Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n01:22

E AGORA, JOSÉ?

EDIÇÃO ABRIL 2009

10 Passos Rumo ao Mestrado

Seja aprovado em um programa de Pós-Graduação, em nível de mestrado em Computação.

Este artigo relata alguns passos considerados importantes para a admissão em um mestrado acadêmico nacional. Alguns dos passos seguem o calendário de inscrição do programa escolhido, outros, você pode ir desenvolvendo durante os anos em que estiver estudando na graduação.

O interesse pela realização de um mestrado surge geralmente durante a graduação. Alguns optam por conhecer melhor o mercado de trabalho antes de partir para a pesquisa, o que também é importante e proporciona um amadurecimento pessoal e profissional. Este interesse pode vir por insistências, pressões sociais, necessidade profissional ou por puro desejo de pesquisar e contribuir com a sociedade em geral. Sem dúvida as expectativas são altas e os desafios idem. De qualquer forma, antes de proceder com o artigo, é importante distinguir as categorias de estudos acadêmicos:

  • Graduação: bacharelado, licenciatura, tecnológico
  • Pós-Graduação
    • Lato Sensu: especialização
    • Scricto Sensu: Mestrado (acadêmico e profissional), doutorado, pós-doutorado.

A seguir, são apresentadas 10 dicas básicas para se obter sucesso na admissão para o mestrado em Ciência da Computação.

1. Escolha entre o mestrado profissional e o acadêmico. É importante saber diferenciar essas duas categorias de mestrado. Segundo a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o “Mestrado Profissional” é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Acadêmico. Ambos tipos de mestrado conferem idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência. Além disso, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, ambos têm a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

2. Tente desenvolver pesquisa durante a graduação. É interessante que o candidato ao mestrado tenha desenvolvido, durante a graduação, atividades de pesquisa ou outras atividades relacionadas à linha de pesquisa pretendida. Uma das principais atividades da graduação é a monografia. Nesse caso, se o estudante está pensando em se candidatar para mestrado em uma área específica, seria interessante que o mesmo desenvolvesse sua monografia na área desejada. Outras atividades incluem estágios, iniciação científica, apresentação de trabalhos e publicação de artigos. Todas essas mostram experiência na área escolhida (banco de dados, engenharia de software, redes de computadores, lógica, …).

3. Procure por instituições de ensino que possuam o mestrado em sua área de interesse. No portal da CAPES você consegue buscar programas de pós-graduação por área, por conceito e por região/instituição. Acesse http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados. A CAPES atribui aos programas de pós um conceitos que varia de 1 a 7. Para programas que oferecem somente o mestrado, a nota máxima é 5, enquanto que, para programas que também oferecem doutorado, a nota máxima é 7.

4. Tente conhecer pessoalmente a estrutura oferecida pelo programa de mestrado. Converse com o coordenador do curso e se possível com o professor da linha de pesquisa escolhida. Muitos programas exigem que este contato seja feito antes da realização da inscrição. Desse modo é muito importante visitar a página pessoal deste professor, identificar o seu currículo, os projetos dos quais ele faz parte, o material já publicado (artigos, livros, orientações, etc.), entre outras informações.

5. Contate outros alunos de mestrado. O contato com ex-alunos ou atuais mestrandos pode ser interessante para você obter informações e pontos de vista diferenciados. Normalmente na própria página do programa você encontra os nomes e e-mails.

6. Escolha com cuidado suas referências. É certo que você precisará da carta de recomendação de dois ou mais professores (ou profissionais qualificados) cujo contato tenha acontecido na graduação, no trabalho, na especialização, etc. Portanto, uma relação baseada na ética, no trabalho e na confiança será bem importante. Nestas cartas normalmente se pretende saber como o recomendante conheceu o candidato, há quantos anos se conhecem e algumas características do candidato são analisadas, tais como: conhecimento adquirido, dedicação, competência profissional, maturidade, compreensão oral, originalidade e clareza de escrita.

7. Faça o POSCOMP. Muitos programas exigem que o candidato faça o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). Planeje-se e comece a estudar para a prova. Mais informações na página da SBC, item POSCOMP.

8. Escreva e atualize seu Lattes. O Currículo Lattes do candidato normalmente é exigido como parte da documentação, assim como cópias do histórico escolar e do diploma de graduação. Sugiro a leitura da coluna “How To” da 1a edição da SBC Horizontes, onde Agma e Caetano Traina apresentam os princípios básicos para preparar o Currículo Lattes.

9. Planeje sua pesquisa. O pré-projeto de pesquisa de mestrado é geralmente solicitado pelas instituições de ensino no ato da inscrição. Após a escolha da linha de pesquisa, você deverá escrever um documento coerente, claro e adequado ao projeto e linha de pesquisa do programa.

10. Estude Inglês. Muito importante e necessário é o conhecimento da língua inglesa. É certo que você terá que ler muitos artigos e livros em inglês durante o seu mestrado. Além disso, muitos eventos e periódicos exigem que os artigos submetidos estejam nesta língua.

Concluindo

Fique atento ao período de inscrições identificando algum folder fixado em sua instituição de ensino, através da própria página dos programas e participando de listas como a da Sociedade Brasileira de Computação. Outra dica é que algumas instituições aceitam alunos para cursar diretamente o doutorado, desde que possuam um perfil sólido de desenvolvimento de pesquisa e excelente histórico escolar na graduação. Mas se o mestrado é o seu objetivo, trace metas ainda na graduação, faça todas as atividades com atenção e dedicação. Boa Sorte!

Recursos

Listas da SBC

Portal da Sociedade Brasileira de Computação

Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Aqui você se inscreve gratuitamente em cursos de várias línguas e interage com falantes nativos ao redor do mundo.

Sobre a autora

Aracele Garcia de Oliveira é mestranda em Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), linha de Pesquisa em Inteligência Computacional. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG).
Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.
v02n01/22.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página