Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n03:07

PREFÁCIO

EDIÇÃO Novembro 2009

Edição de Aniversário da SBC Horizontes

Bem-vindos à quarta edição da SBC Horizontes

Nesta Edição

Para a edição de primeiro aniversário da SBC Horizontes, foram recebidos 16 artigos completos. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos!! Os nomes dos revisores dos artigos desde a primeira edição estão publicados ao final deste prefácio. Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Esta edição da Between apresenta lições aprendidas por um ex-aluno de mestrado, Gustavo Alexandre. As 32 dicas vão desde a escolha do orientador à escrita da dissertação e certamente auxiliam não apenas alunos de mestrado, mas também de graduação, especialização e doutorado.

How To. Algumas das dicas apresentadas no artigo anterior discutem o processo de pesquisa a ser desenvolvido durante a pós-graduação. Continuando neste mesmo tema, o primeiro artigo da coluna How To, escrito pelo professor Raimundo Barreto, discute o dia-a-dia de pesquisadores em computação. O segundo artigo desta coluna foca ainda em um outro ponto importante para alunos de graduação e pós: como tornar a sua apresentação (seja em evento ou na defesa do seu trabalho) atrativa e interessante. O artigo, escrito por Luciana Romani e a editora da SBC Horizontes Agma Traina, foca na qualidade da apresentação e ensina como deixar seus slides mais claros, objetivos e interessantes.

Bits, Bytes & Batom. Este número do Bits Bytes e Batom está cheio de notícias, relatando dois eventos importantes ocorridos recentemente no Brasil, o WIT e o LAWC, ambos visando discutir questões associadas à presença (ou ausência?) das mulheres na computação.

E Agora, José. Nesta edição, convidamos o professor Arndt von Staa para escrever um artigo com suas considerações sobre o desenvolvimento de software. Este artigo é perfeito para esta coluna pois notamos que na hora de desenvolver grandes softwares, jovens profissionais percebem dificuldades e realmente se perguntam “E agora, José?”.

Em Sociedade. Continuando a discussão sobre software, esta coluna discute ética e gerenciamento de projetos de software. Este artigo foi muito bem escrito por Tania Tait e Elisa Huzita, e além de discutir pontos interessantes sobre ética que geralmente são esquecidos durante o curso de graduação, apresenta uma lista de referências sobre o assunto para os leitores que quiserem saber mais sobre o assunto.

Opções e Objetivos. Esta edição apresenta o que faz o profissional de Computação Gráfica. Artigo, escrito pela professora Andréia Rodrigues, discute não só o que esse profissional faz mas também as áreas de atuação, a formação necessária, o primeiro emprego e por onde iniciar nesta carreira.

SBC Acontece. A segunda edição desta coluna destaca distinções recebidas por sócios da SBC e relata as celebrações dos 40 anos do IC/UNICAMP e 20 anos do INF/UFRGS.

Etc & Tal. Esta coluna inicia com uma discussão sobre os benefícios, mitos e temores do editor de texto LaTeX. O artigo, escrito por Nemésio Duarte F. e Marco Túlio Nogueira, apresenta de uma maneira muito interessante os prós e contras do editor de texto que dizemos ser usado por cientistas “hard core”, que estão mais interessados na informação do seu trabalho do que no seu visual. A seguir, temos vários artigos interessantes que foram publicados pelas sociedades irmãs no Você Viu?!.

Eventos. Finalmente, esta coluna apresenta várias chamadas e propagandas dos próximos eventos promovidos ou apoiados pela SBC.

Revisores Outubro 2008 - Novembro 2009

Gostaríamos de agradecer aos seguintes profissionais e estudantes que colaboraram com a SBC Horizontes revisando artigos.

Agma Traina (USP São Carlos)
Alex Sandro Gomes (UFPE)
Auri Vincenzi (UFG)
Avelino Zorzo (PUC-RS)
Caetano Traina Júnior (USP São Carlos)
Carina F. Dorneles (UFSC)
Carmem Hara (UFPR)
Débora Abdalla (UFBA)
Ellen Francine Barbosa (USP São Carlos)
Guilherme Travassos (COPPE/UFRJ)
Joao Marcos Cavalcanti (UFAM)
Juliano Lopes de Oliveira (UFG)
Marcelo Augusto Santos Turine (UFMS)
Marcio Delamaro (USP São Carlos)
Marta Mattoso (COPPE/UFRJ)
Martin Musicante (UFRN)
Márcia Cera (UFRGS)
Mirella Moro (UFMG)
Raimundo José de Araújo Macêdo(UFBA)
Regina Santana (USP São Carlos)
Renata Galante (UFRGS)
Roberto Bigonha (UFMG)
Robson Cordeiro (USP São Carlos)
Sandra Fabbri (UFSCar)
Sérgio Crespo C. S. Pinto (UNISINOS)
Silvia Vergilio (UFPR)
Ivan Mathias Filho (PUC-Rio)
Vanessa Braganholo (UFRJ)
Vinicius Santos (UFRJ)
Viviane Moreira(UFRGS)

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes. Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é 26/03/2010.

Recursos

Sobre as autoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após seu doutoramento, passou um ano como PosDoc Junior (bolsa do CNPq) no Instituto de Informática da UFRGS. É Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (2009-2011) e editora-chefe da SBC Horizontes.
Marta Lima de Queirós Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007) e é editora-chefe da SBC Horizontes.


v02n03/07.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página