Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n03:35

SBC ACONTECE

EDIÇÃO Dezembro 2010

SBBD 2010: 25 anos ampliando as fronteiras de bancos de dados

Promovido anualmente pela Comissão Especial de Bancos de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) reúne desde 1986 pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços da área. Tradicionalmente, o SBBD tem reunido em torno de 500 participantes e é o maior evento na América Latina para a apresentação e discussão de resultados de pesquisa relacionados à área. Em 2010, o SBBD foi realizado junto ao IHC, WebMedia e SBSC.

Como não poderia deixar de ser, o marco dos 25 anos do SBBD foi celebrado em grande estilo na cidade de Belo Horizonte. As celebrações incluíram um logo desenvolvido especificamente para os 25 anos do SBBD, um pôster com todas as capas das primeiras 24 edições, premiações para pessoas de destaque na comunidade, painel sobre o SBBD e um coquetel comemorativo. Além disso, o Laboratório de Bancos de Dados da UFMG (responsável pela organização do SBBD 2010) desenvolveu uma página especial com acesso ao banco de dados das edições anteriores do SBBD (incluindo capa, organização, número de trabalhos publicados, título e autores dos artigos), uma série de estatísticas super interessantes sobre todas as edições do SBBD e uma galeria com mais de 250 fotos das edições anteriores do SBBD. A página pode ser acessada em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/sbbd/

Momentos SBBD 2010

Abertura dos Eventos: Antonio Otávio Fernandos (Diretor do ICEx, UFMG), Eduardo Barrere (coord. WebMedia), Ana Carolina Salgado (representando a presidência da SBC), José Nagib Cotrim Árabe (representando a reitoria da UFMG), Raquel Prates (coord. IHC), Adriana Vivacqua (coord. SBSC), Mirella Moro (coord. SBBD)
Poster Comemorativo SBBD 25 anos, com as capas das 24 edições anteriores
Premiações SBBD 25 Anos: Marta Mattoso entrega a Rubens Mello o destaque pela organização do 1º SBBD
Premiações SBBD 25 Anos: Marta Mattoso e Mirella Moro entregam a Caetano Traina o destaque pela excelência da pesquisa em BD
Painel SBBD 25 Anos: Alberto Laender (UFMG), Rubens Nascimento Melo (PUC-Rio), Cláudia Bauzer Medeiros (UNICAMP), Altigran da Silva (UFAM), Mário Nascimento (University of Alberta), Marta Mattoso (COPPE/UFRJ) - Moderadora

Mulheres em Bancos de Dados

Outro momento de destaque do SBBD 2010 foi a já tradicional foto das mulheres em Bancos de Dados (a primeira é de 2008 e está disponível na Galeria em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/sbbd). A comunidade de BD da SBC é notoriamente uma das que tem maior participação feminina, tanto no comitê de programa quanto na autoria e apresentação de artigos. Em uma época em que tanto se discute a participação feminina na Computação, incentivar a integração das mulheres durante o evento é imprescindível, e certamente uma iniciativa que é exemplo para as demais comunidades da SBC.

Mulheres em Bancos de Dados – Parte I
Mulheres em Bancos de Dados – Parte II

O Comitê Diretivo da Comissão Especial de Bancos de Dados da SBC agradece a todas as pessoas que contribuíram para sucesso das 25 primeiras edições do SBBD e pela excelência da pesquisa e dos trabalhos desenvolvidos em bancos de dados na comunidade brasileira.


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v03n03/35.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página