Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v02n03:36

SBC ACONTECE

EDIÇÃO DEZEMBRO 2009

Distinções

Ex-Conselheiro da SBC se torna ACM Distinguished Member

O professor da PUC-Rio e ex-conselheiro da SBC, Carlos José Pereira de Lucena, recebeu o reconhecimento como ACM Distinguished Member em novembro de 2009. Prof. Lucena é bolsista de produtividade 1A do CNPq e é um dos grandes precursores da computação brasileira.

O prêmio de Distinguished Member reconhece sócios da ACM com pelo menos 15 anos de experiência profissional e 5 anos de associação profissional e que tenham realizado atividades significantes ou tenham feito um impacto significante na área de computação. Em 2009, a ACM nomeou 84 de seus sócios como Distinguished Members em reconhecimento de suas contribuições individuais para aspectos práticos e teóricos de computação e tecnologia de informação. Esses “Sócios Distintos” incluem cientistas da computação, engenheiros e educadores de corporações, laboratórios de pesquisa e universidades de padrão internacional. Eles recebem essa honra pelo avanço significante em tecnologia de computação que dramaticamente influenciou o progresso na ciência, engenharia, educação, negócios e muitas outras áreas.

Conselheiro da SBC integra Conselho Deliberativo do CNPq

Em novembro de 2009, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais e conselheiro da SBC, Virgilio A. F. Almeida, foi designado para compor o Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) como representante da comunidade científica, com mandato de dois anos, em substituição a Luiz Davidovich. Prof. Virgílio é bolsista de produtividade 1A do CNPq e ex-vice-presidente da SBC.

O Conselho Deliberativo (CD) é a maior instância de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente e vice-presidente da Instituição; pelos presidentes da Finep e da Capes; Secretário Executivo do MCT e por representantes das comunidades de C&T, empresariais e dos servidores do CNPq. Dentre outras questões, esse conselho trata principalmente da aplicação de recursos, da definição do orçamento, além de ações concernentes às políticas da Instituição.

Celebrações

40 anos de Computação na UNICAMP

por Claudia Bauzer Medeiros

O Instituto de Computação da UNICAMP comemorou os 40 anos da criação de seu bacharelado em Ciência da Computação durante uma semana – de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009. As comemorações tiveram uma parte científica, uma parte cultural e uma parte esportiva. A parte científica incluiu várias palestras convidadas, um grande workshop de teses de doutorado e mestrado e trabalhos de iniciação científica – com apresentações e posters e um concurso de projetos envolvendo inovação em computação e responsabilidade social. A parte cultural teve vários eventos, com destaque para um festival de música de cerca de quatro horas no qual se apresentaram bandas formadas por alunos do IC. Houve, ainda, um campeonato de futebol entre times de alunos e, claro, uma festa encerrando as comemorações, à qual compareceram alunos e ex-alunos de todas as turmas da Computação da UNICAMP – desde os primeiros formandos, diplomados em Ciência da Computação em 1971, até os graduados em 2009.

Durante a semana de comemorações, foi inaugurado um prédio para salas de aula. A foto mostra o atual reitor da UNICAMP, durante a inauguração do prédio, posando com alguns dos 45 professores do IC – alguns com a camiseta comemorativa dos 40 anos.

Reitor da UNICAMP e alguns professores do IC Decanos do IC: Claudio Lucchesi, Tomasz Kowaltowski e Célio Guimarães

Um pouco de História

Tudo começou, em 1969, por iniciativa do professor Murillo Marques, matemático, à época diretor do Instituto de Matemática da UNICAMP e atualmente à frente da Fundação Carlos Chagas. O professor propôs ao então reitor Zeferino Vaz (o fundador da UNICAMP) a criação do bacharelado em computação. Durante a semana de comemorações, o professor Murillo deu uma palestra contando os fatos que levaram a esta criação. Segundo ele, conseguiu entusiasmar o reitor convencendo-o que o futuro estava em incentivar o crescimento da Computação.

O diálogo entre os dois reflete o pioneirismo e o espírito da época: “Ciência da Computação? Que negócio é esse?” perguntou Zeferino Vaz. “É o futuro, Zeferino” – respondeu o professor Murillo – que recebeu a tarefa de preparar a proposta do curso em uma semana. Com a ajuda de professores da USP (incluindo Imre Simon, Tomasz Kowaltowski e Cláudio Lucchesi), conseguiu montar a proposta neste curtíssimo prazo de tempo. E o resto é história…

O antigo DCC (departamento de Ciência da Computação) criado em 1969, junto com o bacharelado, tornou-se o Instituto de Computação (IC) em 1996. Contando atualmente com 45 docentes, o IC ganhou projeção no ensino e na pesquisa e seus cursos têm sempre constado entre os melhores do país, com menções constantes no ranking do Guia do Estudante da Editora Abril e inúmeras premiações na SBC.

Mais informações

Para quem quiser saber mais, a história da Computação na UNICAMP está documentada em vários lugares, incluindo dois endereços principais – o endereço http://www.ic.unicamp.br/ic40anos/ remete para o site das comemorações; e o endereço http://ic-unicamp.ning.com/ é um site tipo rede social onde alunos, ex-alunos, docentes e funcionários se cadastraram para (re)encontros virtuais. Graças a este site, o Instituto está conseguindo reconstruir sua memória, com fotos e testemunhos das várias turmas. O mapa geográfico das 1570 pessoas que já se inscreveram mostra que ex-alunos estão trabalhando em todo o mundo, estando obviamente concentrados no Brasil.


20 anos do Instituto de Informática da UFRGS

por Renata Galante

O Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) completou 20 anos no dia 9 de novembro de 2009. Para comemorar esta data tão importante, o INF realizou um jantar no dia 13 de novembro, às 20 horas, no Clube Farrapos. O evento foi dividido em três momentos: cerimônia, jantar e baile. A SBC estava presente nas celebrações com a sua presidência - Maldonado e Marcelo - bem como com a sua diretoria - Altigran, Ana Carolina, Lisandro, Luciano, Masiero e Mirella, todos convidados especiais do Instituto de Informática. O jantar contou, ainda, com a presença de empreendedores formados pelo INF-UFRGS, do Reitor da UFRGS Carlos A. Netto, do Presidente da FAPERGS Rodrigo Mattos, do ex-presidente do CNPq e ex-reitor da UFRGS Gerhard Jacob, professores, funcionários, alunos e ex-alunos.

Diversas homenagens a instituições parceiras, empresas, professores e funcionários foram prestadas. Em suas manifestações, o presidente da SBC e o Reitor da UFRGS destacaram o histórico de excelência do INF-UFRGS na construção de uma comunidade acadêmica de Computação no Brasil, bem como pela sua direta participação na construção do pólo de TIC do Rio Grande do Sul.

Durante a cerimônia, o presidente Maldonado entregou uma placa ao Diretor do INF com a seguinte mensagem: “A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) parabeniza o Instituto de Informática da UFRGS na celebração de seus 20 anos de excelência acadêmica e agradece a parceria de 10 anos na acolhida da sede da SBC.”

Diretor do INF Flávio Wagner, e presidente da SBC Maldonado


»Esta é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Qualquer opinião pessoal não pode ser atribuída como da SBC. A responsabilidade sobre o seu conteúdo e a sua autoria é inteiramente dos autores de cada artigo.

v02n03/36.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página