Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n03:principal

EDIÇÃO ATUAL - DEZEMBRO 2011

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

A Décima Edição da SBC Horizontes
A Décima Edição da SBC Horizontes

[BETWEEN]
Nova Era na Gestão da Informação da SBC
Juliano Araujo Wickboldt, Luís Armando Bianchin, Pedro Arthur Duarte, Ricardo Luis dos Santos, UFRGS
Este artigo apresenta um breve relato dos alunos que participaram do projeto de desenvolvimento dos novos sistemas da SBC. A intenção é contar a história do projeto e compartilhar com a comunidade algumas experiências adquiridas pelos alunos nesse período. Além disso, são destacadas algumas das novas funcionalidades que foram implementadas nos sistemas que elevaram a qualidade dos serviços da SBC a um novo patamar.

[BITS, BYTES & BATOM]
WomB – Women in dataBases
Carina F. Dorneles, Universidade Federal de Santa Catarina, Mirella M. Moro, Universidade Federal de Minas Gerais, Renata Galante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vanessa Braganholo, Universidade Federal Fluminense
Em outubro de 2011, em Florianópolis, foi realizada a primeira edição do WomB – Women in Database. O que é o WomB? É um evento, organizado por mulheres, para mulheres (com alguns convidados do sexo oposto, eventualmente…), que busca integrar a área mais feminina da Ciência da Computação no Brasil: a área de banco de dados. Como é que sabemos que é a área mais feminina? Bom, participe de um SBBD que você nos dará razão.

[DEBATE]
Inovação e Liberdade no Desenvolvimento de Software
Fabio Kon, Centro de Competência em Software Livre, IME/USP, Juliano Maranhão, Faculdade de Direito, USP, Nelson Lago, Centro de Competência em Software Livre, IME/USP, Paulo Meirelles, Centro de Competência em Software Livre, IME/USP.
A propriedade intelectual de software, embora razoavelmente bem definida na legislação, é tema de discussões a respeito de formas de proteção e mecanismos de incentivo à inovação tecnológica. O software livre promove o desenvolvimento de software com base na colaboração e disseminação do conhecimento, e seu sucesso técnico e comercial sugere que se incentive caminhos baseados no livre compartilhamento de ideias. Restrições, como as patentes ou a obrigatoriedade de registro, cumprem um importante papel em outros contextos; no entanto, não são adequadas ao software, além de irem contra essa atual tendência em direção ao conhecimento compartilhado na qual se baseia o software livre.

[DEBATE]
Propriedade Intelectual para Software - os benefícios da proteção
Elvira Andrade, Divisão de Registro de Programa de Computador, INPI
A ideia básica deste artigo é apresentar os benefícios da proteção aos programas de computador pela propriedade intelectual e, paralelamente, desmistificar a visão maniqueísta, geralmente adotada: contra ou a favor do software livre. O papel da informática, que perpassa o nosso dia-a-dia, é preponderante para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de um país na era da tecnologia da informação. Desta forma, os programas de computador, assim como, a sua proteção pela propriedade intelectual, são relevantes, em vista que exercem papel primordial e propiciam este desenvolvimento.

[DESTAQUE]
Final Brasileira da Maratona de Programação
Carlos Eduardo Ferreira, Depto. Ciência da Computação, IME-USP.
A Maratona de Programação é uma competição de programação promovida pela SBC em parceria com a Fundação Carlos Chagas, e os melhores times classificam-se para participar da final mundial do ICPC, que no próximo ano ocorrerá em Varsóvia, Polônia. A final brasileira da Maratona de Programação aconteceu entre os dias 4 e 5 de novembro na cidade de Goiânia. A Universidade Federal de Goiás foi a universidade organizadora da final, e o diretor foi o Prof. Humberto Longo. O evento ocorreu no magnífico Centro de Convenções da UFG, onde todas as atividades foram realizadas. Nesta final participaram os 50 melhores times da primeira fase, ocorrida em 17 de setembro, quando 536 times de 191 instituições competiram em várias sedes espalhadas pelo país.

[E AGORA JOSÉ?]
Pós-Graduação no Nordeste
Cleyton Caetano de Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Jonathas José de Magalhães, Universidade Federal de Campina Grande, Hilário Tomaz Alves de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco, Tiago Davi Neves de Sousa, Universidade Federal da Paraíba, Heitor José dos Santos Barros, Universidade Federal de Alagoas, Larissa de Alencar Sobral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marlos Tacio Silva, Universidade Federal de Alagoas.
Após concluir a graduação, alguns alunos optam por realizar um mestrado em outra universidade ou outro estado. Há uma rica oferta de cursos de Pós-Graduação em Computação no Brasil e no mundo, e os critérios que levam o aluno a decidir onde cursar geralmente é diferente para cada um. Entretanto, a opinião de outros alunos sobre o curso, com certeza, é um fator importante para essa decisão. Dessa forma, neste trabalho são apresentados os cursos de Pós-Graduação em Computação de cinco universidades públicas federais do nordeste (UFAL, UFCG, UFPB, UFPE e UFRN) sobre o ponto de vista dos próprios alunos dessas instituições. Esperamos que os pontos abordados pelos alunos de cada programa de Pós-Graduação sejam proveitosos aos recém-formados e, principalmente, àqueles que desejam desenvolver uma Pós-Graduação.

[HOW TO]
Como Participar do Google Summer of Code
Igor Rafael de Assis Costa, DCC/UFMG, Fernando Magno Quintão Pereira, DCC/UFMG.
O Summer of Code é uma iniciativa da empresa Google, que busca incentivar a participação de estudantes em projetos de software livre. Mais de 4500 estudantes em todo o mundo já participaram desse programa, que continua crescendo. O estudante participante conta com o auxílio de um mentor, assinalado a ele pela instituição que mantém o projeto em que ele irá participar. Durante três meses o estudante irá desenvolver código para o seu projeto, mantendo contato com outros desenvolvedores, e se familiarizando com diversas tecnologias diferentes de desenvolvimento distribuído de programas. Além de vantagens em termos de networking e crescimento pessoal, o estudante também recebe remuneração atrativa.

[INDÚSTRIA]
Cuidando da Internet no Brasil
Antonio M. Moreiras, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
A Internet é uma construção recente, mas extremamente importante para nossas vidas. Quais as propriedades da rede, que permitiram sua evolução até tornar-se o que é hoje? Essas características são naturais, intrínsecas, ou podem ser mudadas, para o bem e para o mal? Quem gerencia a Internet hoje e cuida para que continue a evoluir de forma benéfica à sociedade, e como essa questão é tratada no Brasil? Conheça nesse texto o CGI e o NIC.br, as entidades responsáveis pela governança da Internet no país.

[PERFIL]
Entrevista com Paulo Cunha
Entrevista por Artur Ziviani, LNCC
Esta entrevista apresenta o novo presidente da SBC, Paulo Roberto Freire Cunha, empossado em julho de 2011 durante o CSBC em Natal. Além da sua trajetória na SBC, o presidente descreve alguns dos planos para sua gestão bem como analisa as diferentes perspectivas da importância da SBC para a sociedade como um todo.

[OPÇÕES E OBJETIVOS]
O que faz o profissional de Redes de Computadores?
Clarissa Cassales Marquezan, Cristiano Bonato Both
Este artigo tem como objetivo principal apresentar os diversos perfis de atuação de um profissional de redes de computadores. Muitas são as possibilidades de trabalho, e este artigo descreve algumas das principais características dos perfis associados a tais possibilidades. Além disso, é apresentada uma análise sobre como os cursos oferecidos atualmente nas universidades do Brasil podem contribuir para a construção dos perfis de profissionais da área de redes.

[SOCIEDADE]
Conhecendo um pouco do fenômeno de cyberbullying
José Fernando Rodrigues Júnior, ICMC-USP – São Carlos, Luciana A. M. Zaina, UFSCar – Sorocaba
Na era da informação, o fenômeno social denominado bullying migrou da vida real para a virtual. Neste artigo, descreve-se sua vertente tecnológica, o cyberbullying, enumerando-se algumas de suas manifestações e como se defender delas.

[SBC ACONTECE]
Novos Editores da SBC Horizontes
Mirella M. Moro, UFMG, Agma J. M. Traina, USP São Carlos.
Este artigo apresenta os novos (e não tão novos) membros do Corpo Editorial bem como os novos Editores Associados da SBC Horizontes. Nós, editoras, pedimos que cada um nos enviasse um parágrafo sobre Computação e sua experiência na área e uma foto (de preferência não formal). Gostaríamos mais uma vez de agradecer ao grande time que trabalhou na revista até a nona edição e dar boas vindas a esse novo time de voluntários!

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!


[EVENTOS]
Eventos e periódicos promovidos/apoiados pela SBC.
SBRC 2012
AMW 2012
CBSEC 2012
Alan Turing
SBBD, WebMedia, SBSC 2012
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC)
Journal of Information and Data Management (JIDM)


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v04n03/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página