e Dissertações (CTD) e no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC). Conheça os trabalhos premiados e um pouco mais dos estudantes premiados em primeiro lugar nesses dois concursos.

Em Sociedade. Um dos aspectos mais importantes de nossa sociedade é formado pelos produtos tecnológicos que estão à disposição e ao alcance de todos. Porém, o que acontece quando tais produtos não são mais utilizáveis e precisam ir ao lixo? Rodrigo Ferreira e Cleyton Rodrigues apresentam várias informações sobre o lixo eletrônico, o qual é apontado como um dos grandes problemas do Brasil. Além disso, discutem a legislação internacional sobre o chamado “e-lixo”, como algumas empresas resolvem o problema e o que mais pode ser feito.

How To. Nessa coluna, Eric Dantas, Ricardo de Lima e Cândido do Egypto discutem os trabalhos de conclusão de curso, que podem incluir monografias e estágios. Além disso, apresentam dicas simples e úteis para os estudantes que estão concluindo seus cursos.

Indústria. Uma opção para vários estudantes e recém-graduados em computação (e áreas afins) é abrir sua própria empresa de tecnologia. Nessa coluna, Antonio Valerio Netto discute alguns dos desafios de criar e gerenciar uma empresa de tecnologia.

Perfil. A coluna Perfil teve a honra de entrevistar a profa. Therezinha Souza da Costa, ganhadora do prêmio Newton Faller da SBC em 2010. Em uma entrevista empolgante com perguntas preparadas por Noemi Rodriguez e Mirella Moro, Therezinha fala sobre seus trabalhos na SBC, como a matemática influenciou na sua carreira em Informática, como “os alunos de hoje não são mais como os de antigamente”, como concilia sua vida profissional com a pessoal, e muuuito mais!

SBC Acontece. Essa edição introduz a nova categoria de sócios para estudantes de graduação, o novo portal da SBC e a nova parceria SBC-ACM, a qual traz várias vantagens para os sócios da SBC. Além disso, as editoras prepararam um artigo sobre a 30ª edição do CSBC, incluindo algumas fotos das mais de 1500 tiradas durante o evento em julho em BH.

Etc & Tal. Esta coluna inicia com um artigo escrito por Alexandre Lucas sobre utilizar sua HP e codificar o método de criptografia RSA. A seguir, temos vários artigos interessantes que foram publicados pelas sociedades irmãs no Você Viu?!

Eventos. Finalmente, esta coluna apresenta várias chamadas e propagandas dos próximos eventos promovidos ou apoiados pela SBC.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes. Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é 26/10/2010.

Recursos

Sobre as autoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após seu doutoramento, passou um ano como PosDoc Junior (bolsa do CNPq) no Instituto de Informática da UFRGS. É Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2009-2011) e editora-chefe da SBC Horizontes.
Marta Lima de Queirós Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007) e é editora-chefe da SBC Horizontes.


v03n02/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página