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EDIÇÃO ABRIL 2009

Satisfação Profissional

“O que esperar de uma empresa, e o que ela espera de você.”

Conhecimento técnico basta no mercado de trabalho atual? Como se portar em relação ao meu futuro? Respondendo a essas perguntas e várias outras, este artigo apresenta quatro dicas para se obter satisfação profissional. Algumas delas são simples e podem ser agregadas ao seu comportamento hoje mesmo, enquanto outras requerem um pouco mais de trabalho.

Um importante aspecto na vida de todos os seres vivos é o de ser útil em algo, trabalhar por uma melhoria para si ou para um grupo, construindo e atingindo objetivos, como fases passadas, em um jogo qualquer. Felizmente cada obstáculo ultrapassado nos rende gratificações e conhecimentos que serão incorporados em nosso perfil, aprimorando nosso personagem real, que é quem enfrentará os desafios da vida real.

Independentemente do tipo de trabalho que se almeja, uma pergunta que não se cala é: “Você prefere fazer aquilo que gosta, ou o que sabe fazer bem?”. A resposta escolhida é a menos errada possível: “Prefiro fazer o que gosto e sei fazer bem.”, responde Zezinho, sabendo que na vida real não existe uma linha separando as duas coisas. Na verdade, quando se sabe fazer algo a ponto de dominá-lo mais do que outras tarefas, o reconhecimento resultará em prazer pessoal, e quando se faz algo que lhe dá prazer, a tendência é começar a fazê-lo melhor a cada dia. Esse tipo de resposta teoricamente simples tem de ser seguida no dia-a-dia, mas de forma a abrir novas portas à sua frente. Muitas vezes o trabalho fácil e sossegado, que você já está acostumado a fazer, tem de ser deixado de lado para dar espaço a um trabalho novo, diferente e muitas vezes de maior valor agregado.

Este artigo segue apresentando algumas dicas para se obter satisfação profissional. Algumas delas são simples e podem ser agregadas ao seu comportamento hoje mesmo, enquanto outras requerem um pouco mais de trabalho.

Consistência de Comportamento. Desse modo, é importante estar sempre atento ao que seus superiores fazem. Isso pode ser a chave do sucesso dentro de uma empresa! Um quesito importante levado em conta na hora de atribuir tarefas é a confiança que seu chefe deposita em você, seus colegas de trabalho e seus subordinados. A confiança e outros fatores pesam na hora em que outros buscarem por você. Por isso esteja, é necessário manter consistência na atitude e comportar-se como as pessoas esperam de você. Claro, tal comportamento deve visar o bem comum, sem perder suas boas características e experiências que o fazem quem já é.

Receber e Defender novas Ideias. Além da consistência de comportamento, é necessário ser receptivo a novas ideias bem como saber apresentar as suas novas ideias. Lembre-se que o mercado profissional está cada dia mais receptivo a novas tecnologias, e que quem entra nele é encorajado a ter opiniões sobre as coisas nas quais atua, inclusive para melhorar o desempenho da empresa como um todo. Além disso, o número de empresas onde os funcionários não têm voz é bem menor que há algum tempo atrás. A razão para tal mudança é que empresas, onde a comunicação só vinha de cima pra baixo, acabaram sendo engolidas por empresas mais dinâmicas, que enxergam seus pequenos problemas e os tratam antes que se transformassem em problemas enormes.

Liderança. Para os que querem formar carreira e crescer na mesma dentro de uma empresa, também será necessário desenvolver habilidades de liderança. Um bom líder, principalmente na área da computação, é aquele que é respeitado por seus conhecimentos e experiência. Aquele que convence com seus argumentos ao invés de impor. Desse modo, ser um “computeiro” tecnicamente competente é meio caminho andado para se ter sucesso na carreira.

Mirar no possível. Existe uma diferença entre o possível e o improvável. Possível é tudo aquilo que depende principalmente de você; improvável é aquilo que depende mais de sorte ou dos outros do que de você. Por exemplo: Você quer ganhar na mega sena. As chances são de 1 para cada 50.000.000.000 (cinquenta bilhões!!!). A maioria das pessoas avalia as suas chances e decide que simplesmente não dá nem para tentar. Se o tempo que você passa pensando nisso ou apostando, você passasse planejando algo real dentro das coisas possíveis, com certeza seu futuro profissional já estaria um passo à frente do que estará se apenas visar o “sucesso” através de um bilhete de loteria. Ao invés de mirar em algo que depende de pura sorte, mire em algo possível. Qual curso lhe interessa e é reconhecido no mercado? Quem você conhece que parece ter segurança no que faz, parece ter futuro profissional? Aproxime-se destas pessoas. Lembre-se que contato interpessoal é tão importante quanto conhecimento técnico.

E boa sorte!

Recursos

Andréa Pereira, “Buscando a Satisfação Profissional…”.

http://www.gostodeler.com.br/materia/2233/buscando_a_satisfacao_profissional.html

Karyne M. Lira. “Satisfação profissional não é igual sucesso profissional”.

http://karynemlira.com/satisfacao-profissional-nao-e-igual-sucesso-profissional/

Sobre o autor

Emanuel Thales Lara Piza é aluno do curso Bacharelado em Informática da Universidade de São Paulo, Campus São Carlos. Já atua na área há mais de dois anos. Passou por estágios em empresas de pequeno porte (como a Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico) até empresas maiores (como a Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A.). Atualmente desenvolve sistemas que auxiliam na tomada de decisão e gerenciamento de recursos no setor financeiro pela empresa Luz Engenharia Financeira.


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.

v02n01/12.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

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