Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v03n03:05

PREFÁCIO

EDIÇÃO Dezembro 2010

Sétima Edição da SBC Horizontes

Bem-vindos à sétima edição da SBC Horizontes

Nesta Edição

Para a terceira edição de 2010, foram recebidos 6 artigos completos. Os artigos foram avaliados pelos editores associados e avaliadores externos. Obrigada a todos que auxiliaram na avaliação desses artigos! Esta edição da SBC Horizontes é composta pelas seguintes colunas.

Between. Esta edição da SBC Horizontes começa com um artigo escrito pelo mestrando Felipe Hummel com super dicas para aumentar a produtividade. As dicas são super simples e diretas, exigindo apenas um pouco de boa vontade para serem seguidas.

Destaque. A coluna Destaque apresenta os resultados da final brasileira da Maratona de Programação, realizada em outubro. Além dos vencedores, o prof. Carlos Eduardo Ferreira discute um pouco o que é a Maratona e como a mesma funciona.

Em Sociedade. Essa coluna apresenta dois artigos super interessantes e com objetivos completamente distintos. No primeiro, o trio de autores Julio César da Silva, Hildegard Barbosa e Tatiana Tavares discutem a importância da TV digital para o Brasil. O artigo inclui várias oportunidades bem como os riscos da implantação dessa nova tecnologia na terra tupiniquim. No segundo artigo, o pessoal do INCT para a Web, liderados pela profa. Cristina D. Murta, escreve sobre a realização da primeira Oficina de Inverno, cujo tema foi teoria e prática em Redes Sociais. A Oficina foi dirigida a alunos de ensino médio e teve um grande sucesso em sua realização.

How To. A seguir, essa coluna apresenta dois artigos igualmente úteis. O primeiro fornece dicas de como apresentar de trabalhos científicos. Luciana Alvim Santos Romani e a profa. Agma Traina dão dicas de como se preparar para a apresentação após o aluno ter concluído seus slides. No segundo artigo, Jane Aparecida Neves e Luiz Antônio Neves apresentam uma metodologia dividida em quatro momentos para realizar pesquisa científica.

Opções e Objetivo. Nessa edição, Ricardo Luiz Campos discute o perfil do profissional da área de TI. Em um artigo amplo, ele apresenta as capacidade técnicas e comportamentais necessárias para que esse profissional obtenha sucesso em um mercado sempre competitivo.

SBC Acontece. Nessa coluna, a editora Mirella Moro preparou com carinho três artigos muitos especiais. O primeiro apresenta as comemorações dos 25 anos do SBBD (Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados) realizadas em outubro na cidade de Belo Horizonte. Essa edição do SBBD foi repleta de premiações e celebrações, incluindo a já tradicional foto com as Mulheres de Bancos de Dados. O segundo apresenta algumas das premiações recebidas por nossos sócios desde a edição anterior da SBC Horizontes. O terceiro artigo celebra os dois anos da SBC Horizontes e mostra por onde a revista tem andado através de estatísticas sobre seus leitores. Foram mais de 22 mil visitas de 309 cidades do Brasil e outros 43 países e territórios.

Etc & Tal. A seguir, temos vários artigos interessantes que foram publicados pelas sociedades irmãs no Você Viu?! Com especial destaque sobre o artigo da Science (dezembro 2010) sobre o estado da pesquisa no Brasil.

Eventos. Finalmente, esta coluna apresenta várias chamadas e propagandas dos próximos eventos promovidos ou apoiados pela SBC.

Concluindo

Aproveitamos para agradecer aos participantes do corpo editorial, dos editores associados e dos revisores externos pelo excelente trabalho em escolher os artigos que compõem esta edição da SBC Horizontes. Agradecemos também aos autores dos artigos que tornaram possível a publicação desta edição da SBC Horizontes. Finalmente, convidamos profissionais e estudantes em Computação a submeter novas matérias e artigos para comporem as próximas edições da SBC Horizontes. O prazo para submissão de trabalhos é *março de 2011*.

Lista dos Revisores 2010

Gostaríamos de agradecer aos seguintes revisores por avaliarem os artigos da SBC Horizontes em 2010:

  • Agma J. M. Traina, USP São Carlos
  • Alex Sandro Gomes, UFPE
  • Auri M. Vincenzi, UFG
  • Avelino Zorzo, PUC-RS
  • Caetano Traina Jr., USP São Carlos
  • Ellen Francine Barbosa, USP São Carlos
  • João Marcos Cavalcanti, UFAM
  • Márcia Cera, UFRGS
  • Márcio Delamaro, USP São Carlos
  • Martin Musicante, UFRN
  • Mirella M. Moro, UFMG
  • Paulo Masiero, USP São Carlos
  • Roberto Bigonha, UFMG
  • Sílvia Vergilio, UFPR
  • Vinícius Santos, UFRJ
  • Viviane Moreira, UFRGS

Recursos

Sobre as Editoras

Mirella M. Moro é professora adjunta no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após seu doutoramento, passou um ano como PosDoc Junior (bolsa do CNPq) no Instituto de Informática da UFRGS. É Diretora de Educação da SBC e editora-chefe da SBC Horizontes.
Marta Lima de Queirós Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007) e é editora-chefe da SBC Horizontes.


v03n03/05.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:31 (edição externa)

Ferramentas da página