Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n03:37

SBC ACONTECE

EDIÇÃO Dezembro 2010

Premiações recebidas por nossos Sócios

O quarto trimestre de 2010 foi muito rico em premiações, especialmente para nossas pesquisadoras.

Os primeiros vieram em setembro, durante a Conferência ACM SIGDOC (www.sigdoc.org/2010), na qual as pesquisadoras brasileiras Maria Cecilia Calani Baranauskas (UNICAMP) e Clarisse Sieckenius de Souza (PUC-Rio) foram agraciadas com o Rigo Award. O prêmio recebe o nome em homenagem a Joseph Rigo, fundador do SIGDOC (Special Interest Group on Design of Communication, da ACM), e celebra a carreira de pesquisadores com expressive contribuição na área de communication design. Desde 2004, os Rigo Awards têm sido concedidos bianualmente. As pesquisadoras, da área de IHC, foram as primeiras brasileiras a receber tal premiação e foram homenageadas durante o jantar de confraternização do SIGDOC'10, realizado em São Carlos.

Profa. Maria Cecilia C. Baranauskas Profa. Clarisse S. de Souza

Já em outubro, a profa. Ana Regina Cavalcanti da Rocha (UFRJ) recebeu o Anita Borg 2010 Change Agent Awards (underwritten by Google). Esse prêmio celebra o sucesso de mulheres em países desenvolvidos que trabalham em sua comunidade para atrair e apoiar mulheres em tecnologia. Nesse ano, além da profa. Ana Regia, Gayatri Buragohain da Índia e Tayana Etienne do Haiti também receberam o prêmio. Na página da premiação, o trabalho de Ana Regina para o desenvolvimento da área de Engenharia de Software no Brasil recebeu destaque. Nesse trabalho, Ana Regina focou em dois problemas essenciais: a falta de oportunidades educacionais e profissionais para mulheres e o nível assustador de pobreza no Brasil. Seu conjunto considerável de alunas e orientadas têm conseguido sucesso tanto na indústria quanto na academia. Por oferecer oportunidades àquelas que de outra maneira não as teriam, Ana Regina tem inspirado várias companhias e programas por todo território brasileiro. Ela devotou sua carreira à fornecer tais oportunidades a estudantes, especialmente mulheres e particularmente de áreas rurais do Brasil, que têm pouco acesso à educação e tecnologia. Ela inspira e influencia essas mulheres a retornarem pra casa depois de seus estudos e fornecer oportunidades similares para seus alunos e colegas. A sua rede de mulheres na Ciência da Computação tem crescido em marcha acelerada, agora que suas ex orientandas estão em posições de destaque, encorajando a próxima geração de mulheres a continuarem sua tradição de educação e excelência. (fonte: http://gracehopper.org/2010/conference/2010-award-winners).

Ana Regina Cavalcanti da Rocha

Finalmente, ainda em outubro, a profa. Jussara Marques de Almeida (UFMG) e Eduardo Freire Nakamura (UFAM) ingressaram como Membros Afiliados na Academia Brasileira de Ciência (ABC). Eles farão parte da ABC por cinco anos. A categoria de membro afiliado foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, visando a descentralização das atividades da Academia e o estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país. (fonte: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=834).

Profa. Jussara de M. Almeida Prof. Eduardo F. Nakamura


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v03n03/37.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página