Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n01:29

SBC ACONTECE

EDIÇÃO Abril 2011

Escolas Regionais de Informática da SBC

As Escolas que têm o poder de mudar a vida de nossos estudantes

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) têm tradição na promoção de Escolas

Regionais de Informática que reúnem as comunidades de várias regiões do país. Originalmente nascidas sob o título Escola Regional de Informática (ERI), versando sobre Computação em geral, as Escolas Regionais mais recentemente se especializaram ao criarem Escolas temáticas, versando sobre áreas específicas da Computação. Neste artigo apresentamos um relato sobre algumas das Escolas Regionais da SBC ocorridas no ano de 2010, de forma a apresentar ao leitor um resumo sobre as mesmas e principalmente enfatizar suas características peculiares que as tornam eventos tão especiais e importantes desta Sociedade.

Introdução

As Escolas Regionais de Informática (ERIs) da SBC foram as precursoras dos diversos eventos regionais em Computação que hoje acontecem ao longo do país. O que diferencia as ERIs de outros eventos tradicionais da SBC é que seu escopo geográfico permite a interação mais próxima e intensa entre estudantes e profissionais de informática que compartilham uma realidade local particular. Diferentemente dos eventos nacionais da SBC, as ERIs visam agregar comunidades locais em torno de temas que tenham relevância nos contextos peculiares de cada região onde elas são organizadas.

Em suas primeiras edições, as ERIs abordavam, nas várias regiões onde ocorriam, temas relacionados a todas as áreas da Computação, apresentando as tendências de pesquisa e mercado. Mais recentemente, Escolas Regionais temáticas passaram a ser organizadas em torno de temas específicos, especializando assim o modelo original das ERIs sem, porém, o substituí-lo. Hoje, como observado ao longo deste artigo, Escolas de abrangência geral (ERIs) convivem harmoniosamente com Escolas temáticas. As próximas seções relatam sobre a organização e realização de algumas das principais Escolas Regionais que ocorreram durante o ano de 2010. Os diversos coordenadores das Escolas apresentam seus pontos de vista dos eventos, além de discutirem sobre edições futuras das Escolas.

1ª Escola Regional de Informática de Mato Grosso do Sul (I - ERI MS)

Mato Grosso do Sul tem se destacado, nos últimos anos, como um destino conhecido nacionalmente para eventos ligados à área de Computação. Após a IV ERI-CO realizada em 2002, a cidade de Campo Grande recebeu o CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação) em 2006, o XXI SIBGRAPI (Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens), o IX WSCAD (Workshop de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho) e o evento Internacional XX SBACPAD (International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing) durante o ano de 2008. Adiciona-se a esses eventos de médio e grande porte, os eventos locais em cada uma das Universidades do Estado que mantém cursos de Computação.

A Primeira Escola Regional de Informática do Mato Grosso do Sul aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2010 na Universidade Anhaguera-Uniderp e foi coordenada por professores da UFMS, Anhanguera-Uniderp e UCDB. A organização do evento foi feita em conjunto com essas três instituições e também contou com apoio financeiro da FUNDECT e patrocinadores locais.

Foram apresentadas sete palestras das quais destacaram-se:

  • Empreendedorismo por Solange Rezende, USP;
  • Arquitetura de Computadores na Era Multicore: Como tirar proveito disto? por Rodolfo Azevedo, UNICAMP;
  • The Penguin's got the POWER - Paulo Vital, IBM;
  • Testabilidade de Código - Luiz Carlos Genoves Jr., GOOGLE.

Foram também ministrados 5 minicursos em paralelo: Programação para Jogos, Redes, Introdução a GPGPU em CUDA, Construção de Sistemas Operacionais, e Programação para celulares.

O evento teve 310 participantes, principalmente alunos de graduação de cursos de computação e áreas correlatas da cidade de Campo Grande. Houve uma participação representativa do interior do estado como Ponta Porã e Coxim, dos quais foram organizadas caravanas para a participação do evento.

A edição de 2011 da ERI-MS será a segunda após a reestruturação das Secretarias Regionais e será realizada na cidade de Ponta Porã nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2011, organizada pelo Campus de Ponta Porã/UFMS e com palestras realizadas no Centro de Convenções de Ponta Porã/MS. Está prevista a participação de alunos e palestrantes do Paraguai, onde será assinado um termo de cooperação entre a UFMS e a UNA (Universidad Nacional de Assunción).

Sobre os organizadores da I ERI/MS:

Edson Takashi Matsubara possui graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Ciência da Computação ICMC São Carlos pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise ROC, Ranking, Calibração.
Amaury Antônio de Castro Junior possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003) e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de Sâo Paulo (2009). Atualmente, exerce a função de Secretário Regional da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), responsável pelo estado de Mato Grosso do Sul. É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lotado no Campus de Ponta Porã (CPPP). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Teoria da Computação, atuando sobre os seguintes temas: Tecnologias Adaptativas, Autômatos Adaptativos, Projeto de Linguagens de Programação, Modelo de Computação.

4ª Escola Regional de Computação dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI 2010)

A Escola Regional de Computação dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí (ERCEMAPI) é um evento anual, realizado desde 2007, cujo objetivo é promover a disseminação de conhecimentos e experiências agregando as instituições de ensino superior dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. A quarta edição desta ERI iniciou o segundo ciclo do evento e ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro de 2010 no município de Sobral-CE. O evento foi anteriormente realizado em outras cidades da região: Fortaleza-CE (2007), São Luís-MA (2008) e Parnaíba-PI (2009).

A última edição foi fruto da parceria entre os cursos de Engenharia da Computação (Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral) e Ciências da Computação (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e ocorreu nas instalações destas universidades públicas. O evento recebeu 258 participantes de diversas IES do país e mais 55 estudantes de ensino médio complementando a plateia dos 41 trabalhos apresentados na ERCEMAPI 2010.

A logomarca utilizada na divulgação do evento e nos documentos oficiais foi escolhida por meio de concurso destinado aos estudantes de graduação da região. Também foram submetidos mais de 70 trabalhos, entre artigos de graduação, pós-graduação e minicursos. Ao final do evento, foram premiados os melhores trabalhos apresentados conforme prática que vem sendo adotado nas edições anteriores. Todo o material acadêmico produzido na ERCEMAPI 2010 foi publicado nos anais contendo os artigos (CD-ROM) e um livro eletrônico com o material de apoio dos minicursos.

A realização do evento em uma cidade do interior permitiu a participação de estudantes de vários municípios que se encontram mais distantes das capitais, como Fortaleza e Teresina. Para a próxima ERCEMAPI, há uma expectativa de que seja alcançado um maior público e mais trabalhos submetidos. Esses índices vêm aumentando a cada nova edição do evento. Seguindo o ciclo desta ERI, as IES do Estado do Maranhão assumirão a realização do evento em 2011 com data a definir.

Sobre o organizador da 4ª ERCEMAPI:

Iális Cavalcante de Paula Júnior possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Piauí (2005) e mestrado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é Professor Assistente II do curso de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Digital de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção de cantos, transformada wavelet, reconstrução de formas e pontos de alta-curvatura.

I Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo - ERAD-SP 2010

A Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP) foi inspirada na já tradicional ERAD do Rio Grande do Sul e tem como objetivo estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos no estado de São Paulo. No ano de 2010, a I ERAD-SP foi realizada na cidade de São Paulo nos dias 30 e 31 de julho, tendo como sede a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Entre os eventos, destacaram-se a apresentação de Minicursos introdutórios e avançados, a Sessão de Iniciação Científica, o Fórum de Pós-Graduação e o Open Contest. A ERAD-SP também contou com palestras convidadas e de patrocinadores.

Foram submetidos à ERAD-SP 2010 aproximadamente 35 artigos, cuja maioria foi aceita como trabalho de Iniciação Científica ou de Pós-graduação. Dado que o objetivo da Escola é a integração entre pesquisadores e estudantes da área, optou-se, durante a fase de avaliação desta primeira edição, por aceitar-se o maior número possível de artigos. Assim, a comissão avaliadora fez o papel de contribuir com a qualidade dos trabalhos, muitos em andamento, eliminando aqueles que estivessem inadequados à Escola. Vale ressaltar o alto nível dos membros da Comissão de Programa da ERAD-SP 2010, que contou com pesquisadores de instituições de renome no estado.

Para a Sessão de Iniciação Científica e para o Fórum de Pós-graduação, criamos um espaço informal onde os alunos puderam apresentar e discutir seus trabalhos. Para tal, adotamos o formato de pôsteres apresentados durante os coffee-breaks de duração estendida, o que possibilitou um melhor contato entre os alunos e demais participantes. Para a Sessão de Iniciação Científica foram selecionados 16 trabalhos e para o Fórum de Graduação, 15 trabalhos, produzidos por alunos e professores de 10 diferentes instituições do Estado de São Paulo. Essa diversidade certamente contribuiu para enriquecer as discussões. Os três melhores trabalhos em cada categoria foram selecionados e receberam diplomas de melhor trabalho ou menção honrosa. O melhor trabalho de cada categoria recebeu, ainda, prêmio de patrocinador.

Destacamos também a realização do Open Contest, uma competição onde vencem as equipes que submeterem uma solução com maior speedup para um problema proposto. Embora a participação não tenha sido significativa, esperamos ter criado o embrião para que esse tipo de competição seja mais procurado pelos alunos de graduação e pós-graduação. Para isso, contamos com premiações cedidas pelos patrocinadores para o primeiro e para o segundo lugar.

Participaram cerca de 80 pessoas, incluindo inscritos, palestrantes convidados e comissão organizadora. Pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação de diversas universidades, principalmente do estado de São Paulo, assim como profissionais da área de informática participaram desse evento.

A próxima edição da ERAD-SP será realizada na cidade de São José dos Campos entre os dias 27 e 29 de julho, tendo como Coordenador Geral o Prof. Dr. Jairo Panetta (ITA/IEC). A próxima ERAD-SP é uma edição ampliada, tendo um dia a mais do que a edição do ano anterior. Conta com um maior número de minicursos e palestras convidadas e tem como destaque uma maior participação da indústria. O link para a edição de 2011 é: www.lev.ieav.cta.br/erad2011

Sobre a organizadora da 1ª ERAD-SP:

Denise Stringhini possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou programa de estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) em 2010 no LIG (Laboratoire d´Informatique de Grenoble, Grenoble, França). É professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência de mais de 15 anos no ensino de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico. Como interesses de pesquisa, atua principalmente na área de Processamento de Alto Desempenho (PAD), tendo como temas de interesse: programação paralela, ferramentas e aplicações para multicores, clusters e GPUs.

10ª Escola Regional de Alto Desempenho - RS (ERAD 2010)

A ERAD é uma das pioneiras Escolas Regionais Temáticas da SBC. As ERADs têm servido como modelo e incentivo a outras Escolas Regionais Temáticas da SBC no RS, bem como em várias outras Secretarias Regionais da Sociedade. Entre seus objetivos destacamos: congregar todos que atuam na área, promover a iniciação de estudantes ao assunto, qualificar profissionais do estado nas áreas que compõem o Processamento de Alto Desempenho, prover um fórum regular, onde possam ser apresentados avanços recentes nesta área e discutidas as formas de ensino de Alto Desempenho nas Universidades Gaúchas. O público alvo da ERAD é composto pelos alunos de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais da área de Ciência da Computação e áreas técnicas afins.

A 10ª Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) ocorreu de 16 a 19 de março de 2010, em Passo Fundo, nas dependências da Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo uma realização da Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul (CRAD-RS) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Essa edição da Escola foi organizada pelos Profs Adenauer Corrêa Yamin (UCPEL), Carlos Amaral Hölbig (UPF) e Edson Luiz Padoin (UNIJUI), sendo uma realização conjunta dessas três instituições.

A Escola foi estruturada em dois Cursos Permanentes ministrados pelos professores Marcos José Brusso (UPF – Minicurso de Arquitetura de Computadores) e Marcelo Trindade Rebonatto (UPF – Minicurso de Programação Paralela e Distribuída) e cursos avançados ministrados pelos professores Juliana Kaiser Vizzotto (UFSM – Aplicações de Grades Computacionais: Estudos de Caso em Meteorologia e Hidrologia), Nicolas Maillard e Márcia Cristina Cêra (UFRGS – Message-Passing Interface Avançado e Desenvolvendo Aplicações OpenMP), Gabriel Pereira da Silva (UFRJ – O Sistema de Processamento Paralelo Netuno) e João Comba (UFRGS – Programação Paralela Usando GPUs).

Esta edição da Escola contou com cerca de 230 participantes de 20 instituições do RS além do INPA (AM) e INPE (SP). O Fórum de Pós-Graduação (coordenado pelos professores André Du Bois e Andrea Charão) contou com 31 trabalhos. Já a Sessão de Iniciação Científica, que foi coordenada pelos professores Alexandro Adário e Átila Vasconcelos, contou com 29 trabalhos.

A XI edição da ERAD, já em 2011, foi realizada entre os dias 22 e 25 de março no Instituto de Informática da UFRGS. Essa edição foi organizada pela UFRGS, PUCRS e URI – Campus Erechim e contou com cerca de 200 participantes.

Sobre os organizadores da 10ª ERAD:

Carlos Amaral Hölbig (holbig@upf.br) – possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1993), mestrado (1996) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) na área de Informática Teórica – Matemática da Computação. Desenvolve pesquisas na área de Computação Científica, Matemática Intervalar, Processamento Paralelo e Modelagem e Simulação Computacional. É Professor Titular II do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo e líder do grupo de pesquisa de Computação Paralela e Sistemas Distribuídos (ComPaDi).
Adenauer Correa Yamim (adenauer@inf.ufpel.edu.br) - possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas (1981), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é pesquisador do CDTec da Universidade Federal de Pelotas e Professor Adjunto da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Pervasiva e/ou Ubíqua, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes de execução paralelos e distribuídos, middleware, computação pervasiva, arquitetura de computadores e redes de computadores.

8ª Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2010)

A Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC) é um evento gaúcho, de caráter acadêmico-científico e periodicidade anual, que tem por objetivo propiciar um fórum para discussão e divulgação das atividades e pesquisas relacionadas à área de redes de computadores no Rio Grande do Sul. Sua primeira edição foi realizada no ano de 2003, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. A partir de então, a ERRC foi organizada pelo Centro Universitário La Salle (Canoas, 2004), pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul, 2005), pela Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, 2006), pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, 2007), pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Porto Alegre, 2008) e pela Sociedade Educacional Três de Maio (Três de Maio, 2009). Sua oitava edição, a ERRC 2010, foi realizada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha), no período de 4 a 6 de outubro de 2010, na cidade de Alegrete.

A ERRC 2010 foi composta de suas já tradicionais atividades, ou seja, Palestras, Minicursos, Oficinas práticas e Trabalhos técnicos, atividade esta que premiou o melhor artigo científico de cada categoria prevista (Iniciação Científica e Pós-Graduação). Além dessas, contou com novas atividades, como Visitações científico-culturais, Projeto social, Treinamento e Olimpíada, atividade esta que, também, ofereceu premiações, distribuídas às três melhores equipes de participantes. A esse conjunto de atividades, somou a ‘Certificação Internacional Latinux para Junior Linux Operator’, inédita no Brasil.

Essas atividades, em termos quantitativos, podem ser representadas pelos seguintes números: 17 artigos científicos apresentados (de 24 aceitos e 32 submetidos); 03 Mini-cursos, 04 Oficinas práticas e 11 Palestras ministradas; e 01 Olimpíada, 01 Treinamento, 15 Visitações científico-culturais e 01 Projeto social realizados. A participação nessas, por sua vez, traduz-se em 260 participantes, originários de mais de 40 instituições de ensino superior (IES), de nove estados brasileiros, e mais de 40 convidados, entre palestrantes, instrutores, patrocinadores, apoiadores, etc., totalizando um público superior a 300 pessoas.

Em termos qualitativos, a ERRC 2010 foi organizada por pessoas provenientes de diferentes formações e níveis acadêmico-institucionais, e apoiada por uma Assessoria e uma Consultoria de Comunicação. Essa comissão organizadora pautou o evento em cinco eixos centrais, apresentados de forma resumida:

  • Tradição: dar continuidade às atividades da ERRC, já estabelecidas em suas edições anteriores;
  • Inovação: propor novas atividades ao evento;
  • Comunicação: explorar eficiente, eficaz, efetiva e integradamente, suas técnicas, ferramentas e estratégias;
  • Cultura: apresentar a realidade cultural da cidade-sede, no que diz respeito a seus saberes e fazeres típicos; e
  • Responsabilidade social: integrar solidariamente a instituição-sede, estabelecimentos comerciais locais (dos ramos gastronômico e hoteleiro), forças armadas locais (Exército Brasileiro) e o público participante, em prol de uma entidade social local.

Finalizada, a nona edição da ERRC já está sendo preparada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com apoio da UNIPAMPA e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Ela acontecerá na cidade de São Leopoldo, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2011.

Sobre os organizadores da 8ª ERRC:

Diego Luís Kreutz possui graduação em Ciência da Computação (2003), mestrado em Engenharia de Produção - Área de Tecnologia de Informação (2005) e mestrado em Computação (2009), pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Atualmente é professor dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software e diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerenciamento de Redes de Computadores, Computação de Alto Desempenho, Sistemas Distribuídos, Sistemas Operacionais e Segurança e Administração de Sistemas.
Patric da Silva Ribeiro possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA (2007); Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação (2010) e mestrado em Computação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2010). Atualmente é analista de tecnologia da informação e vice-coordenador de desenvolvimento do Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação para web, M-learning e Informática na educação. Atua em vários projetos na área de EAD, focados na preparação de professores na utilização dos recursos digitais na educação e acompanhamento de alunos de cursos de graduação e pós-graduação a distância.

Sobre os Autores

Lisandro Zambenedetti Granville possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Prof. Granville tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Videoconferência, Policy-based Network Management, Information Technology Service Management, SNMP, Colaboração Visual e H.323. É Diretor de Eventos e Comissões Especiais e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.
Thais Vasconcelos Batista possui graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Realizou pós-doutorado na Universidade de Lancaster - UK (2004-2005). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1996, onde exerceu o cargo de coordenadora do curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) no período de 2006-2010. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação Distribuída e Arquitetura de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento baseado em componentes, desenvolvimento orientado a aspectos, ADLs, CORBA, reconfiguração dinâmica e segurança. É Diretora de Secretarias Regionais e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.
Jose Carlos Maldonado Professor é titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica - Computação e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1991). É Diretor do ICMC (2010-2013) e Presidente da Sociedade Brasileira de Computação SBC(2007-2009; 2009-2011). Foi membro do CA-CC/CNPq (2006-2009); Adjunto da Área de Computação da CAPES (2004-2007; 2007-2010). É atualmente membro da Coordenação de Área da FAPESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, at uando principalmente nos seguintes temas: teste de software, educação em engenharia de software, engenharia de software experimental. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B.
v04n01/29.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página