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wei2009:diretrizes

Diretrizes Curriculares (CIC, Eng. Comp, Sist. Info)

Esta página está sendo constantemente atualizada durante o Workshop de Educação em Computação 2009 - WEI. As opiniões aqui apresentadas são de inteira responsabilidade dos seus autores (participantes do WEI) e não representam a opinião oficial da SBC até que sejam aprovadas pela Diretoria e Conselho da SBC.

DIRETRIZES CURRICULARES

PLANO DE TRABALHO PARA WEI 2009

Na edição de 2009 do Workshop de Educação em Computação, um dos objetivos será a validação pelos Grupos de Trabalho da proposta de Diretrizes para os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.

HISTÓRICO DESTA PROPOSTA

Esta proposta foi trabalhada inicialmente pela Diretoria de Educação junto à Comissão de Educação.

No WEI 2008, esta proposta foi apresentada aos Grupos de Trabalho, os quais verificaram alguns pontos principais deste documento.

Durante um período de 6 meses, este documento passou por revisão e refinamento. Esta etapa contou com a participação de 10 pesquisadores e professores seniores das áreas consideradas (ou seja, Ciência e Engenharia de Computação, Sistemas de Informação).

OBJETIVOS DA REVISÃO FINAL A SER REALIZADA NO WEI 2009

Na edição de 2009, os Grupos de Trabalho terão dois encontros para revisar e finalizar alguns pontos específicos desta proposta. Especialmente, a Diretoria de Educação espera focar esses dois encontros nos pontos a seguir.

ENCONTRO 1 – 21/07/2009 – às 08:30, Auditório 4

Finalizar os seguintes pontos:

  • 4. Perfil.
  • 5. Competências e Habilidades (principalmente a seção de competências e habilidades individuais).

ENCONTRO 2 – 21/07/2009 – às 16:15, Auditório 4

Finalizar o seguinte ponto:

  • 6. Conteúdos Curriculares – principalmente a Tabela Detalhada.

Adicionalmente, os Grupos de Trabalho têm total liberdade para considerar os documentos definidos por outras sociedades e organizações, como por exemplo a ACM:

  • Computing Curricula 2005: Covering undergraduate degree programs in Computer Engineering, Computer Science, Information Systems, Information Technology, and Software Engineering. Disponível aqui
  • Computer Science, Curriculum 2008: An Interim Revision of CS 2001. Disponível aqui

METODOLOGIA DE TRABALHO

Cada encontro terá a duração de duas horas. Devido ao tempo curto, espera-se que cada grupo consiga efetivamente distribuir suas atividades da seguinte maneira:

  1. Discussão (de 30 a 50 minutos)
  1. Escrita (pelo menos uma hora disponível)

A versão eletrônica deste documento estará disponível com os membros da Comissão de Educação que estarão participando desses encontros.

Cada grupo deverá ter pelo menos uma cópia para edição deste documento.

É muito importante que cada grupo MARQUE o que foi editado na sua versão do documento. Neste caso, pode-se utilizar a facilidade de Controle de Revisão OU simplesmente marcar com cor diferente o que foi modificado.

Ao final do encontro, espera-se que cada grupo retorne à Comissão de Educação as versões editadas deste documento.

Durante a Plenária do WEI 2009 (dia 22/07 às 16:15), as versões editadas serão apresentadas à comunidade para seu conhecimento.

Durante o segundo semestre de 2009, este documento (conforme trabalhado no WEI 2009) será colocado à disposição da comunidade para a revisão final. Durante este período, as demais seções (não trabalhadas durante o WEI 2009) poderão ser refinadas.

Após essa revisão final, a Diretoria de Educação apresentará o documento para aprovação do Conselho da SBC.

Uma vez que este documento tenha sido aprovado pelo Conselho, a Diretoria de Educação fará os encaminhamentos necessários.

RESULTADOS DOS ENCONTROS

No primeiro encontro, o grupo todo discutiu o perfil do egresso em ciência da computação. O grupo resolveu se dividir em três para agilizar a discussão a ser realizada no segundo encontro sobre o perfil e competências e habilidades. Um grupo ficou com Ciência da Computação (6 pessoas), outro com Sistemas de Informação (13 pessoas) e outro com Engenharia de Computação (2 pessoas).

No segundo encontro, foram revisados os itens referentes ao Perfil do Egresso e Competências e Habilidades. Os resultados encontram-se abaixo.

O grupo gostaria de deixar claro que essa revisão foi realizada em pontos específicos do documento original apresentado e que se faz necessária uma revisão geral do documento por toda a comunidade.

Uma sugestão feita pela Professora Denise foi a realização de um encontro presencial de imersão para realizar a revisão geral do documento original.

Itens 4 e 5 revisados

4. Perfil desejado do Egresso

O profissional egresso dos cursos de Computação deve assegurar a formação de profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Computação, dotado de consciência ética, política, humanística, com visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas; capaz de atuar de forma empreendedora e abrangente no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo; utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar visando o Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento; além de compreender as necessidades do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades como profissional da Computação. Esses egressos devem ter capacidade de continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico na área de Computação. Os egressos devem desenvolver um perfil empreendedor e de inovação.

Os perfis dos profissionais da Computação tomarão como referência as especificações abaixo:

I - Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação têm a Computação como atividade fim e visam à formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação. Esses cursos devem propiciar conhecimento profundo de aspectos teóricos da área de Computação, Os egressos desses cursos estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da Computação, sendo aptos a construir sistemas computacionais complexos para as mais diversas áreas do conhecimento . Além disso, devem ter capacidades inovadora e empreendedora, podendo continuar suas atividades na pesquisa promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Computação.

II - Os cursos de Engenharia de Computação têm a Computação como atividade fim e visam à aplicação da Ciência e Tecnologias da Computação na construção de sistemas de hardware e software. Esses cursos se caracterizam pela necessidade de conhecimentos de aspectos teóricos e práticos da área de Computação e de uma visão integrada de outras áreas da Engenharia. Os egressos desses cursos trabalharão na solução de problemas complexos de automação, comunicação e processamento de informação.

III - Os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação têm a Computação como atividade meio. Esses cursos se caracterizam por formar profissionais com conhecimento teórico e prático de técnicas e ferramentas computacionais necessário para desenvolver, selecionar, aplicar e gerir soluções de forma a atender às necessidades da sociedade.

5. Competências e Habilidades

Global:

Os cursos de graduação em Computação devem formar profissionais que revelem, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

a) Utilizar os conhecimentos essenciais na identificação e resolução de problemas;

b) Diagnosticar e propor soluções viáveis para o atendimento das necessidades básicas de grupos sociais e individuais, construindo sistemas confiáveis, disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos;

e) Planejar, construir e administrar sistemas de hardware e software, de acordo com a especificidade de cada curso;

g) Gerir informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos;(SI)

h) Supervisionar e operacionalizar sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação;(SI)

i) Projetar e conduzir pesquisas, interpretar e difundir os resultados;

j) Elaborar e analisar projetos que envolvam aspectos de mercado, desempenho, previsão de capacidade, custos e rentabilidade nos diferentes setores da atividade de Tecnologia de Informação e Comunicação, de acordo com a especificidade de cada curso;

k) Elaborar laudos técnicos e científicos no seu campo de atuação;

m) Conhecer e respeitar os princípios éticos da área e ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade;

l) Respeitar os princípios éticos e profissionais da área de computação;

m) Posuir visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade e nas organizações;

n) Ser empreendedor e ter capacidade de alavancar oportunidades de negócio na área;

Individual:

I- Bacharelado em Ciência da Computação: possuir visão sistêmica e integral da área de computação; dominar os fundamentos científicos e tecnológicos relacionados à área de Computação; ser capaz de encontrar soluções computacionais para diversos tipos de problema; ser capaz de determinar se um problema tem ou não soluções computacionais (algoritmicas), bem como identificar as mais eficientes; ter capacidade para projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software; ser capaz de projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software; ser capaz de modelar sistemas computacionais complexos artificiais, naturais e sócioculturais e da interação homem-natureza; possuir capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas; ser capaz de inovar na utilização, suporte e infraestrutura dos computadores, como Redes de Computadores e Internet, Sistemas Operacionais e Sistemas Distribuídos, Ferramentas de Desenvolvimento de Software, Sistemas de Gerência de Banco de Dados, Compiladores e outras; ser capaz de participar de atividades de pesquisa acadêmica, contribuindo para a geração de conhecimento na área; desenvolver sistemas computacionais, explorando conhecimentos das áreas de inteligência artificial, processamento de imagem e computação gráfica.

II- Engenharia de Computação: analisar, projetar e aplicar, de forma inovadora, sistemas computacionais e/ou seus aplicativos como componentes de outros sistemas mais complexos; possuir visão sistêmica e integral da área de computação; dominar os fundamentos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de Computação; saber modelar e especificar soluções computacionais para diversos tipos de problemas; ter capacidade para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar sistemas de software, de hardware e que integrem ambos; ter capacidade para gerenciar o projeto desses sistemas; ser apto a projetar e desenvolver sistemas embarcados, sistemas para automação industrial e para controle de processos; possuir capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;

III- Bacharelado em Sistemas de Informação: conhecimento e emprego de modelos, ferramentas e técnicas computacionais, que representem o estado da arte na área, associados ao diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de projetos de sistemas de informação aplicados nas organizações; capacidade de compreender a dinâmica empresarial e suas necessidades; domínio de novas tecnologias da informação e gestão da área de Sistemas de Informação; capacidade de gerenciar infra-estrutura de tecnologia da informação, dados e sistemas que abranjam uma organização; uso criativo de tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;

Documentos Auxiliares

Resultados de Discussões

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wei2009/diretrizes.txt · Última modificação: 2010/08/31 16:44 por sbc horizontes

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