Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n03:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - DEZEMBRO 2010

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

A Sétima Edição da SBC Horizontes
A Sétima Edição da SBC Horizontes

[BETWEEN]
Dicas para Aumentar sua Produtividade
Felipe Hummel, UFAM.
Esse artigo apresenta cinco dicas para aumentar a sua produtividade, seja você estudante ou profissional. As dicas são simples e necessitam de apenas uma dose de boa vontade para serem executadas (duas doses se você estiver trabalhando até tarde da noite).

[DESTAQUE]
Maratona de Programação
Carlos Eduardo Ferreira, IME - Universidade de São Paulo
Em outubro de 2010 foi realizada mais uma final brasileira da Maratona de Programação. Este artigo apresenta informações importantes sobre a Maratona e apresenta os times vencedores da final brasileira.

[EM SOCIEDADE]
A importância da TV digital para o Brasil
Julio César Ferreira da Silva, LAVID-UFPB, Hildegard Paulino Barbosa, MUS3-UFPB, Tatiana Aires Tavares, LAVID-UFPB.
Este artigo apresenta ao leitor a implantação da TV Digital no Brasil como um novo paradigma para os veículos de comunicação de massa, através da inserção de mecanismos de interatividade. A TV Digital se define então como uma nova maneira de transmitir conteúdo e conectar as pessoas de uma nação, com possibilidade de um impacto social no país. Por isso, muitos aspectos (técnicos e, principalmente, sociais) devem ser levados em conta nesta fase, porque, devido à interatividade, espera-se que haja mudanças na educação, indústria, inclusão social, entre outras áreas.

[EM SOCIEDADE]
INCT para a Web oferece Oficina de Inverno
Cristina D. Murta, Centro Federal de Educação Tecnológica de MG, Evandrino G. Barros, Centro Federal de Educação Tecnológica de MG, Raquel Oliveira Prates, Universidade Federal de Minas Gerais
Em uma iniciativa pioneira, o INCT para a Web ofereceu uma oficina de inverno para alunos de ensino médio. O tema da oficina foi Redes Sociais.

[HOW TO]
Como se preparar para uma apresentação de sucesso
Luciana Alvim Santos Romani, Agma Juci Machado Traina, ICMC-USP São Carlos
Uma vez que os slides da apresentação estão prontos, como se preparar para apresentá-los oralmente? Este artigo dá dicas de como apresentar trabalhos acadêmicos em defesas, conferências e eventos de forma clara, objetiva e interessante, indicando ao jovem pesquisador como se preparar para a apresentação de forma a valorizar seu trabalho e prender a atenção da audiência.

[HOW TO]
Como planejar uma Pesquisa Científica
Jane Aparecida Buzzi Pereira Neves, Faculdades Expoente, Luiz Antônio Pereira Neves, Universidade Federal do Paraná
Este artigo apresenta uma metodologia de pesquisa que visa facilitar ao aluno a compreensão de como realizar o desenvolvimento de uma pesquisa científica. A metodologia é moldada em quatro momentos e exemplificada através de uma construção prática de um objeto do mundo real.

[OPÇÕES E OBJETIVOS]
Qual o Perfil do Profissional da Área de Tecnologia da Informação?
Ricardo Luiz B. L. Campos, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)
Dado o vasto conjunto de opções de atuação para o profissional de TI, às vezes é complicado definir como é esse mercado e como é esse profissional. Este artigo apresenta as capacidades técnicas e comportamentais necessárias para tal profissional obter sucesso em um mercado que é cada vez mais competitivo.

[SBC ACONTECE]
SBBD 2010: 25 anos ampliando as fronteiras de bancos de dados
Premiações recebidas por nossos Sócios
DOIS ANOS DE SBC HORIZONTES: por onde andamos

Nessa coluna, a editora Mirella Moro preparou com carinho três artigos muitos especiais. O primeiro apresenta as comemorações dos 25 anos do SBBD (Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados) realizadas em outubro na cidade de Belo Horizonte. Essa edição do SBBD foi repleta de premiações e celebrações, incluindo a já tradicional foto com as Mulheres de Bancos de Dados. O segundo apresenta algumas das premiações recebidas por nossos sócios desde a edição anterior da SBC Horizontes. O terceiro artigo celebra os dois anos da SBC Horizontes e mostra por onde a revista tem andado através de estatísticas sobre seus leitores. Foram mais de 22 mil visitas de 309 cidades do Brasil e outros 43 países e territórios.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!


[EVENTOS]
Eventos e periódicos promovidos/apoiados pela SBC.
AOSD 2011
XI ERBASE
VIII ERBD
CBSEC 2011
SBRC 2011
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC)
Journal of Information and Data Management (JIDM)
Journal of Internet Services and Applications (JISA)
CSBC 2011 - XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v03n03/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página