Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n03:11

BITS, BYTES & BATOM

EDIÇÃO Dezembro 2012

WomB – Women in dataBases, Segunda Edição

A segunda edição do WomB – Women in Database, foi realizada em São Paulo em outubro de 2012. O WomB é um evento organizado por mulheres e para mulheres que busca integrar a área mais feminina da Ciência da Computação no Brasil: a área de bancos de dados.

Em 2011 ocorreu a primeira edição do WomB, realizada em Florianópolis como um pré-evento do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) 2011. O evento contou com a participação de professoras, pesquisadoras e alunas da comunidade de banco de dados, e foi um sucesso! A homenageada da noite, Profa. Claudia Bauzer Medeiros, ficou sem palavras de tanta emoção. O sucesso foi tanto que não poderíamos deixar de organizar a segunda edição do evento.


Carina Dorneles, Vanessa Braganholo, Renata Galante e Mirella Moro
Organizadoras do Womb 2012

O II WomB ocorreu na noite de segunda-feira, dia 15/10, na Pizzaria 1900 em São Paulo. A organização do encontro contou com a ajuda fundamental dos professores João Eduardo Ferreira (JEF) e Kelly Braghetto, que providenciaram a reserva no restaurante, o transporte de ida e volta, além da placa para a homenageada da noite. Fica aqui o nosso muito obrigada ao JEF e à Kelly!

Nessa segunda edição, a homenageada foi a Profa. Ana Carolina Salgado, nossa querida Carol. Carol é Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Livre Docente pela Universidade de Versailles Saint-Quentin-em-Yvelines, e diretora de Planejamento e Projetos Especiais da SBC. Uma característica interessante no currículo de Carol: dois terços de suas orientações concluídas de doutorado são de mulheres (8 em 12).

Para fazer a homenagem, convidamos a Profa. Bernadette Farias Loscio, que contatou outras ex-alunas da Carol para planejar a homenagem. O resultado foi simplesmente emocionante e deixou todas as presentes com água nos olhos. Bernadette e Damires Souza escreveram um lindo texto homenageando o lado profissional da Carol. Se não bastasse isso, também entraram em contato com familiares pedindo textos celebrando o lado pessoal da Carol. Três desses textos foram lidos na hora (da irmã, marido e filho), e os outros foram colocados numa caixa que foi entregue à Carol depois das homenagens. Foi praticamente uma edição do “arquivo confidencial”. Além da caixa com as mensagens, Carol ganhou uma placa comemorativa com os seguintes dizeres: À nossa querida Ana Carolina Salgado, Carol, nossa homenagem ao verdadeiro exemplo de mulher de sucesso em Computação e nosso eterno agradecimento por tornar a área de Bancos de Dados mais “arretada”.

No dia seguinte, como já virou “tradição” a homenageada foi ao SBBD usando seu crachá especial.


Carol usando seu crachá especial no SBBD,
com Valéria Times (esquerda) e Bernadette Loscio (direita)

Mas nem só de homenagens vive o WomB. Assim como na edição anterior, preparamos uma série de perguntas que poderiam ser usadas pelas participantes para “colocar o papo mulherzinha em dia”. As perguntas incluíam desde coisas sérias, até curiosidades como “você tem uma planta na sua mesa de trabalho?”. Inspirada pelas perguntas, durante o jantar, a Profa. Karin Becker assumiu o comando e conduziu uma sabatina à nossa homenageada, incentivando cada participante a lhe fazer uma pergunta. Foi muita diversão!

Ao final, não poderia faltar a já tradicional foto das participantes para fechar o evento com chave de ouro!


Participantes do II WomB

Recursos

ACM´s Women in Computing

Association for Women in Computing

IEEE Women in Engineering

Grace Hopper Celebration of Women in Computing

What is CS? Famous Women in Computer Science – Department of Computer Science, University of Bristol.

Jane Margolis, Allan Fisher. Unlocking the Clubhouse: Women in Computing. The MIT Press. December 1, 2001.

Ruth Woodfield. Women, work and computing. Cambridge University Press, Dec 1, 2000

Krista Scott-Dixon. Doing IT: women working in information technology. Sumach Press, Oct 20, 2004

Sobre os autores

Carina Dorneles é Professora do Departamento de Informática e Estatística (INE/CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Computação Aplicada, e graduação pela Universidade de Passo Fundo. Durante o período de doutorado, realizou estágio sanduíche na University of Washington, Seattle, EUA. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de Banco de Dados, XML e Web, atuando principalmente no tema de Gerenciamento de Dados Heterogêneos, nos tópicos de “consulta e busca a objetos com múltiplas representações” e “casamento aproximado de dados”. É Editora Associada da SBC Horizontes, coluna Bits, Bytes & Batom.
Mirella M. Moro é professora no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus interesses de pesquisa estão na área de Banco de Dados. É Diretora de Educação da SBC, editora associada do JIDM, editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes e membro do Education Council da ACM.
Renata Galante é professora no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2005. Possui doutorado em Ciências da Computação pela mesma universidade (2003). Está envolvida com atividades de extensão, ensino de graduação e pós-graduação, e orientação de alunos de mestrado e doutorado. É co-editora da Revista de Iniciação Científica da SBC. Desde 1998 tem desenvolvido pesquisa nas áreas de banco de dados, gestão de dados temporais, serviços web e redes sociais.
Vanessa Braganholo é Professora do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Ciência da Computação (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado (2004) em Ciência da Computação também pela UFRGS. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq nível 2 e Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Tem atuado em diversos projetos de pesquisa ligados a dados semi-estruturados. É Editora Associada da SBC Horizontes.


Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v05n03/11.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página