Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n01:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - ABRIL 2009

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

Segunda Edição
A Segunda Edição da SBC Horizontes.

Teaser: Concurso de Redações

[BETWEEN] -1
Empresas juniores para alunos da Computação
Por Thiago Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz
A cada ano, mais empresas juniores dos cursos de Computação são fundadas com o objetivo principal de aproximar os estudantes do mercado de trabalho. São diversos os casos de sucesso de profissionais que fizeram parte de empresas juniores, demonstrando que a participação nessas empresas é uma experiência valiosa para os universitários.

[BETWEEN] -2
Satisfação Profissional
Por Emanuel Thales Lara Piza, USP São Carlos Conhecimento técnico basta no mercado de trabalho atual? Como se portar em relação ao meu futuro? Respondendo a essas perguntas e várias outras, este artigo apresenta quatro dicas para se obter satisfação profissional. Algumas delas são simples e podem ser agregadas ao seu comportamento hoje mesmo, enquanto outras requerem um pouco mais de trabalho.

[BITS, BYTES& BATOM]
Mulheres em Computação: Iniciativas Internacionais
Por Juliana Freitag Borin, Instituto de Computação, UNICAMP.
Este artigo descreve algumas das principais iniciativas internacionais para atrair, manter e apoiar mulheres na computação.

[DEBATE]
Regulamentação da Profissão
Por Antônio Neto e Ricardo Anido.
A regulamentação da profissão de Informática é um assunto extremamente importante e em constante discussão na nossa sociedade. Para a primeira edição da coluna Em Debate, convidamos o profissional Antônio Neto e o professor Ricardo Anido para exporem seus motivos a favor e contra a regulamentação.

[E AGORA, JOSÉ?]
10 Passos Rumo ao Mestrado
Por Aracele Garcia de Oliveira, UFSC.
Este artigo relata alguns passos considerados importantes para a admissão em um mestrado acadêmico nacional. Alguns dos passos seguem o calendário de inscrição do programa escolhido, outros, você pode ir desenvolvendo durante os anos em que estiver estudando na graduação.

[EM DESTAQUE]
Google Prêmio Brazil Women in Technology Award
Com o baixo índice de mulheres que terminam cursos de Computação e Engenharias, a Google lançou em 2008 o Prêmio Brazil Women in Technology. Confira neste artigo as alunas ganhadoras da primeira edição deste prêmio no Brasil.

[HOW TO]
Como Elaborar uma Proposta de Projeto de Pesquisa
Artigo especialmente elaborado pelas editoras-chefe
Este artigo apresenta várias dicas de pesquisadores dos maiores programas de Pós-Graduação em Computação para se elaborar propostas de projetos de pesquisa. É um artigo curto que vai direto ao ponto e responde duas perguntas importantíssimas: qual a característica mais importante de uma proposta de pesquisa bem elaborada e quais são os erros mais comuns nas mesmas

[INDÚSTRIA]
Software Livre: O que é isso?
Por Gustavo Prado Alkmim, DCC/UFLA, José Monserrat Neto, DCC/UFLA.
Este artigo discute a origem, as características e os benefícios do software livre. Também são apresentados alguns conceitos relacionados com a questão legal do software livre.

LÁ DE FORA
Doutorado no Exterior: Pleno ou “Sanduíche”?
Por Sabrina Marczak, University of Victoria, Rafael Prikladnicki, PUCRS, Porto Alegre
A vida acadêmica não está completa para aqueles que querem se tornar pesquisadores ou professores quando a graduação termina. Doutorado é requisito obrigatório, seja por lei ou para adquirir experiência na carreira que se inicia. Bons cursos de doutorados estão disponíveis no Brasil e incentivos não faltam para que alunos permaneçam no país. Mas estudar no exterior ainda é uma opção considerada por muitos. Quais razões levam um brasileiro a cursar doutorado pleno (curso completo) ou sanduíche (aluno visitante) no exterior? Quais são as possíveis opções em termos de bolsas de estudo? Qual o vínculo com a universidade de origem e a no exterior? Como é a vida acadêmica daqueles que estudam fora? E a vida social do estudante? Baseado em nossas experiências buscamos, neste artigo, responder a estas questões. Também destacamos as semelhanças e as diferenças de cursar doutorado pleno ou sanduíche no exterior e apresentamos as lições aprendidas com nossas experiências.

PERFIL
Entrevista com prof. Dieter Rombach
Por Márcio Delamaro, ICMC, USP São Carlos.
Prof. Dieter Rombach é diretor-executivo do Instituto de Engenharia de Software Experimental (IESE) em Kaiserslautern, Alemanha, uma das sedes do famoso Instituto Fraunhofer. É também professor da Universidade de Kaiserslautern e, não menos importante, membro do conselho d iretor do FC Kaiserslautern, um dos mais conhecidos times de futebol da divisão principal da Alemanha. O Prof. Dieter Rombach já esteve algumas vezes no Brasil. Sua última visita ocorreu em março de 2009, quando veio tratar de assuntos relativos a criação de “filiais” do Fraunhofer no Brasil. Na sua passagem pela USP de São Carlos, concordou em responder a algumas perguntas relativas à sua trajetória profissional e sobre como é trabalhar em um instituto de pesquisa. A entrevista foi concedida ao Prof. Marcio Delamaro,do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos.

[ETC & TAL]
Armazenando Dados em Aplicações Java - Parte 2 de 3.
Por Hua Lin Chang Costa, COPPE/UFRJ, Leonardo Gresta Paulino Murta, IC/UFF, Vanessa Braganholo, DCC/UFRJ.
Quais são os problemas e as opções disponíveis para armazenamento de dados em aplicações Java de verdade? Este artigo é o segundo de uma trilogia, e responde a parte “quais são as opções disponíveis” dessa pergunta.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!! Veja o que os leitores da SBC Horizontes têm a dizer e a perguntar
Você Pergunta, a SBC Horizontes Responde
Você Viu?!

[EVENTOS]
Eventos promovidos e apoiados pela SBC.
Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, ERBASE
ER 2009 - Conf. Intl. sobre Modelagem Conceitual
Journal of the Brazilian Computer Society
Revista Eletrônica de Iniciação Científica
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v02n01/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página