Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n01:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Abril 2011

Bem vindos ao Volume 4

Novo volume, nova editora-chefe…
Esta edição é extremamente especial para a SBC Horizontes. Como pode ser percebido, este prefácio está sendo assinado pela nova editora-chefe da revista, a profa. Agma da USP São Carlos. Após praticamente 3 anos de trabalho, a profa. Marta Mattoso se “aposenta” do cargo de editora-chefe, passando a compor o Corpo Editorial. A SBC Horizontes tem muito a agradecer à Marta e desde já deseja boa sorte e boas vindas à Agma.

Nesta Edição

Para a primeira edição de 2011, foram recebidos 6 artigos completos. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Destaque. Pela primeira vez, uma edição da SBC Horizontes começa direto com a coluna Destaque, trazendo o tão merecido Prêmio Faz Diferença, entregue no início do ano ao conselheiro da SBC prof. Silvio Meira, da UFPE, e o novo secretário da SEPIN, conselheiro da SBC prof. Virgílio Almeida, da UFMG.

E Agora, José? Continuando as novidades, esta coluna apresenta o texto apresentado na colação de grau em Ciência da Computação da UFRGS, escrito pelo paraninfo prof. Weber. Este texto é simplesmente o máximo, pois faz um passeio muito interessante pela Computação.

Em Sociedade. Mais novidades chegam na coluna Em Sociedade, que apresenta o relato do prof. Rodolfo da UNICAMP sobre a disponibilização das aulas de Computação na Web. Ele relata os softwares utilizados e todo o processo dessa importante contribuição social.

Lá de Fora. Nessa edição, a diretora de Educação da SBC, Mirella Moro, e o diretor da SOFTEX, John Forman, apresentam três iniciativas americanas para melhorar a educação em Computação tanto nas escolas quanto no ensino superior. Veja o que os americanos estão fazendo e que talvez a gente possa adaptar para a realidade tupiniquim.

Opções e Objetivos. Seguindo a “super-moda” da TV americana com seus shows de CSI (crime scene investigation), a SBC Horizontes tem o prazer de apresentar um artigo convidado sobre Computação Forense e Perícia Criminal. Nele, podemos ver que CSI não é coisa só de TV, e pode ser uma opção de carreira interessante e cheia de desafios.

Perfil. Nessa coluna, a editora-chefe profa. Mirella apresenta a sua entrevista com o prêmio Turing prof. John Hopcroft, da Universidade de Cornell. Hopcroft fala sobre as inovações em Computação, os segredos de fazer boa pesquisa, a importância da teoria matemática para a Computação e como manter o interesse didático depois de quase 50 anos de ensino.

SBC Acontece. Esta coluna apresenta duas notícias super importantes sobre a SBC: o processo eleitoral e a nova editoria da RBIE. Além disso, apresenta algumas das Escolas Regionais que aconteceram com enorme sucesso no ano de 2010. Esperamos que a história dessas Escolas sirvam de inspiração para aumentar o número de participantes nas próximas edições bem como incentivar outras Secretarias Regionais a organizarem suas próprias Escolas em Informática ou temas específicos.

Etc & Tal. Esta coluna ficou super especial com um artigo escrito em co-autoria pela a ex-editora-chefe Marta Mattoso. Focando na tendência de computação na nuvem, este artigo discute vários fatores que devem ser considerados por cientistas na hora de migrar seus experimentos científicos para a nuvem. A seguir, temos vários artigos interessantes que foram publicados pelas sociedades irmãs no Você Viu?! E finalizando as novidades deste novo volume da SBC Horizontes, agora incluímos também artigos sobre carreira publicados da mega-revista Nature.

Eventos. Finalmente, esta coluna apresenta várias chamadas e propagandas dos próximos eventos promovidos ou apoiados pela SBC.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes. Um grande e especial agradecimento à profa. Marta Mattoso por concluir com excelência as suas atividades na chefia editorial desta revista.

Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é julho de 2011.

Recursos

Sobre as Editoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.
Agma Traina cursou Bacharelado em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Ciências de Computação pelo ICMSC da Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professora Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. É sócia da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.


v04n01/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página