Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v05n03:principal

EDIÇÃO DEZEMBRO 2012

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. ͍ndice de artigos. Editorial. Como se associar à  SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

Bem vindos a mais uma edição!!!
Introdução à  nova edição da SBC Horizontes.

[BETWEEN]
Redes da Liberdade
Com a evolução das redes sociais, ganhamos a facilidade de expor informações para todo o mundo com apenas um clique e em tempo real. Este artigo aborda a grande influência do meio virtual em diversos momentos da política moderna, seja como grandes investimentos em campanhas eleitorais ou como grandes revoltas feitas pela população que começaram a organizar-se através da grande rede.

[BITS, BYTES & BATOM]
WomB – Women in dataBases, Segunda Edição
A segunda edição do WomB – Women in Database, foi realizada em São Paulo em outubro de 2012. O WomB é um evento organizado por mulheres e para mulheres que busca integrar a área mais feminina da Ciência da Computação no Brasil: a área de bancos de dados.

[DESTAQUE]
Maratona de Programação: Etapa Brasileira
Nos dias 09 e 10 de novembro ocorreu em Londrina, Paraná, a final brasileira da Maratona de Programação, a competição classificatória para a final mundial do ICPC (international Collegiate Programming Contest): a competição de programação com mais prestígio, que ocorre desde os anos 70 organizada pela ACM. Este artigo apresenta o resultado da Etapa Brasileira da Maratona de Programação.

[INDÚSTRIA]
Empreendedorismo Inovador - um projeto de cocriação
Este artigo descreve a motivação e a importância da cocriação do livro/obra com o título“Empreendedorismo Inovador – Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil”, 25 autores, Editora Évora.

[HOW TO]
Como Ler Artigos Científicos?
A leitura de artigos científicos é o meio pelo qual pesquisadores e profissionais adquirem conhecimento, compartilham resultados de pesquisa e contribuem para evolução científica e tecnológica. Porém, por se tratar de uma literatura com características próprias, esta prática demanda uma atenção especial do leitor. O objetivo deste artigo é descrever uma técnica específica para leitura de artigos científicos, fundamentada numa revisão ad-hoc de literatura de diversas áreas, buscando contribuir para o aumento da eficácia e diminuição de problemas com a interpretação de textos científicos na Engenharia de Software.

[OPÇÕES & OBJETIVOS]
Investigação de Crimes Cibernéticos
A procura por formação na computação forense ainda é novidade e abre frentes para o profissional no Brasil. Abolir completamente a prática de crimes é impossível, mas é possível minimizar suas ocorrências através de sua investigação, permitindo que novas técnicas para o combate aos crimes digitais sejam descobertas e que criminosos cibernéticos não fiquem impunes. E é aí que os peritos forenses computacionais atuam – com o intuito de determinar e provar dinâmica, autoria e materialidade de ilícitos computacionais.

[PERFIL]
Entrevista com o professor Navaux
Nesta edição da Coluna Perfil, temos o prazer de conhecer um pouco mais sobre o Professor Philippe Alexandre Olivier Navaux (UFRGS), que foi agraciado com o Prêmio Newton Faller 2012. Esse prêmio homenageia os membros da SBC que se distinguiram por serviços prestados à Sociedade e é exclusivo a sócios efetivos e fundadores.

[SOCIEDADE]
Acessibilidade Digital para Surdos
Este artigo aborda o tema da acessibilidade digital para usuários surdos. São observadas aqui algumas peculiaridades deste público, trazendo propostas inovadoras em desenvolvimento, normatizações que tratam do tema e, por fim, busca-se estimular o engajamento de estudantes e profissionais na causa da acessibilidade digital.

[SBC ACONTECE]
SHINE: A Simple HIndex Estimator
Neste artigo apresentamos o projeto SHINE, que tem por finalidade disponibilizar referenciais sobre a qualidade e o impacto de conferências para a comunidade de Computação. Os referenciais de impacto são estimados através da métrica índice-H, que é baseada no número de citações das publicações dos veículos. Adotando a metodologia apresentada neste artigo, o projeto SHINE resultou em uma ferramenta online capaz de calcular o índice-H de 1.788 conferências, tornando-se uma importante fonte de informações sobre a qualidade desses veículos para a comunidade de Computação.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!


[EVENTOS & PUBLICAÇÕES]
O Centenário de Alan Turing
Eventos e periódicos promovidos/apoiados pela SBC.
ERADRS
ERBD
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Cientí­fica (REIC)
Journal of Information and Data Management (JIDM)
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v05n03/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:10 por deleteme

Ferramentas da página