Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n02:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - AGOSTO 2010

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

A Sexta Edição da SBC Horizontes
A Sexta Edição da SBC Horizontes

[BETWEEN]
Participar da organização do CSBC
Karina Haddad, Henrique Silva, Mirna Silva, Guilherme Francis de Noronha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Um evento de porte nacional como o CSBC exige muitos preparativos e tem de existir uma equipe na organização de tudo. E é nessa equipe de organização que surgem os voluntários dispostos a ajudar e a colaborar com o sucesso do evento. Nesse artigo relatamos a nossa experiência como alunos voluntários na organização do CSBC 2010 e respondemos a algumas perguntas cruciais. Por que participar de um congresso? Por que se voluntariar para fazer parte da organização do congresso? Quais os conselhos para os próximos voluntários?

[BITS, BYTES & BATOM]
Adicionando Batom aos Bits & Bytes
Carina F. Dorneles, UFSC, Carla Alessandra L. Reis, UFPA, Gisele L. Pappa, UFMG
Em celebração ao primeiro aniversário da SBC Horizontes, foi realizada a primeira edição do Concurso de Redações da SBC Horizontes. Este concurso é uma iniciativa para explorar e gratificar o potencial criativo de nossos jovens, identificando e reconhecendo novos talentos, incentivando uma maior participação junto à sociedade. Para a primeira edição do concurso, o tema selecionado foi Computação para Meninas: Adicionando Batom aos Bits e Bytes. Confira nessa edição as redações premiadas.

[BITS, BYTES & BATOM] - 2
Mulher, Política e Computação
Tania F. C. Tait,Universidade Estadual de Maringá
Muito se fala em participação da mulher em todos os setores da sociedade. Entretanto, em algumas áreas, como a tecnológica, a presença das mulheres vem se tornando cada vez mais rara. Paralelo a esse fenômeno, em outra área, a política também se ressente da presença feminina. O presente artigo traz uma reflexão sobre a ausência da mulher tanto na política como na computação, traçando um paralelo da falta de motivação para a atuação feminina nas duas áreas a partir da prática de discriminação contra a mulher existente na sociedade, ainda nos dias de hoje.

[EM DESTAQUE]
Premiados do CTIC e CTD
Todos os anos, a SBC premia os melhores trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica através dos concursos CTD e CTIC. A apresentação dos trabalhos concorrentes e a premiação acontecem durante o Congresso da sociedade. Confira nesse artigo os trabalhos premiados em 2010 e conheça os grandes vencedores de cada categoria.

[EM SOCIEDADE]
O Lixo eletrônico no Brasil
Rodrigo Diego Gonçalves Ferreira, Faculdade Osman Lins e Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues, Cin-UFPE.
Desenvolvimento sustentável é uma preocupação mundial e de forte impacto social, econômico e ecológico. Muito se fala sobre degradação do meio ambiente, contudo, pouco se faz para conter esse problema que ameaça as futuras gerações do planeta. Este artigo informativo denota, neste âmbito, uma visibilidade aos fatores que levaram o Brasil a ser criticado por instituições não-governamentais de diversos lugares do mundo por não ter uma legislação vigente sobre os aspectos do lixo eletrônico, bem como a falta de regulamentação de práticas sustentáveis de recolhimento das sucatas eletroeletrônicas pelos seus respectivos fabricantes.

[HOW TO]
Trabalhos de Conclusão de Curso
Eric Rommel G. Dantas, Ricardo Roberto de Lima, Cândido José Ramos do Egypto, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.
Mesmo tão presente na vida estudantil dos milhares de alunos de graduação, este assunto sempre oferece e gera dúvidas infindáveis. Para minimizar tais dúvidas, este trabalho visa esclarecer informações importantes e apresentar dicas interessantes para discentes que estão ou irão participar de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) nos mais diversos tipos de instituições de ensino superior, além de incentivá-los para submissões em revistas e eventos científicos da área.

[INDÚSTRIA]
Que tal criar a sua própria empresa de tecnologia?
Antonio Valerio Netto, Cientistas Associados.
Esse artigo apresenta alguns dos principais desafios de criar e gerenciar uma pequena empresa de tecnologia. Esses desafios estão em um contexto multidisciplinar que envolve três pilares de sustentação: administração, negócios e tecnologia. A ausência ou má gestão de algum deles poderá colocar em risco todo o empreendimento. A ideia é que, ao empreender, o estudante ou recém-graduado possa levar em consideração (no seu planejamento empresarial) estratégias que permitam harmonizar os três pilares.

[PERFIL]
Therezinha Souza da Costa: ganhadora do Newton Faller 2010
Entrevista por Noemi Rodriguez (PUC-Rio) e Mirella M. Moro (UFMG).
O Prêmio Newton Faller homenageia membros da SBC que se distinguiram ao longo de sua vida por serviços prestados à SBC. O prêmio é exclusivo a sócios efetivos e fundadores e é entregue durante a cerimônia de abertura do Congresso da SBC. O prêmio é uma homenagem ao prof. Newton Faller, pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse Perfil apresenta a ganhadora do prêmio em 2010, a profa. Therezinha da PUC-Rio.

[SBC ACONTECE]
Novidades da SBC e CSBC 2010: Sucesso Pleno e Absoluto
A segunda edição desta coluna destaca distinções recebidas por sócios da SBC e a celebração do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação que completa duas décadas.

[ETC & TAL]
Codificação na HP com o método de criptografia RSA
Alexandre Almeida da Costa Lucas, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).
Você já utilizou sua calculadora para efetuar cálculos de aritmética modular? É possível calcular potências com expoentes maiores que mil, em aritmética modular, em sua calculadora científica? A resposta para a segunda pergunta é sim. Esse artigo proporcionará ao leitor algum contato com as operações matemáticas envolvidas em um exemplo simples de codificação e decodificação utilizando o método RSA.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!


[EVENTOS]
Eventos promovidos e apoiados pela SBC.
CBSoft 2010 - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática
ERRC do Chimarrão - 8a Escola Regional de Redes de Computadores
IHC SBSC SBBD WebMedia
ERIN 2010 - II Escola Regional de Informática - Informática e os Desafios Regionais
Maratona de Programação 2010
ICTSS SBMF SAST
ERCEMAPI - Escola Regional de Computação | Ceará | Maranhão | Piauí
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Científica
JIDM - Journal of Information & Data Management - Call for Papers
CSBC 2011 - XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v03n02/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página