Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

DEZEMBRO / 2008

Capa

Chamada

Prefácio

Primeira Edição

Corpo Editorial

[BETWEEN] -1

[BETWEEN] -2

[BITS, BYTES& BATOM]

[E AGORA, JOSÉ?]

[EM DESTAQUE]

[EM DEBATE]

[EM SOCIEDADE]

[INDÚSTRIA]

[HOW TO]

[LÁ DE FORA]

[O2] - 1

[O2] - 2

[ETC & TAL]

[EVENTOS]

FIM

v01n01:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - Dezembro 2008

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

Prefácio da Primeira Edição.
Com a palavra, o presidente da Sociedade Brasileira de Computação.

Primeira Edição
Primeira Edição da SBC Horizontes. Bem-vindos à primeira e histórica edição da SBC Horizontes.

Corpo Editorial
Corpo Editorial e Editores-Associados. Conheça os profissionais e estudantes que compõem o corpo editorial e o conjunto de editores-associados da SBC Horizontes

[BETWEEN] -1
Benefícios da Experiência Científica na Graduação.
Por Raquel Lara dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais.
Este documento relata a experiência de uma aluna de graduação que participou de uma competição do simpósio de IHC (Interação Humano-Computador). Qual a importância de uma participação de simpósio para alunos de graduação? Como os professores e a instituição podem ser colaboradores do crescimento profissional do aluno?

[BETWEEN] -2
Inglês e a atuação em computação.
Por Roberto Pinho, ICMC - Universidade de São Paulo.
Para os alunos de computação, comunicar-se em inglês é fundamental, com benefícios para a atuação no mercado, na academia e no desenvolvimento pessoal.

[BITS, BYTES& BATOM]
Mulheres em Computação.
Por Claudia Bauzer Medeiros, Instituto de Computação, UNICAMP.
Este é o primeiro de uma série de artigos sobre um novo problema enfrentado por empresas: a falta de mulheres interessadas em seguir carreira na Computação. Por que as empresas consideram isto um problema? Por que universidades importantíssimas nos EUA, Canadá e vários países europeus estão tentando atrair mais alunas em seus cursos?

[E AGORA, JOSÉ?]
Do Brasil para o Vale do Silício e a volta ao Brasil.
Por Graziela Flores Kunde, IBM do Brasil.
Neste artigo relato como foi a oportunidade de trabalhar no Vale do Silício, após o mestrado, assim como a minha volta ao Brasil e a minha atual ocupação na IBM como funcionária remota.

[EM DESTAQUE]
Destaques da OBI, CTIC e CTD 2008.
Por Ellen Francine Barbosa, ICMC/USP, Marcelo Augusto Santos Turine, DCT/UFMS.
A coluna Em Destaque tem como objetivo apresentar os estudantes que se destacaram tanto em eventos promovidos pela SBC como em simpósios e workshops internacionais. Trata-se de um reconhecimento acadêmico ao esforço, seriedade e dedicação despendidos pelos alunos na realização de seus trabalhos de pesquisa, além de ser um elemento motivador aos ingressantes na carreira acadêmica. Em nossa primeira edição da Revista Eletrônica SBC Horizontes, apresentamos alguns dos destaques dos eventos: Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2008) para alunos de ensino médio e fundamental, Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC 2008) para alunos de graduação, e Concurso de Teses e Dissertações (CTD 2008) para alunos de mestrado e doutorado. Nossos parabéns a todos pelo ótimo trabalho realizado!

[EM DEBATE]
Apresentando a coluna Em Debate.
Por Guilherme H. Travassos, COPPE/UFRJ, Raimundo Macêdo, UFBA.
Este artigo apresenta a coluna Em Debate, que tem como objetivo apresentar discussões construtivas em temas de interesse da comunidade da SBC.

[EM SOCIEDADE]
Ética e Computação.
Por Paulo Cesar Masiero, USP São Carlos, Roberto S. Bigonha, UFMG.
Desde quando foi inventado, até o final da década de 80, o computador era usado em poucos nichos de aplicações militares, acadêmicas e comerciais. Hoje, os computadores são um produto de consumo em massa. Questões sobre ética na utilização de computadores surgem conforme novas tecnologias são disponibilizadas ao público em geral. Neste contexto, este artigo apresenta a coluna Ética e Participação Social da SBC Horizontes e introduz alguns dos tópicos que serão abordados nas próximas edições.

[INDÚSTRIA]
Dicas para sobreviver no mundo globalizado.
Por Wilson J. F. de Santana, IBM do Brasil.
Qual o profissional que, recém-formado, não sonha ter viagens ao redor do mundo como obrigação profissional? Apesar de ser um sonho comum, sua realização pode se tornar um pesadelo se as expectativas e habilidades do profissional não estiverem muito bem definidas. Nesse artigo o autor mostra, através de exemplos tragicômicos de sua vida profissional, que habilidades não aprendidas na academia podem ser muito úteis no dia-a-dia de um profissional globalizado.

[HOW TO]
Como preparar seu CV Lattes.
Por Caetano Traina, Agma Juci Machado Traina, ICMC-USP São Carlos
O CV Lattes é um banco de informações curriculares mantido pelo CNPq, que se tornou uma referência nacional para os profissionais de nível superior no Brasil. Esse banco continua crescendo em volume e importância, por sua utilização tanto no julgamento de solicitações apresentadas a agências de fomento - objetivo original de sua criação - quanto para a busca de estagiários e funcionários nas empresas, alunos e bolsistas nas universidades, além de muitas outras atividades em que os currículos são parte do mecanismo de escolha. Portanto, manter seu Currículo Lattes com as informações completas e corretas é mais do que uma opção, é um diferencial para todo profissional de nível superior no Brasil, seja para quem pretende ingressar no mercado de trabalho empresarial, para quem pretende seguir a carreira acadêmica, ou para quem já está na estrada, não importa há quanto tempo. Mostramos aqui como encarar a tarefa de criar e manter seu CV Lattes atualizado, fazendo com que sua experiência profissional seja representada apropriadamente nesse banco, utilizando a os recursos e especificidades desta ferramenta, para que ela reflita corretamente seu perfil profissional.

[LÁ DE FORA]
Fazendo Doutorado nos Estados Unidos .
Por Leila Naslavsky, Universidade da Califórnia, Irvine, Roberto Silveira Silva Filho, Universidade da Califórnia, Irvine
Estudar no exterior é uma oportunidade única que permite ampliar os horizontes e obter novas perspectivas em relação à pesquisa e à indústria, além de ser uma experiência de vida importante. Este artigo descreve as experiências dos autores e apresenta dicas pra quem planeja fazer doutorado no exterior, mais especificamente nos Estados Unidos.

[O2] - 1
Qual o Papel de um DBA?.
Por Carina Friedrich Dorneles, Universidade de Passo Fundo (UPF), Ronaldo dos Santos Mello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
O salário é atrativo, o assunto é fascinante, as ferramentas disponíveis são inúmeras, mas… a responsabilidade é altíssima! Neste artigo, procuramos responder à pergunta “Qual o papel de um DBA?” (Database Administrator, ou Administrador de Banco de Dados). Para isso, são apresentadas as atividades mais comuns exercidas por um DBA, suas responsabilidades e habilidades. Mostramos também as implicações de se tornar um profissional na área, apresentando alguns efeitos de uma má administração. Por fim, listamos algumas áreas interessantes de atuação e apontamos algumas dicas de como se tornar um DBA.

[O2] - 2
Cursos Técnicos, Seqüenciais e Tecnológicos.
Por Marcelo Duduchi, FATEC SP (CEETEPS).
Existem várias opções de cursos profissionalizantes. Geralmente, existe uma confusão entre as três principais modalidades de cursos existentes no país: Técnicos, Seqüenciais e Tecnológicos. Este artigo discute algumas das diferenças básicas entre essas modalidades e apresenta links para documentos oficiais que definem esses cursos.

[ETC & TAL]
Armazenando Dados em Aplicações Java - Parte 1 de 3.
Por Hua Lin Chang Costa, COPPE/UFRJ, Leonardo Gresta Paulino Murta, IC/UFF, Vanessa Braganholo, DCC/UFRJ.
Quais são os problemas e as opções disponíveis para armazenamento de dados em aplicações Java de verdade? Este artigo é o primeiro de uma trilogia, e responde à parte “quais são os problemas” dessa pergunta.

[EVENTOS]
Eventos promovidos e apoiados pela SBC.
ER 2009 - Conf. Intl. sobre Modelagem Conceitual
Escola Regional de Banco de Dados
Escola Regional de Informática - Regional Norte
Escola Regional de Alto Desempenho
Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica
Revista Eletrônica de Iniciação Científica
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v01n01/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página