Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


adeus

20 de maio de 2009

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Clesio Saraiva dos Santos, ocorrido ontem à noite (19/05). O Prof. Clesio muito contribuiu para criar e moldar o Instituto de Informática da UFRGS e muito querido por todos na instituição.”

Esta página será enviada para a família do Prof Clesio em momento mais oportuno. Para ter sua mensagem adicionada aqui, por favor, envie um email para mirella ARROBA dcc.ufmg.br

Mensagem da Presidência da SBC

Prezados Sócios,

É também com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Clesio Saraiva dos Santos, ex-presidente da SBC, ontem à noite, em Porto Alegre.

Sua contribuição à construção de uma comunidade de pesquisa em Ciência da Computação no Brasil foi decisiva e fundamental. Além de sócio-fundador da SBC, foi seu Vice-Presidente (1985 a 1986) e Presidente (1989 a 1991). Foi Conselheiro da SBC em três períodos: 1981-1985, 1987-1989 e 1991-1995 e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Computação (1981-1983), antecessora do atual JBCS. Junto ao MEC, foi Membro da Comissão de Consultores de Informática da CAPES em dois períodos: 1980-1982 e 1985-1987.

Entre 1980 e 1982 participou na CAPES da primeira comissão de consultores de Informática, que criou o primeiro sistema de avaliação da área de Ciência da Computação, junto aos professores José Carlos Pereira de Lucena, Jayme Luiz Szwarcfiter e Ivan Moura Campos. Foi membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq, entre 1983 e 1984. Foi membro da Comissão de Informática da SESu/MEC, em 1985. Foi membro da Comissão de Especialistas em Informática do MEC, entre 1986 e 1988 e participou ativamente do processo de avaliação da pós-graduação em Computação no Brasil como Presidente de área de Informática da CAPES, entre 1989 e 1990.

Seu pioneirismo e dedicação à Computação brasileira serviram de exemplo para três gerações de pesquisadores na UFRGS, onde foi professor de 1971 a 2002.

Enviamos nossos votos de pesar a colegas e familiares.

José Carlos Maldonado e Virgilio Almeida SBC 2007-2009

Mensagem das Editoras da SBC Horizontes

Certamente todos que conheceram o prof. Clesio têm boas lembranças de sua generosidade. Prof. Clesio era uma mente brilhante que governava uma figura ímpar, um sorriso acolhedor e uma disposição infinita para colaborar com os demais. Era o tipo de cara que falava pouco, mas quando falava, geralmente era porque sabia o melhor caminho a ser seguido, o mais sensato, o que melhor contribuía para o bem geral… uma característica que certamente ficou de herança para os seus alunos e colegas.

Com seus alunos, ficam também as memórias e o exemplo de um excelente educador, sempre disposto a assistir mais uma apresentação, a discutir em mais uma reunião… sempre confiante na capacidade de seus aprendizes. Com seus colegas, fica também a falta que fará nos momentos que virão.

A passagem do prof. Clesio nos inspira a refletir sobre a educação e a imortalidade. Como seres humanos, um dia nossa vida na Terra se vai. Como educadores, mesmo depois de termos partido, nossos alunos ficam com os nossos ensinamentos. Mais do que isso, nossos alunos ficam com o nosso exemplo de profissionalismo, seja ele um bom ou mau exemplo. Talvez a nossa meta então seja mais do que educar. Talvez a meta seja educar e deixar um bom exemplo a ser seguido pelas próximas gerações. E se isso for pouco, a meta pode ser mais ambiciosa. A meta pode ser deixarmos para todos o que o prof. Clesio nos deixou.

Homenagem do Instituto de Informática ao Prof. Clesio Saraiva dos Santos

Prestamos nossa solidariedade e levamos nosso carinho aos familiares e amigos do Prof. Clesio Saraiva dos Santos.

Além das muitas qualidades do Clesio como pessoa e como professor, já mencionadas nas muitas mensagens postadas em nossas listas internas e na lista da SBC, consideramos essencial relembrar que ele sempre foi um ardoroso defensor da união de nosso grupo acadêmico de Informática na UFRGS. Certamente ele foi a figura principal a garantir que o Instituto de Informática, desde sua criação, adquirisse esta feição que é hoje sua marca registrada, e da qual tanto nos orgulhamos ? a união do grupo em torno de objetivos comuns de excelência acadêmica, combinada com o gerenciamento unificado e compartilhado de nossos recursos e de nossa infraestrutura.

Para felicidade nossa, o Instituto de Informática não é uma federação de grupos semi-independentes, como ocorre em tantos outros locais, nem convive com divergências insuperáveis entre seus integrantes. Temos um Instituto único, administrado por políticas comuns de gerência de nossos recursos (setores administrativos e técnicos, laboratórios, recursos financeiros), sediado num espaço físico compartilhado por todos, vivendo num clima de ampla harmonia e amizade e andando unido na direção que é definida pela maioria de seus integrantes.

Além disto, o Clesio sempre teve a visão da verdadeira indissociabilidade entre o ensino (de graduação e de pós), a pesquisa e a extensão. Cada uma destas dimensões é igualmente importante, traz sua contribuição para a excelência do Instituto e é alavancada pelas outras. Nossos projetos de pesquisa acadêmicos ou em interação com a sociedade trazem recursos que são utilizados em benefício da excelência de toda a nossa infraestrutura, a começar pelas salas de aula e laboratórios de ensino.

Esta visão de presente e de futuro do Instituto nós aprendemos com o Clesio, pelas suas palavras e pelo seu exemplo. O Instituto chegou à implementação desta visão de uma maneira absolutamente natural, graças sem dúvida, entre outras coisas, ao jeito sempre tranquilo e pacificador pelo qual o Clesio soube conduzir as coisas do Instituto e pela sua clareza em relação a um modelo saudável e qualificado de universidade.

Do Clesio estamos herdando as muitas boas qualidades do Instituto das quais tanto nos orgulhamos, materializadas em princípios fundamentais de convivência e de administração acadêmica. Não devemos jamais esquecer nem desperdiçar esta herança.

É uma profunda ironia do destino que, na próxima reunião do Conselho Universitário, a se realizar nesta sexta-feira, estivesse em pauta a aprovação do parecer concedendo o título de professor emérito da UFRGS ao Clesio. Seria um título mais do que merecido, que iríamos entregar a ele com profundo orgulho e admiração.

Prof. Flávio Rech Wagner e Prof. Luis da Cunha Lamb

Do jornal gaúcho Zero Hora

 22 de maio de 2009 | N° 15977 OBITUÁRIO

6406642.jpg No começo da madrugada de quarta-feira, o conselheiro do Inter Clesio Saraiva dos Santos, 62 anos, saía de um jantar do movimento Inter Grande, na Capital, quando sentiu-se mal ao entrar no carro. Vítima de um infarto, ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. Ele deixa os filhos Tatiana e Cristiano, além do único neto, João Vitor, de um ano.

Santos nasceu em Butiá, deixando a cidade ainda jovem para estudar na Capital. Ingressou no curso de Engenharia Civil da UFRGS. Depois de formado, foi para o Rio, onde fez mestrado e doutorado na UFRJ.

De volta do Estado, tornou-se professor do Instituto de Informática da UFRGS, tendo se tornado mais tarde, nos anos 90, um de seus diretores. Sócio do Inter desde 1981, era conselheiro do clube desde dezembro de 2000.

Foi diretor de futebol na gestão de Fernando Carvalho, em 2002, e assessor da presidência em 2004. A missa de sétimo dia será na terça-feira, às 18h, na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Rua Ramiro Barcelos, 386, Capital).

Mensagens dos Sócios da SBC, Amigos, Colegas e Admiradores

Prezados

Conheci o prof Clesio nos anos 70, quando eu fazia mestrado - e ele doutorado - na PUC-Rio.

Alem de ser um pesquisador dedicado, era uma pessoa muitissimo gentil, que pensava sempre em contribuir para o crescimento dos colegas e do coletivo.

Um sorriso constante, uma participacao ativa em todos os niveis e alguem com quem sempre pudemos contar.

Meus sentimentos - para os familiares e para a grande familia que construiu em todo o Brasil

Claudia Bauzer Medeiros


Clésio, um grande exemplo de professor e ser humano. Já deixa saudades.

Mauricio Lima Pilla – UFPEL


Pallazzo, O Clesio foi, tambem, Presidente da SBC tendo se destacado pela correção, seriedade e pela forma amigavel com que tratava a todos. Therezinha

Profa. Therezinha Souza da Costa Dep. de Informatica, PUC-Rio


O Clesio foi uma grande figura humana e um bom cientista… uma perda para todos. Peço que transmita nossos sentimentos aos familiares.

Daniel Schwabe PUC-Rio


Prezado Philippe e colegas da II/UFRGS.

Peço transmitir minhas condolências e solidariedade à família do Clésio. Vamos todos sentir muito a sua falta. Excelente pesquisador e professor. Ser humano que nos deixou inúmeros ensinamentos.

Léo

Prof. Léo Pini Magalhães, Dr.-Ing. UNICAMP-FEEC-DCA


Olah,

Clesio foi meu professor na UFRGS. Um dos primeiros professores/pesquisadores na area de Banco de Dados (BD) na UFRGS e no Brasil. Uma das pessoas que me motivou a ser professor/pesquisador nesta area, juntamente com a profa. Lia G. Golendziner, cujo Doutorado ele orientou e que tambem jah partiu. Como muitos jah disseram, uma excelente pessoa e um excelente profissional. Muitas saudades ficarao.

abracos,

Ronaldo S. Mello Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Grande Pesquisador e grande figura!

Nossos sentimentos pelo seu passamento.

Trevelin


O Clesio foi um ótimo conselheiro, influenciando na minha ida para França, volta para UFRGS e, posteriormente, ida para UFSC. Lembro também que o Clesio nos ensinava a zelar pela conservação e aperfeiçoamento da Universidade como instituição pública…

Carlos Becker Westphall


Grande pesquisador, grande figura e grande Colorado.

Não fui seu aluno, mas tive a sorte de conviver com a sua simpatia nos corredores do Instituto de Informática nos anos do meu doutoramento.

Além de suas contribuições à ciência brasileira, não como posso deixar de destacar que o Prof. Clesio ajudou a construir a atual gestão do Sport Club Internacional.

Nunca me esquecerei de uma frase sua quando o cumprimentei pelo título estadual conquistado pelo Inter em 2002 (o clube estava desde 1997 sem conquistar títulos). Com a sua simpatia habitual, ele me disse sorrindo:

- É BOM SER CAMPEÃO.

Esta é imagem que tenho do Prof. Clesio em minha memória: a imagem de uma pessoa feliz, a imagem de um campeão.

Ao Prof. Clesio, as minhas Saudações Coloradas.

Abraços,

Cesar Zeferino


Prezados,

Realmente é uma grande perda. O Clesio certamente foi uma pessoa de grande relevancia e deixou muitos ensinamentos para uma comunidade muito grande. Tinha uma grande habilidade em primeiro escutar os demais antes de expressar a sua opinião, que passava a ser acatada pela maioria. Defendia sem vacilar a Universidade e a SBC, da qual foi um Presidente de grande expressão.

Proponho que o proximo Congresso da SBC seja em homenagem a Prof. Clesio Saraiva dos Santos.

Ricardo Reis Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Um notícia muito triste para a Computação. Conheci o professor Clésio na época em que era presidente da SBC. Muito atuante, certamente deixou seu legado na Comunidade de Computação do Brasil.

Lamento profundamente! Transmitam, por favor, meus sentimentos para seus familiares.

Claudia Motta. PPGI e NCE/UFRJ


Prezados,

Nós do II/UFRGS estamos de Luto. A Comunidade Acadêmica da área de Informática perdeu um Grande Homem, Professor Integro, Ético e que sempre lutou pelo bem coletivo. Foi meu Professor, meu Diretor e amigo de trabalho no II/UFRGS. Nesta convivência de mais de 30 anos aprendi muito com ele. Todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele dariam este mesmo tipo de Testemunho, ou seja, era uma UNANIMIDADE.

No velório na Sala dos Conselheiros do Clube de seu coração Sport Clube Internacional, ao qual se dedicou principalmente após sua aposentadoria, muitos dos amigos, presencialmente e outros espiritualmente a distância, estavam lá para sua última homenagem.

Perdemos um grande Mestre.

Valdeni II/UFRGS


Prezados

É com enorme tristeza que tomo conhecimento do falecimento do grande amigo Clésio S, Santos. Clésio foi, além de um pesquisador brilhante, uma força muito relevante para a estruturação da comunidade de Computação no Brasil (junto à nossa sociedade científica, às agências de fomento etc). Parece-me imperioso que a SBC prepare uma homenagem digna das realizações do Clésio.

Abraços

Lucena


Concordo.

Lembrp-me dele, junto com o Azeredo, aqui na PUC-Rio em “tempos idos”…

Uma sugestao: que alguem compile todas essas mensagens e envie para a familia. Nessas horas, mencoes como essa e muitas outras que foram colocadas aqui na lista confortam.

Marisa Lucena


Acho que foi em 1987 que eu participava da Comissão Coordenadora do PGCC (Pós Graduação em CC) da UFRGS como representante discente. Lembro do Flávio, do Tom Price (que era o coordenador), do Daltro, me parece que a Ingrid também já estava, talvez o Azeredo. Quando tinha algum assunto polêmico e o pau quebrava, a única pessoa que você não ouvia era o Clésio. Até que de repente ele pedia a palavra, falava nem cinco minutos e a discussão acabava.

Prolo


palazzo,

expresse a TODOS nossos amigos na UFRGS e à família do CLÉSIO nosso mais profundo PESAR pelo desaparecimento de um SER HUMANO tão importante, para todos nós, como ele SEMPRE SERÁ.

minha tristeza e solidariedade a todos voces, que tiveram a felicidade de estar sempre muito mais perto dele do que eu tive oportunidade de estar.

silvio meira


Concordo plenamente com o Prof. Lucena.

É uma triste perda. O Prof. Clésio foi um contribuidor importante e firme na formação de uma comunidade brasileira em ciência da computação.

jcspl

Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Ph.D.


O falecimento do Clésio é uma notícia arrasadora. Foi meu aluno, um dos melhores com quem que já tive a felicidade de trabalhar, e principalmente um amigo querido. Peço ao Heuser para transmitir meus sentimentos, infelizmente tardios, à família dele e aos colegas da UFRGS.

Antonio Furtado


Como é difícil escrever uma mensagem para alguém que representou tanto … para mim, personificou o conceito de Mestre em tantas dimensões. Guardo em meu coração, seu sorriso franco, seu bom senso, seu caráter, sua simplicidade e seu senso de justiça. Agradeço a Deus a oportunidade de tê-lo conhecido, de compartilhar sua trajetória profissional, e de ter tido o privilégio de sua amizade.

Karin Becker


Em nome da Direção e da Comunidade do Instituto de Física, venho por meio desta mensagem expor o nosso profundo sentimento de pesar pelo falecimento do Prof. Clesio S. Santos.

Não importa onde esteja, estará sempre conosco.

Vera Feil

Instituto de Física - UFRGS


Clesio foi muito mais do que um ótimo professor, pesquisador e Diretor! Clesio foi um grande AMIGO. Tinha sempre a palavra certa no momento certo. Colegas, alunos, orientandos, todos o respeitavam e admiravam. Vamos sentir muito sua falta…

Nina Edelweiss


Porque será que os melhores se vão tão cedo, quando teriam tanto ainda a contribuir?? Faller, Salek, Clésio…

Jonathan

Miguel Jonathan, NCE/UFRJ


“Conhecemos sr. Clésio alguns anos atrás, quando minha irmã caçula, Silvania - na ocasião noiva do Cristiano - mudou-se de São Paulo para Porto Alegre, no início de 2003. A mudança foi difícil porque ela deixou tudo aqui: emprego, amigos e principalmente a família. Mas uma “pessoinha” muito amada fez de tudo para que a Sil fosse feliz aí. Naquele mesmo ano fui visitá-los e tive o prazer de conhecer sr. Clésio, que nos recebeu com um churrascão gaúcho em sua casa, onde comemos, bebemos e demos muitas risadas!

Nossos pais separaram quando éramos ainda crianças (a Silvania tinha apenas 2 anos), então minhas irmãs e eu nunca soubemos o que era ter um pai, porque o nosso, biológico, sempre esteve distante física e sentimentalmente. Porém Deus foi muito bom com a Sil e deu a ela, já adulta, a chance de ter um novo pai, totalmente diferente daquele de quem só tínhamos algumas lembranças: sr. Clésio, um pai presente, amoroso, dedicado e inesquecível; uma pessoa fundamental na vida dela e de quem ela se enchia de orgulho de falar. Minha irmã concluiu o Ensino Superior em Porto Alegre - ocasião em que recebeu uma homenagem do CRA - e lembro bem dele todo feliz, chorando na Colação de Grau, emocionado como se fosse realmente pai dela. No ano de 2007, quando nasceu o João Vítor, passamos nosso primeiro Natal em Porto Alegre, na casa do sr. Clésio. Passei a tarde na cozinha e ele aparecia por lá a todo instante para dizer: “guria, como cheira bem isso!!!”. Eu dizia para ele que estava com medo que ele passasse mal de tanto que comia e ele respondia: “mas bah, tá bom demais guria!” É aquela imagem dele que guardamos: feliz, sorrindo….

Aproveito para complementar as mensagens das pessoas que o conheceram como profissional principalmente, que sr. Clésio era uma pessoa digna de total admiração, porque era um homem ético, gentil, pai e avô dedicado, extremamente carinhoso com todos. Nós aqui - a parte “adotada” da família de São Paulo - choramos muito a perda desse homem tão querido e gostaríamos de abraçar forte, muito forte todos aí: Cris, Tati, Sil, Sandra, Tia Leka e nosso pequeno príncipe, que ele tanto amava: João Vítor. Se alguém tem um lugar guardado lá em cima esse alguém é o sr. Clésio.

Saudosamente, Solange Leal e Família”

adeus.txt · Última modificação: 2009/05/22 20:26 por sbc horizontes

Ferramentas da página