Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n03:38

SBC ACONTECE

EDIÇÃO Dezembro 2010

DOIS ANOS DE SBC HORIZONTES: por onde andamos

Com a Edição de Dezembro 2010, a SBC Horizontes completa dois anos de funcionamento. Antes de agradecer a nossos caros leitores todo o apoio e todos os acessos recebidos nesse tempo, resolvemos publicar esse artigo informando um pouco sobre o perfil de quem acessa a SBC Horizontes. Note que não vamos mostrar absolutamente todas as estatísticas, mas apenas as mais interessantes.

Figura 1 Número de Visitas e estatísticas sobre as mesmas
Figura 2 Estatísticas sobre como as pessoas encontram a SBC Horizontes

A Figura 1 mostra o número de visitas e as estatísticas sobre as mesmas no período de 7/10/2008 (quando uma conta foi criada para a SBC Horizontes no Google Analytics) a 02/12/2010 (quando essa edição foi fechada). É interessante notar que os momentos de pico nesse gráfico são exatamente quando mensagens sobre a SBC Horizontes foram postadas na SBC-L (lista de email da SBC).

Outra estatísticas interessante é sobre como os internautas encontram a SBC Horizontes na Web. A Figura 2 mostra as estatísticas sobre as fontes de tráfego. É interessante notar que grande parte do tráfego (aproximadamente 71%) vem do acesso direto. Isso quer dizer que a grande maioria das pessoas sabe o link da revista ou o tem em sua barra de favoritos (aliás, essa é uma excelente sugestão! Você tem a SBC Horizontes como favorito? Não?! Então fica aí o lembrete). Essas estatísticas também mostram as principais fontes (Google, página da UFMG – instituição de uma das editoras-chefe da revista, e Orkut) bem como as palavras chave utilizadas nos mecanismos de busca.

As estatísticas seguintes talvez sejam as que as pessoas tenham mais curiosidade de saber: a distribuição dos acessos no Brasil. A Figura 3 mostra que os mais de 21 mil acessos da SBC Horizontes vêm de aproximadamente 300 cidades. É interessante observar o aglomerado de acessos na região sudeste. A “pergunta que não quer calar” vira então: qual a cidade com mais acessos à página? Veja na Tabela 1 quais são as 10 cidades brasileiras com mais acesso à SBC Horizontes.

Figura 3 Distribuição dos acessos no Brasil
Tabela 1 Cidades com mais acesso à SBC Horizontes

Interessante não? Mas para nossos leitores não ficarem com a impressão que nós só prestamos atenção às cidades que nos acessam com muita frequência, resolvemos adicionar às estatísticas duas listas igualmente muito especiais:

  • Cidades com um único acesso: Alagoinhas, Arcos, Avare, Balsas, Bariri, Cachoeira Do Sul, Camaqua, Canoinhas, Capanema, Catanduva, Ceres, Concordia, Cotia, Curitibanos, Dracena, Guanambi, Guapore, Ibiruba, Imbituba, Itarare, Jaguarari, Jequie, Laranjal Paulista, Leme, Lontras, Matriz de Camarajibe, Mococa, Monte Carmelo, Nova Odessa, Pirapora, Ponta Pora, Poti, Redencao, Ribeirao Pires, Rio Verde, Santo Antonio Da Platina, Santo Antonio de Jesus, Sao Bernardo Do Campo, Sao Mateus Do Sul, Sao Sebastiao, Sinop, Sobral, Torres, Tucurui, Tupa, Unai, Uruguaiana.
  • Cidades com dois acessos: Barreiras, Braco Do Norte, Cachoeira Do Sul, Cacoal, Caninde, Castelo, Itubera, Jatai, Lencois, Lorena, Mogi-Mirim, Nova Prata, Ourinhos, Palmeira Das Missoes, Paragominas, Passos, Paulinia, Paulista, Ramalho, Rio Verde, Sao Joao Da Boa Vista, Sao Jose Do Rio Preto, Seropedica.

Se sua cidade não estiver aparecendo nessa lista, é porque tem algo de errado com o seu provedor (o qual registra o acesso à outra cidade) ou sua cidade precisa de mais ou menos acessos para entrar nas nossas listas de cidades.

Agora, com as cidades que mais acessam e com as que menos acessam, só ficou faltando uma categoria de nossos leitores: os internacionais. Sim, exatamente, a SBC Horizontes também tem leitores espalhados mundo à fora, conforme mostra a Figura 4. Claro que, sendo uma revista em português, a SBC Horizontes é majoritariamente lida por internautas brasileiros. Mas qual a surpresa nesse gráfico que mostra que a revista é acessada por 44 (!) países e territórios, indo desde o Canadá à Nova Zelândia? Vários leitores na Europa e na Ásia também, incluindo dois países africanos.

Figura 4 Distribuição de acessos pelo mundo

E para complementar essa informação, no número de acessos por país, o Brasil lidera as estatísticas, seguido dos EUA, França, Peru, Canadá, UK, Alemanha, Espanha e Japão. Para finalizar as estatísticas, a lista de países que possuem apenas um acesso é composta de: Czech Republic, Israel, Lithuania, Benin, Mexico, Hungary, Thailand, New Zealand, Angola, Russia, Costa Rica, Iran.

É isso aí! Em apenas dois anos, a SBC Horizontes teve muitos acessos no Brasil, na América Latina e no mundo! Agora é esperar para ver como esse quadro deve mudar depois da publicação desse artigo, pois esperamos que outras cidades queiram entrar nas estatísticas também…


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v03n03/38.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página