Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n02:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Agosto 2009

Terceira Edição da SBC Horizontes

Bem-vindos à terceira edição da SBC Horizontes

Nesta Edição

Para a terceira edição da SBC Horizontes, foram recebidos 14 artigos completos. Os artigos foram divididos entre os editores associados para a avaliação. Essas avaliações também contaram com a participação de avaliadores externos ao corpo-editorial. Muito obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos!! O trabalho de avaliação é fundamental para garantir a qualidade e o foco da revista. Os nomes dos revisores dos artigos será publicado na edição de dezembro da SBC Horizontes, a começar em 2009. Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Mais uma vez, esta coluna apresenta dois artigos escritos por alunos de graduação. O primeiro artigo, escrito por Laércio Pilla, descreve a participação de um aluno de graduação em um evento científico internacional. O segundo, escrito por Maria Fernanda Wanderley, discute de maneira interessante as dificuldades e facilidades de uma informata trabalhando com bioinformática.

Bits, Bytes & Batom. Esta coluna apresenta uma entrevista com uma das pioneiras da computação no Brasil: a ex-presidente da SBC e professora da UNICAMP Claudia Bauzer Medeiros. A entrevista, realizada por uma das editoras desta coluna (Sandra Fabbri), discute a participação feminina na nossa comunidade e as atividades da Claudia nesse “fronte de batalha”.

E Agora, José. Esta coluna traz um artigo sobre o ensino de graduação em instituições particulares e a pós-graduação em Computação. O artigo, escrito por Eric Dantas e Ryan de Azevedo, discute alguns pontos importantes tanto para as instituições quanto para os alunos das mesmas que pretendem ingressar no mestrado ou doutorado.

Em Destaque. Nesta edição, a coluna Em Destaque apresenta uma entrevista com Eduardo Nakamura. Esta entrevista foi realizada por uma de suas editoras (Ellen Barbosa), que conversou com Eduardo sobre a grande conquista do Prêmio CAPES de Teses, que foi entregue pela primeira vez a uma tese de Computação. Eduardo fala um pouco sobre seu trabalho, sua experiência no doutorado bem como seus planos futuros.

How To. Mais uma vez, os editores desta coluna, o super-casal Agma e Caetano Traina, escreveram um artigo primoroso! Nesta edição, o assunto é como fazer pesquisa bibliográfica. O artigo discute três finalidades para realizar a pesquisa além de fornecer links para bibliotecas digitais e ferramentas de gerência de referências bibliográficas. Este artigo certamente é leitura obrigatória, seja você aluno ou pesquisador.

Indústria. Esta coluna apresenta um artigo escrito por Antônio Valério Netto sobre empreendedorismo. O autor reflete sobre algumas questões importantes para o aluno de graduação e define este termo, que muitas vezes é mal compreendido.

O2 – Opções e Objetivos. Sabemos que existem várias opções de trabalho em Computação. Uma das mais divertidas é a de trabalhar com Jogos. Este artigo relata como uma pequena empresa (formada pelos autores Marcos Brizeno Filho, Fernando Figueiredo e Paulo Eduardo dos Santos) pode desenvolver jogos utilizando práticas ágeis.

Perfil. Nesta edição, a editora-chefe Mirella Moro relata os pontos principais de sua entrevista com Vint Cerf, um dos criadores do protocolo TCP/IP, mais conhecido como o “pai da Internet”. Vint é vice-presidente da Google e Chief Internet Evangelist. Leia aqui o que Vint tem a dizer sobre seus interesses atuais, privacidade de dados na Net, a eleição de Obama, os desafios de interface da Google e a internet interplanetária. …

SBC Acontece. Esta nova coluna da SBC Horizontes foi criada para relatar novidades e acontecimentos da Sociedade. Em sua estreia, esta edição apresenta os diretores da SBC da gestão 2009-2011, eleitos em julho, de uma maneira nada burocrática.

Etc & Tal. Encerrando uma trilogia, esta coluna começa com a terceira parte do artigo sobre armazenamento de dados em aplicações Java. Além deste artigo, ainda temos a parte dedicada aos comentários dos nossos leitores bem como os apontadores a outros artigos interessantes publicados pelas sociedades internacionais.

Eventos. Esta coluna traz as chamadas de artigos e participação nos seguintes eventos: Google Brazil Women in Technology Award, CLEI, SBBD-SBES, ERI-PR, ERCEMAPI e ER. Também apresenta a chamada de trabalhos para o Journal of the Brazilian Computer Society e para a Revista Eletrônica de Iniciação Científica, além do cartaz de divulgação do CSBC 2010 – a ser realizado em Belo Horizonte.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem a segunda edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação da segunda edição da SBC Horizontes. Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos para a terceira edição é 25/10/2009. Maiores informações estão disponíveis no website da revista.

Recursos

Sobre as autoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após seu doutoramento, passou um ano como PosDoc Junior (bolsa do CNPq) no Instituto de Informática da UFRGS. É Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2009-2011) e editora-chefe da SBC Horizontes.
Marta Lima de Queirós Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007) e é editora-chefe da SBC Horizontes.


v02n02/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página