Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

DEZEMBRO / 2008

Capa

Chamada

Prefácio

Primeira Edição

Corpo Editorial

[BETWEEN] -1

[BETWEEN] -2

[BITS, BYTES& BATOM]

[E AGORA, JOSÉ?]

[EM DESTAQUE]

[EM DEBATE]

[EM SOCIEDADE]

[INDÚSTRIA]

[HOW TO]

[LÁ DE FORA]

[O2] - 1

[O2] - 2

[ETC & TAL]

[EVENTOS]

FIM

v01n01:07

PREFÁCIO

EDIÇÃO Dezembro 2008

Primeira Edição da SBC Horizontes

Bem-vindos à primeira e histórica edição da SBC Horizontes

É com um enorme prazer que apresentamos à sociedade a primeira edição da SBC Horizontes – a nova revista eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação sobre carreira em Computação. Esta revista é uma iniciativa da Diretoria e Comissão de Educação da SBC em conjunto com a Diretoria de Publicações da SBC.

A SBC Horizontes

O objetivo principal da Revista Eletrônica SBC Horizontes é auxiliar estudantes e recém graduados (tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação) durante a realização de seus estudos em Computação, bem como na definição de suas carreiras profissionais. Esta revista surgiu da necessidade de prestar um serviço personalizado aos jovens da nossa sociedade. A Sociedade Brasileira de Computação é formada por professores e profissionais com as mais diversas experiências. A SBC Horizontes surge então como uma ação concreta para compartilhar essas experiências com os jovens participantes da sociedade. Esta revista não se enquadra como uma publicação técnico-científica, visto que a SBC já conta com outras publicações deste tipo. O tom da revista é informativo, mas descontraído sem ser exaustivo. A intenção é ter um repositório organizado de informação para auxiliar a carreira de sócios estudantes/recém graduados da SBC. O foco é a educação em termos de carreira em Computação.

A SBC Horizontes é formada por uma série de colunas, cada qual com um conjunto de temas específicos e seus editores associados, conforme apresentado na Tabela 1. Além disso, a SBC Horizontes conta com o auxílio de um corpo editorial altamente qualificado, formado pelos seguintes sócios de norte ao sul do país:

  • Antônio Jorge Gomes Abelém, UFPA
  • Arndt von Staa, PUC-Rio
  • Imre Simon, USP
  • Joni da Silva Fraga, UFSC
  • Jose Augusto Suruagy, UNIFACS
  • Sergio Crespo, UNISINOS
  • Vanessa Braganholo, UFRJ

Cada edição da SBC Horizontes é preparada a partir de submissões de artigos feitas pelo sistema JEMS. Todos os artigos são avaliados, e os melhores são escolhidos para publicação. O artigo “Corpo Editorial e Editores-Associados”, também desta primeira edição da SBC Horizontes, apresenta todos os participantes do corpo editorial e do conjunto de editores-associados.

Tabela 1. Colunas que formam a SBC Horizontes, seus editores-associados e temas

Coluna

Editores-Associados

Temas

Between

Márcia Cristina Cera, UFRGS

Vinícius Santos, UFRJ

Entre alunos, aluno escrevendo para aluno.

Tópicos para artigos incluem qualquer experiência que os alunos queiram dividir com os demais estudantes da SBC, como dúvidas e dificuldades por exemplo.

Bits, Bytes e Batom

Claudia Bauzer Medeiros, UNICAMP

Sandra Fabbri, USP-S.Carlos

A perspectiva feminina na carreira em Computação

Tópicos para artigos incluem: mulheres em tecnologia de informação, superando desafios femininos (preconceito, assédio, conciliação familiar...), como contribuir na Computação, mulheres de sucesso em Computação e como elas chegaram lá e afins.

E Agora José?

João M. B. Cavalcanti, UFAM

Viviane M. Orengo, UFRGS

O que fazer após receber o diploma.

Tópicos para artigos incluem: dicas para o início de carreira, dicas e estratégias para uma carreira de sucesso em Computação, pós-graduação em Computação, alternativas de instituições e programas para continuar ou retornar aos estudos, vantagens de fazer pós-graduação, conseguindo seu primeiro emprego, estudar no Brasil versus no exterior, para onde enviar currículos e afins.

Em Debate

Guilherme Travassos, COPPE/UFRJ

Raimundo J. Araújo Macêdo, UFBA

Duas pessoas dão suas opiniões sobre o mesmo assunto.

São apresentados dois lados de uma mesma moeda para as questões discutidas na revista. Por exemplo, alguém com carreira de sucesso na academia versus alguém com carreira de sucesso na indústria, alguém que fez doutorado fora versus alguém que fez doutorado no Brasil, Ciência da Computação vs. Engenharia de Computação, e várias outras questões de cunho mais “ideológico” ou polêmico.

Destaque

Ellen F. Barbosa, USP-S.Carlos

Marcelo A. S. Turine, UFMS

Participação de alunos e recém-graduados nos eventos promovidos pela SBC.

Tópicos incluem matérias sobre quem ganhou ou se destacou nos workshops de teses dos simpósios brasileiros, por exemplo.

Em Sociedade

Paulo Masiero, USP- S.Carlos

Roberto Bigonha, UFMG

Ética e participação social.

Tópicos para artigos incluem: ética durante os estudos, ética na carreira, comportamento, responsabilidades e deveres sociais, a SBC como sociedade ativa, por que e como participar das atividades da SBC, perfil de outras sociedades relacionadas à Computação (ACM, IEEE), por que participar de eventos (científicos ou não) em Computação e afins.

Etc e tal

Martin A. Musicante, UFRN

Silvia Regina Vergilio, UFPR

Qualquer assunto relacionado à carreira que não se encaixe nos anteriores. Essa é a coluna de formato livre onde “vale tudo”: fatos interessantes, dicas de ferramentas que facilitam a vida, espaço aberto para comentários dos leitores e afins.

How To

Agma Traina, USP- S.Carlos

Caetano Traina, USP- S.Carlos

Como realizar tarefas comuns aos estudantes e recém graduados em Computação.

Tópicos para artigos incluem: como escrever artigos científicos (trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações), como lidar com artigos rejeitados (o ciclo de vida de um artigo científico), como escolher orientador, como escrever currículo, como preencher o Lattes, como conseguir um estágio, como escrever sua página web, como escrever projetos para agência de fomento, como se preparar para concursos, como se portar em uma entrevista para trabalho, como trabalhar em grupo, como gerenciar times de trabalho, como e onde encontrar artigos científicos na Web, como organizar seu código, como escrever relatório de projeto, como organizar a documentação de um aplicativo (e.g. manual do usuário) e afins.

Indústria

Auri M. Rizzo Vincenzi, UFG

Avelino Zorzo, PUC-RS

Dicas de carreira na indústria.

Tópicos para artigos incluem: o que se espera de um profissional em Computação do ponto de vista industrial, o que os head hunters procuram em um profissional, perfil de diferentes empresas de Informática, abrindo seu próprio negócio em Informática e afins.

Lá de fora

Alex Sandro Gomes, UFPE

Cleidson de Souza, UFPA

Experiências de estudar e trabalhar fora do Brasil.

Tópicos para artigos incluem: dicas de alunos que estudam ou estudaram no exterior, alunos que realizaram intercâmbio estudantil, dicas de profissinais que trabalham ou trabalharam no exterior, vantagens e desvantagens de estudar e trabalhar no exterior, vantagens e desvantagens de retornar ao Brasil, vantagens de obter diploma duplo, experiências, relatos e contribuições de outras sociedades e afins.

O2 – Opções e Objetivos

Regina Santana, USP- S.Carlos

Therezinha S. Costa, PUC-Rio

Definindo o profissional em Computação.

Tópicos para artigos incluem: alternativas de carreiras em Computação, mercado de trabalho para diferentes perfis, fazendo pesquisa em Computação, definição de objetivos de carreira, carreira acadêmica versus carreira na indústria, definição de um plano de carreira, definição de diferentes áreas dentro da Computação e afins.

Perfil

Marcio Delamaro,USP-S.Carlos

Ricardo Anido, UNICAMP

Entrevista com um membro da comunidade sobre tópicos relacionados à carreira.

A História da SBC Horizontes

A profa. Mirella M. Moro (na época bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq na UFRGS, e agora docente na UFMG) é a idealizadora da SBC Horizontes. A idéia teve como inspiração as revistas das sociedades internacionais IEEE e ACM chamadas IEEE Potentials e ACM Crossroads, respectivamente. Essas revistas publicam tanto artigos técnico-científicos quanto redações sobre aspectos de carreira e vida estudantil, e abrangem não apenas Computação como também engenharias e cursos afins. A grande diferença é que a SBC Horizontes possui um foco específico: carreira em Computação.

No início de 2008, o projeto da SBC Horizontes foi aprovado pelas diretorias e Conselho da SBC. Assinaram o projeto da SBC Horizontes, sob coordenação de Mirella: os professores José Palazzo M. de Oliveira, Luciano Paschoal Gaspary e Renata Galante, e as alunas de doutorado Clarissa C. Marquesan, Deise Saccol e Marcia C. Cera (todos do Instituto de Informática da UFRGS). Após a aprovação do projeto, Mirella convidou a profa. Marta Mattoso (COPPE/UFRJ) para se juntar à frente da revista como editora-chefe. Também foram convidados outros sócios da SBC para formar o corpo editorial e o conjunto de editores-associados.

No Congresso da SBC 2008, realizado em julho na cidade de Belém do Pará, foi lançada a Revista Eletrônica SBC Horizontes junto da abertura do WEI (Workshop de Educação em Computação), evento coordenado pela Comissão de Educação da SBC. Após o lançamento oficial, durante o segundo semestre de 2008, foram recebidos artigos para serem avaliados e compor a primeira edição da SBC Horizontes. Os artigos selecionados são publicados nesta edição.

O Logo da SBC Horizontes

O primeiro evento promovido pela SBC Horizontes foi o concurso para escolha do seu logo. Foram 40 alternativas submetidas por 15 participantes. Ernesto Cid Brasil de Matos, do Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), criou a opção vencedora, que estampa a capa da revista. Ele recebeu um kit de produtos da Google Brasil, patrocinadora do concurso. O segundo e o terceiro colocados são, respectivamente, Anderson Vicente da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Luís Fernando Heckler, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parabéns a eles e aos demais participantes que tornaram essa escolha acirrada!

Nesta Edição

Para a primeira edição da SBC Horizontes, foram recebidos 20 artigos completos. Os artigos foram divididos entre os editores-associados para a avaliação. Essas avaliações também contaram com a participação de avaliadores externos ao corpo-editorial. Muito obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos!! O trabalho de avaliação é fundamental para garantir a qualidade e o foco da revista. Os nomes dos revisores dos artigos será publicado na edição de dezembro da SBC Horizontes, a começar em 2009.

Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Esta edição apresenta dois artigos interessantíssimos escritos por uma aluna de graduação e um aluno de pós. O primeiro deles é “Benefícios da Experiência Científica na Graduação” que relata a participação da autora em seu primeiro evento científico. O segundo é “Inglês e a atuação em computação” que discute porque a língua inglesa tem tanta importância na Computação e apresenta dicas imperdíveis para o domínio da língua.

Bits, Bytes & Batom. Na sua edição de estréia, convidamos uma de suas editoras-associadas, profa. Cláudia Bauzer Medeiros, para apresentar a coluna. O artigo apresenta os objetivos e temas da coluna e discute um pouco a importância de trazer mais mulheres para a Computação. Além disso, é apresentado um relato sobre as mulheres na área de Banco de Dados. O artigo finaliza com alguns links sobre assuntos relacionados à presença feminina na Computação.

E Agora, José? Esta coluna estréia com um relato único e fascinante. A profissional Graziela Kunde, da IBM do Brasil, conta como concluiu o mestrado e obteve um estágio no exterior. Após o estágio, ela foi contratada como funcionária de uma das maiores empresas dos EUA e, o mais interessante, retornou ao Brasil para continuar trabalhando remotamente (de casa!) na mesma empresa.

Em Destaque. Nesta edição, os editores-associados da coluna, professores Ellen Barbosa e Marcelo Turine, apresentam os alunos que obtiveram destaque nos eventos Olimpíada Brasileira de Informática, Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) e Concurso de Teses e Dissertações (CTD), promovidos pela SBC.

Em Debate. Começando com uma citação de Nelson Rodrigues, os editores-associados Guilherme Travassos e Raimundo Macêdo apresentam esta coluna da SBC Horizontes que certamente dará o que falar. Além disso, os editores convidam os participantes da SBC a contribuir com temas e discussões sobre assuntos relacionados à carreira em Computação.

Em Sociedade. Outra coluna que pretende movimentar a sociedade para discutir temas extremamente relevantes é esta! Para sua primeira edição, convidamos seus editores-associados, professores Paulo Masiero e Roberto Bigonha, a discutir Ética em Computação. Os autores apresentam a evolução do conceito de ética, referências para os códigos de ética das sociedades internacionais e questionam a abrangência da ética na nossa área.

How To. Esta é a coluna de caráter mais prático da SBC Horizontes. Ela foi elaborada para auxiliar os leitores nas mais diversas tarefas do cotidiano. Na sua primeira edição, os editores-associados Agma e Caetano Traina, apresentam os princípios básicos para preparar o currículo Lattes. Questões relativas ao preenchimento do Lattes volta e meia movimentam a SBC-L (lista de emails da SBC). Esse artigo responde várias perguntas comuns a todos que precisam manter seu Lattes atualizado.

Indústria. Na sua primeira edição, Wilson Santana da IBM do Brasil apresenta dicas interessantíssimas para sobreviver no mundo globalizado. O autor se baseia na sua própria carreira e relata algumas experiências tragicômicas para reforçar suas dicas.

Lá de Fora. Dois alunos de doutorado, Leila Naslavsky e Roberto Silva Filho da Universidade da Califórnia em Irvine, discutem questões importantes como: se vale à pena fazer doutorado no exterior, as diferenças entre o doutorado no Brasil e nos EUA, possibilidades de fazer doutorado sem mestrado e sem bolsa brasileira, e outras dicas para quem estiver interessado em estudar fora.

O2 – Opções e Objetivos. A coluna O2 apresenta opções para os profissionais de computação. Nessa primeira edição, temos dois artigos discutindo assuntos completamente diferentes. O primeiro deles, escrito por Carina Dorneles e Ronaldo Mello, apresenta o profissional que trabalha como administrador de banco de dados. No artigo, eles apresentam detalhadamente as atividades mais comuns exercidas por esse profissional. No segundo artigo, Marcelo Duduchi – membro da Comissão de Educação da SBC – discute as diferenças entre os cursos técnicos, seqüenciais e tecnológicos, os quais podem causar confusão às pessoas mal-informadas.

Etc & Tal. Esta coluna segue a moda atual de trilogias (vide os filmes de cinema) e apresenta o primeiro artigo de uma trilogia sobre armazenamento de dados em aplicações Java. O artigo é escrito por Hua Costa, Leonardo Murta e Vanessa Braganholo e introduz os problemas sobre armazenamento de dados em aplicações Java.

Eventos. Não deixe de conferir a seção final da SBC Horizontes!!! Ela é dedicada à divulgação de conferências, congressos, simpósios e Escolas Regionais promovidas ou apoiadas pela SBC. Imperdível!!!

Concluindo

Esperamos que a SBC Horizontes atinja seu objetivo principal de auxiliar os jovens durante seus estudos e suas carreiras em Computação. Aproveitamos também para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem a primeira edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação da primeira edição da SBC Horizontes. Um agradecimento especial ao presidente Maldonado, ao vice Virgílio e aos demais membros das diretorias e do conselho da SBC que apoiaram fortemente a criação da SBC Horizontes.

Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos para a segunda edição é 15/03/2009. Maiores informações estão disponíveis no website da revista.

Recursos

Sobre as autoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após seu doutoramento, passou um ano como PosDoc Junior (bolsa do CNPq) no Instituto de Informática da UFRGS. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2007-2009) e editora-chefe da SBC Horizontes.
Marta Lima de Queirós Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007) e é editora-chefe da SBC Horizontes.


v01n01/07.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página