Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n01:principal

EDIÇÃO ATUAL - ABRIL 2012

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

Bem vindos ao 5º Volume!!!
Introdução ao novo volume da SBC Horizontes.

[BETWEEN]
Logística Reversa Aplicada à Tecnologia da Informação: A tecnologia em prol do meio ambiente - o lixo de alguns é luxo para muitos
Carlos Henrique de Andrade Silva, Jessica Camila dos Santos Oliveira, Siandro Rodrigo de Carvalho, CSIN - IFPE.
O avanço tecnológico e o aumento desordenado do consumo de materiais eletrônicos têm resultado em um grande acúmulo de lixo. Muitos desses materiais podem e devem ser reaproveitados. Este artigo discute a prática de projetos sociais visando à inclusão digital através da Logística Reversa.

[BITS, BYTES & BATOM]
Participação Feminina nas Bolsas de Produtividade PQ do CNPq: Veja o que as estatísticas do CNPq mostram sobre as mulheres na Ciência
Carina Friedrich Dorneles - UFSC, Mirella M. Moro - UFMG, Agma J. M. Traina - DCC/ICMC/USP São Carlos
No final de 2011, o número de mulheres com a tão respeitada Bolsa de Produtividade 1A do CNPq triplicou, passando de 1 para 3. Aproveitando essa gloriosa conquista, este artigo apresenta algumas estatísticas sobre a participação feminina nas bolsas de produtividade do CNPq. Não se pretende esgotar o assunto, mas provocar a reflexão sobre os números atuais do CNPq em relação à participação feminina e ao seu reconhecimento na comunidade de pesquisa.

[DEBATE]
Inteligência Artificial = Alquimia Digital
Cristina Duarte Murta, CEFET/MG.
Este artigo defende, com base em avanços recentes da neurociência, que não é possível criar inteligência em um objeto que não vivo, como o computador. Frente às novas descobertas, a tarefa de criar inteligência artificial parece se tornar ainda mais difícil.

[DEBATE]
Existe Sistema Inteligente (e vários!)
Seiji Isotani, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Universidade de São Paulo (ICMC-USP).
Este artigo defende, através de exemplos concretos, que é possível criar sistemas/máquinas inteligentes. Com os resultados recentes obtidos pela comunidade, é perfeitamente razoável acreditar que logo teremos sistemas inteligentes que nos ajudam a decidir e agir em qualquer situação de nossas vidas.

[HOW TO]
Introdução Rápida ao Latex: Visão geral, instalação e forma básica de um artigo
Luciana de S. Campello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
Este artigo aborda a utilização rápida da ferramenta Latex para criar um artigo científico, mostrando comandos básicos dessa ferramenta tão utilizada no meio acadêmico. O objetivo é introduzir os conceitos básicos de forma que o leitor tenha o interesse em conhecer mais detalhes sobre a ferramenta.

[INDÚSTRIA]
Porto Digital do Recife: Contexto histórico de seu crescimento e sua importância no cenário tecnológico e socioeconômico pernambucano e brasileiro
Felipe Rafael Ferreira Marques, Jonathan H. de Araújo Silva, IFPE.
Este artigo apresenta um relato sobre o crescimento e consolidação do Porto Digital, um dos mais inovadores e importantes parques tecnológico do país, situado na cidade do Recife. O objetivo é relatar um pouco do contexto socioeconômico em que foi idealizado, da história de seu crescimento, e mostrar a sua importância e relevância na economia nacional e estadual, bem como as expectativas de seu crescimento.

[PERFIL]
Entrevista com Daniel M. Dias
Entrevista por Artur Ziviani, LNCC.
Esta edição da coluna Perfil entrevista Daniel M. Dias, Diretor da IBM Research Brazil. A unidade brasileira da IBM Research foi estabelecida em junho de 2010, sendo o nono laboratório global da IBM Research, o primeiro da América do Sul e o primeiro novo laboratório da IBM Research em doze anos. A unidade brasileira da IBM Research está baseada nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

[SOCIEDADE]
Tecnologia ao alcance de todos através da Empresa Junior: A influência das empresas juniores na formação profissional do aluno e os impactos positivos em comunidades com pouco acesso a recursos de tecnologia
Nadja da Nobrega Rodrigues, Naylla Vieira de Almeida Estrela, IFPB.
Este artigo busca a disseminação de um conceito empreendedor para alunos da graduação: empresa júnior. O objetivo é apresentar as empresas juniores sob duas perspectivas: como apoio à formação técnica do aluno e ao desenvolvimento de suas habilidades em gestão empresarial, e como fornecedoras de produtos e serviços de qualidade, a custos acessíveis, para a sociedade. Ao final do texto, espera-se ter esclarecido diversos pontos: O que é empresa júnior? O que faz? Quem pode participar? Por que participar? De que forma a sociedade se beneficia com essa iniciativa? Também espera-se ter motivado os leitores a desenvolver iniciativas para criação de novas empresas juniores.

[SBC ACONTECE]
Novidades da Diretoria da SBC: Saiba as novidades de cada uma das diretorias da SBC
Confira nesta edição da SBC Acontece as novidades e acontecimentos da diretoria da SBC. A SBC conta com doze diretorias (sendo quatro dessas extraordinárias). Para escrever este artigo, as Editoras da SBC Horizontes contataram os diretores da SBC que enviaram as seguintes novidades.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!

[EVENTOS]
Novas (e velhas) competências na formação em Computação: Ampliando a discussão de um dos paineis do WEI 2011
David Moises B. Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Um dos painéis do Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2011) debateu sobre as novas competências do profissional de Computação. Neste artigo, o objetivo é discutir competências que devem ser estimuladas ao longo da formação de um profissional de Computação tendo como ponto de partida este painel. Entre tantas competências, encontramos não só novas como saber colaborar em rede e a interdisciplinaridade, mas antigas também como a boa e velha programação e a (difícil) arte de ser e conviver.

[EVENTOS]
Escola de Verão em Computação da UFMG
Omar Paranaiba Vilela Neto, Daniel F. Macedo, Luiz Filipe M. Vieira, Olga N. Goussevskaia, Marcos Augusto M. Vieira, Raquel C. de Melo Minardi, Depart. de Ciência da Computação da UFMG.
Entre os dias 23 de janeiro e 03 de fevereiro de 2012 foi realizada a primeira edição da Escola de Verão em Computação do PPGCC/DCC. Durante os seus dez dias foram ministrados 20 minicursos, além de 6 palestras. Ao todo, 23 professores do Departamento de Ciência da Computação e 1 professor convidado da Universidade Federal de Viçosa participaram da escola. O número de inscrições recebidas nesta primeira edição foi surpreendente, enchendo os auditórios reservados. Resumidamente, mais de 160 alunos de graduação e pós-graduação participaram, sendo que 42% destes são de outras instituições. A escola contou com alunos de diversas universidades do estado de Minas Gerais, além de estudantes de outros estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, dentre outros) e até mesmo de outro país Sul-americano (Colômbia).


[EVENTOS]
Eventos e periódicos promovidos/apoiados pela SBC.
AMW
ERAD-SP
CBSEC
CBSOFT
ERRC
SBBD / WebMedia / SBSC
SBGAMES
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC)
Journal of Information and Data Management (JIDM)
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v05n01/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página