Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n01:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - ABRIL 2010

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

A Quinta Edição da SBC Horizontes
A Quinta Edição da SBC Horizontes

[BETWEEN] - 1
Projeto de Pesquisa: da Iniciação Científica ao Mestrado
Rafael Alves Paes de Oliveira, ICMC-USP São Carlos-SP
O contato precoce com pesquisadores mais experientes e a responsabilidade de ser bolsista em um projeto inovador e de resultados incertos fazem com que o estudante mergulhe a fundo em um universo de aprendizado e atividades intensas. Este artigo relata as experiências positivas de quando, ainda na graduação, atua-se ativamente em um projeto de pesquisa.

[BETWEEN] - 2
Criação de grupos de estudos na graduação
Thiago Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, BA.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos com relação às disciplinas cursadas, a formação de grupos de estudos é uma prática cada vez mais rotineira nas universidades, principalmente quando os assuntos estudados não fazem parte da grade curricular obrigatória do curso. Esse artigo discute os principais benefícios que o engajamento em um grupo de estudo traz para o graduando tanto durante como após a graduação.

[BITS, BYTES & BATOM]
A Barbie é Engenheira de Computação
James Isaak, presidente da IEEE (Artigo traduzido por Claudia Bauzer Medeiros)
Após as muitas mensagens que circularam na SBC-L para incentivar a votação na nova profissão da Barbie Computer Engineering, após todas as mensagens de apoio e de críticas a essa votação, a coluna Bits, Bytes & Batom publica a tradução autorizada de um post do blog do presidente da IEEE, James Isaak.

[EM SOCIEDADE]
ENEC, Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
Jacques J. Leão Lima, Presidente da ENEC.
Muito discute-se acerca da participação da área de computação no M.E (Movimento Estudantil). Esse artigo apresenta a ENEC e motiva a participação do corpo discente em âmbito nacional, sendo também explicado como funciona a organização e participação da executiva.

[HOW TO]
Como se preparar para a defesa da dissertação de Mestrado ou apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
Gustavo H. da S. Alexandre, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R
Este artigo é uma compilação de dicas e sugestões sobre como se preparar para a defesa da dissertação de mestrado ou para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apresenta também dicas de como organizar o tempo e o conteúdo dos slides para a apresentação de defesa de dissertação de mestrado.

[INDÚSTRIA]
Inovação: da Academia à Sociedade
José Fernando Rodrigues Júnior, Alexandre Alvaro, Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba.
Este artigo apresenta o tema de inovação científica e tecnológica partindo-se da compreensão de seu conceito e das consequentes razões para se buscá-la. O texto trata dos desafios e soluções para o processo inovador, identificando alguns dos principais elementos envolvidos.

[OPÇÕES & OBJETIVOS]
A informática biomédica e seu mercado de trabalho.
Nemésio Freitas Duarte Filho, ICEx/UFMG. Alexandre Freitas Duarte, FFCLRP/USP.
Este artigo apresenta uma visão geral sobre a Informática Biomédica, área que vem crescendo e ganhando importância a cada dia que passa. O principal objetivo é mostrar a importância desta disciplina nos dias atuais e mostrar como é grande a carência por profissionais qualificados nesta área. De maneira a mostrar como está o mercado de trabalho para os futuros profissionais.

[PERFIL]
Entrevista com o prof. Lucena
Entrevista por Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP. Alessandro Garcia, PUC-Rio.
A coluna Perfil desta edição uma entrevista com o professor Carlos José Pereira de Lucena: professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e um dos pioneiros da área de computação no Brasil. Ao longo de sua trajetória profissional, o professor Lucena tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e consolidação das pesquisas em computação, tanto no cenário nacional como internacional.

[SBC ACONTECE]
Distinções e Celebrações
A segunda edição desta coluna destaca distinções recebidas por sócios da SBC e a celebração do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação que completa duas décadas.

[ETC & TAL]
Metodologia Científica
Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues, Cin-UFPE.
Numa área onde algoritmos funcionando, simulações com resultados e demais atividades práticas são mais bem vistos do que qualquer outra atividade mais teórica, o uso de metodologias científicas na prática da pesquisa e no seguimento de padrões é, muitas vezes, deixado em segundo plano. Neste contexto, observa-se que cursos de computação pecam por não utilizar ou não saber como e quando utilizar a disciplina de Metodologia Científica.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!


[EVENTOS]
Eventos promovidos e apoiados pela SBC.
28th Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems
SBQS2010 - IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software
IHC SBSC SBBD WebMedia
Maratona de Programação 2010


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v03n01/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página