Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

DEZEMBRO / 2008

Capa

Chamada

Prefácio

Primeira Edição

Corpo Editorial

[BETWEEN] -1

[BETWEEN] -2

[BITS, BYTES& BATOM]

[E AGORA, JOSÉ?]

[EM DESTAQUE]

[EM DEBATE]

[EM SOCIEDADE]

[INDÚSTRIA]

[HOW TO]

[LÁ DE FORA]

[O2] - 1

[O2] - 2

[ETC & TAL]

[EVENTOS]

FIM

v01n01:31

DEBATE

EDIÇÃO Dezembro 2008

Apresentando a coluna Em Debate

Este artigo apresenta a coluna Em Debate, que tem como objetivo apresentar discussões construtivas em temas de interesse da comunidade da SBC.

A frase “toda unanimidade é burra”, do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, parece ter consagrado no imaginário brasileiro uma única unanimidade: a burrice da unanimidade ou da ausência do contraditório. Embora, em bom computês, a aplicação recursiva de tal frase poder nos levar a um debate aparentemente indecidível, a frase de efeito de Nelson Rodrigues nos convida a uma atitude crítica, através do debate ou contraposição de opiniões numa busca contínua do entendimento das grandes questões que nos cercam.

Dentro dessa perceptiva a coluna Em Debate foi criada - para que discussões amigáveis, entre dois ou mais participantes da comunidade da SBC, possam ser apresentadas, explorando, em especial, a contraposição de idéias. Os debates poderão ser sobre temas variados, desde que sempre relacionados às áreas de interesse de nossa comunidade. Vários desses temas têm surgido nas ricas discussões da lista SBC-L - que representa uma das fontes de inspiração mais importantes e dinâmicas para a definição de temas para esta coluna. Recentemente, por exemplo, temos observado discussões sobre questões atuais, dentre elas a necessidade de incrementar o processo de formação profissional; o desenvolvimento de trabalhos em centros de diferentes perfis; a necessidade, ou não, de se regulamentar a profissão; os mecanismos de avaliação profissional; modelos educacionais; grandes desafios da computação, etc. Temas como esses, trazidos para nossa coluna, representam oportunidades para se iniciar, ou dar prosseguimento, a debates saudáveis e construtivos.

Em cada edição da revista Horizontes haverá opiniões diferentes sendo apresentadas, seja para novos temas, seja para continuidade de debate que por ventura necessitem de uma discussão mais aprimorada. Os editores trabalharão para preparar um roteiro temático que possa interessar a todos. Entretanto, isso não invalida, ou impede, que você nos ajude a aprimorar a coluna, sugerindo temas ou mesmo enviando comentários sobre as opiniões apresentadas. Assim, estaremos sempre atualizados e colocando temas Em Debate!

Sobre os autores

Prof. Guilherme possui graduação em Engenharia Elétrica pela Univ. Federal de Juiz de Fora (1985), mestrado (1990) e Doutorado (1994) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Realizou estágio de Pós-Doutorado na University of Maryland-College Park (USA - 1998-2000). É professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. É membro da SBC - Sociedade Brasileira de Computação e membro profissional da ACM - Association for Computer Machinery. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. É editor da coluna Em Debate da SBC Horizontes.
Prof. Raimundo Macêdo tem formação em Ciência da Computação: Graduação na Universidade Federal da Bahia - UFBA (1982), mestrado na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1986) e doutorado na University of Newcastle Upon Tyne, Inglaterra (1994). É professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia. Foi o presidente da comissão especial de redes e sistemas distribuídos da SBC (1999-2001) e o Coordenador Geral do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação em 2004. É editor da coluna Em Debate da SBC Horizontes.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.

v01n01/31.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página