Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n03:05

CONCURSO DE REDAÇÕES DA SBC HORIZONTES


Divulgue o concurso de redações. Baixe o Pôster


Divulgação dos resultados: meados de junho.

Atenção -- Submissão: 31/março/2010 (nova data: 05/abril/2010)


Em celebração ao primeiro aniversário da SBC Horizontes, lançamos agora a primeira edição do Concurso de Redações da SBC Horizontes. Este concurso é uma iniciativa para explorar e gratificar o potencial criativo de nossos jovens, identificando e reconhecendo novos talentos, incentivando uma maior participação junto à sociedade.

TEMA

Para a primeira edição do concurso, o tema selecionado é:

Computação para Meninas: Adicionando Batom aos Bits e Bytes

Incentivar a maior participação feminina na área de Computação tem sido objeto de muita discussão nos últimos anos. Várias iniciativas brasileiras e internacionais se formaram com o objetivo de trazer consciência para o problema, bem como buscar soluções. Especificamente, no Brasil, a partir de 2007, realiza-se o Workshop Women in Information Technology – WIT, realizado junto ao Congresso da SBC. Organizado em palestras convidadas e painéis, o workshop está centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à tecnologia de informação, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Temas de discussão incluem histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. A própria SBC Horizontes possui uma coluna especificamente voltada para mulheres em Computação, chamada Bits, Bytes & Batom. Outras iniciativas incluem a premiação da instituição Anita Borg e a premiação da Google para alunas destaque em Computação, engenharia e áreas afins.

O CONCURSO

O concurso será dividido em duas categorias: estudante (ensino médio, nível superior ou pós-graduação) e profissional. Os tópicos de interesse para as redações incluem qualquer assunto relacionado a ser aluna ou profissional (do sexo feminino) em Computação. Algumas idéias que podem servir como temas incluem experiências positivas de ser uma mulher em Computação, carta de incentivo a continuar ou ingressar na Computação, rompendo barreiras, mulheres de sucesso, entre muitos outros.

A data limite para submissão de redações é 31 de março de 2010 05 de abril de 2010. As redações deverão ter entre 600 e 1000 palavras e serem escritas em português. A redação deverá ser enviada em arquivo pdf através do site da SBC Horizontes no JEMS, categoria “Concurso de Redações”: https://submissoes.sbc.org.br/Paper.cgi?c=831&track=2469. As redações devem seguir o formato da SBC-Horizontes: http://horizontes.sbc.org.br/old/arq/Formato.pdf, cujo modelo Word você pode encontrar aqui: http://horizontes.sbc.org.br/old/arq/Artigo-Modelo.doc.

IMPORTANTE: os autores não deverão colocar seus nomes no arquivo pdf submetido, pois a revisão será anônima (blind review). Além disso, é importante constar no arquivo pdf a categoria a qual a redação está sendo submetida.

Cada redação será avaliada por pelo menos duas participantes da comissão avaliadora. As avaliadoras não terão conhecimento qualquer sobre a autoria das redações. Os critérios de avaliação incluem: apresentação (legibilidade), conteúdo (adequação ao tema proposto, coerência, coesão) e expressão (correção em relação à língua portuguesa).

A comissão avaliadora desta primeira edição do concurso será formada por várias profissionais (de ensino, pesquisa e indústria). Os trabalhos de avaliação serão coordenados pelas professoras: Carina F. Dorneles (UFSC, Florianópolis/SC), Carla Alessandra Lima Reis (UFPA, Belém/PA) e Gisele L. Pappa (UFMG, Belo Horizonte/MG).

A PREMIAÇÃO

Os trabalhos premiados serão anunciados em maio de 2010. Cada categoria terá prêmio para o primeiro lugar e menções honrosas para as quatro redações seguintes (2o a 5o lugares). Cada redação premiada em primeiro lugar será publicada na íntegra na edição de agosto de 2010 da SBC Horizontes, e sua autora ou autor será automaticamente cadastrada/o como sócia/o da SBC. As demais redações premiadas terão um resumo publicado na mesma edição da SBC Horizontes. Além disso, os autores das redações premiadas (primeiro lugar e menções honrosas) terão o seu perfil publicado na coluna Bits, Bytes & Batom da SBC Horizontes.

Novidade!!

  • A Editora Bookman vai premiar os primeiros lugares de cada categoria com a Série de Livros Didáticos do Instituto de Informática da UFRGS!!

Apoio

bookman_pos.jpg

ORGANIZAÇÃO

Carina F. Dorneles, UFSC - dorneles@inf.ufsc.br
Carla Alessandra L. Reis, UFPA - clima@ufpa.br
Gisele L. Pappa, UFMG - glpappa@dcc.ufmg.br

COMITÊ DE AVALIAÇÃO

Agma J. M. Traina (USP)
Alessandra Dahmer (UNISC)
Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães (FUMEC/QUALITYFOCUS)
Anamaria Martins Moreira (UFRN)
Aurora T. Ramirez Pozo (UFPR)
Bernadete Farias Lóscio (UFC)
Bianca Zadrozny (UFF)
Carla Maria Dal Sasso Freitas (UFRGS)
Caroline Carbonnel Cintra (DBSERVER)
Cecilia Rubira (UNICAMP)
Célia Ghedini Ralha (UNB)
Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)
Claudia Aparecida Martins (UFMT)
Claudia Bauzer Medeiros (UNICAMP)
Claudia Werner (COPPE/UFRJ)
Cristina Murta (CEFET-MG)
Daniela Barreiro Claro (UFBA)
Daniela Leal Musa (UNIFESP)
Debora C. Muchaluat Saade (UFF)
Débora Maria Barroso Paiva (UFMS)
Deise de Brum Saccol (UFSM)
Flávia C. Delicato (UFRN)
Flávia M. Santoro (UNIRIO)
Graçaliz Pereira Dimuro (UCPEL)
Leila Maciel de Almeida e Silva (UFS)
Liliane S. Machado (UFPB)
Luciana Andreia Fondazzi Martimiano (UEM)
Luciana Nedel (UFRGS)
Maria Augusta Nunes (UFS)
Maria Andreia F. Rodrigues (UNIFOR)
Maria Carolina Monard (USP)
Maria Claudia Yoko Cavalcanti (IME-RJ)
Morganna Diniz (UNIRIO)
Olga Bellon (UFPR)
Raquel Prates (UFMG)
Raquel Stasiu (PUCPR)
Renata Galante (UFRGS)
Renata Mendes de Araujo (UNIRIO)
Silvia Botelho (FURG)
Silvia Regina Vergilio (UFPR)
Solange Oliveira Rezende (USP)
Tayana Uchoa Conte (UFAM)
Teresa Ludermir (UFPE)
Therezinha Souza da Costa (PUC-Rio)
Vanessa Braganholo (UFRJ)
Vania Vidal (UFC)
Vera Lúcia Strube de Lima (PUCRS)
Viviane M. Orengo (UFRGS)

v02n03/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página