Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n01:46

BETWEEN

EDIÇÃO Abril 2012

Escola de Verão em Computação da UFMG

Entre os dias 23 de janeiro e 03 de fevereiro de 2012 foi realizada a primeira edição da Escola de Verão em Computação do PPGCC/DCC. Durante os seus dez dias foram ministrados 20 minicursos, além de 6 palestras. Ao todo, 23 professores do Departamento de Ciência da Computação e 1 professor convidado da Universidade Federal de Viçosa participaram da escola. O número de inscrições recebidas nesta primeira edição foi surpreendente, enchendo os auditórios reservados. Resumidamente, mais de 160 alunos de graduação e pós-graduação participaram, sendo que 42% destes são de outras instituições. A escola contou com alunos de diversas universidades do estado de Minas Gerais, além de estudantes de outros estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, dentre outros) e até mesmo de outro país Sul-americano (Colômbia).

A Escola de Verão em Computação da UFMG (EVCOMP) foi voltada para alunos de graduação e de pós-graduação, tendo em vista a disseminação de conhecimento, de inovação e de pesquisas acadêmicas de ponta no âmbito da Ciência da Computação. A EVCOMP 2012 foi apoiada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), patrocinada pela CAPES e promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. A primeira edição do evento ocorreu entre os dias 23 de Janeiro e dia 3 de Fevereiro de 2012, nas dependências do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), localizado no campus da Pampulha da UFMG.

O intuito da instituição é que a escola se torne um evento anual, sempre acontecendo durante as férias escolares de verão. De um modo geral, a EVCOMP tem como objetivo disseminar as linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGCC, seus resultados e publicações, bem como atrair alunos para os seus cursos de mestrado e doutorado. Nosso objetivo em longo prazo é que a escola se torne uma referência na América Latina, de forma a fomentar o debate entre pesquisadores de Ciência da Computação na região e incentivar o egresso de estudantes dos países vizinhos nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) do PPGCC.

A primeira edição da EVCOMP recebeu um total de 160 inscrições, sendo que 42% dos alunos presentes são oriundos de outras instituições de ensino. Destes, a grande maioria é oriunda de outras universidades do Estado de Minas Gerais. Contudo, a escola também contou com a presença de alunos de outros estados, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, etc. Outra informação importante sobre a participação dos alunos é que 83% dos participantes eram alunos de cursos de graduação. A participação destes alunos na EVCOMP pode ser um fator decisivo para a futura participação destes alunos em cursos de pós-graduação.

Ao todo foram realizados 18 minicursos de 6 horas e 2 de 3 horas, além de 6 palestras de uma hora cada. A lista completa dos cursos e palestras é apresentada nas tabelas 1 e 2. Todos os minicursos e palestras foram filmados por uma equipe profissional, usando tecnologia HD. Todos os vídeos serão em breve disponibilizados no site da EVCOMP (www.evcomp.dcc.ufmg.br) e poderão ser acessados livremente por toda a comunidade. Esta iniciativa permite aos alunos presentes na escola rever os minicursos e palestras de seu interesse e, principalmente, proporciona à EVCOMP alcançar os alunos e interessados que não puderam comparecer ao evento.

Cerimônia de Abertura da EVCOMP 2012

Concluindo

A realização da Primeira Escola de Verão em Computação do PPGCC/DCC UFMG foi um sucesso e tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. Para os alunos é uma oportunidade única de conhecerem diferentes assuntos relacionados à computação e terem contatos com diversos professores e suas pesquisas. Já para a universidade, mais especificamente o Departamento de Ciência da Computação (DCC), é uma grande oportunidade de divulgação do desenvolvimento científico abrangente produzido no DCC e principalmente uma grande fonte de atração de bons alunos para o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do departamento.

Esperamos vocês em 2013!

Sobre os autores

Omar Paranaiba Vilela Neto possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia Elétrica na área de concentração em Métodos de Apoio à Decisão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica na área de concentração em Nanotecnologia pela mesma instituição (2009). Suas áreas de trabalho são Nano-Computação, Nanotecnologia Computacional, Inteligência Computacional, Arquiteturas de Computadores.
Daniel Fernandes Macedo obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela Université Paris VI (Pierre et Marie Curie) em 2009, e concluiu o mestrado e graduação em Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de trabalho são Redes de computadores, gerenciamento de redes de computadores e telecomunicações, sistemas distribuídos, computação autonômica.
Luiz Filipe Menezes Vieira possui Graduação e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002, 2004) e doutorado em Computer Science pela Computer Science Department - UCLA (2009). Suas áreas de trabalho são Redes de Computadores, Algoritmos, Arquitetura de Computadores.
Olga N. Goussevskaia possui doutorado em ciência da computação pelo Instituto Federal de Tecnologia Suíço (ETH Zurich, 2009) e mestrado em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2005). Suas áreas de trabalho são Algoritmos e complexidade computacional, algoritmos distribuídos, redes de comunicação sem fio, redes complexas e aplicativos.
Marcos Augusto Menezes Vieira possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e doutorado em Ciência da Computação pela University of Southern California (2010). Suas áreas de trabalho são Redes, Robótica Móvel e Sistemas Embutidos.
Raquel Cardoso de Melo Minardi possui doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição (2004). Realizou seu pós-doutorado no Comissariat à lEnergie Atomique / Genoscope na França (2008/2009). Suas áreas de trabalho são Bioinformática, Quimioinformática e e Visualização de Dados.


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v05n01/46.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página