Teoria e Prática em Redes Sociais para Alunos do Ensino Médio.
Em uma iniciativa pioneira, o INCT para a Web ofereceu uma oficina de inverno para alunos de ensino médio. O tema da oficina foi Redes Sociais.
Redes sociais tornaram-se extremamente populares e já fazem parte do nosso dia a dia, permitindo o compartilhamento mais amplo e intenso de conteúdo, assim como a interação direta dos usuários em escala global. Nesse novo e rico ambiente de interação, novas aplicações surgem a todo instante. Ferramentas capazes de coletar, tratar e extrair informação nesses ambientes estão se tornando cada vez mais necessárias. Para tratar deste tema, o InWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web – ofereceu gratuitamente, de 26 a 30 de julho de 2010, uma Oficina de Inverno para alunos do ensino técnico de nível médio das principais escolas técnicas de Belo Horizonte, tanto particulares quantos públicas.
O curso foi intitulado “Programação em Redes Sociais” e o objetivo foi apresentar uma visão geral sobre as técnicas e ferramentas utilizadas em coleta, tratamento e análise de dados de rede sociais. A Oficina teve caráter bastante prático, com foco em como programar robôs e scripts para coletar dados na Web, como tratar os dados obtidos nas redes sociais e como extrair conhecimento a partir da análise dos dados coletados e tratados. O Curso teve duração de vinte horas. Foram oferecidas 25 vagas, para as quais se inscreveram 86 candidatos. Todos os alunos selecionados concluíram o curso, que ocorreu nas dependências do DCC/UFMG. Os professores foram Fabrício Benevenuto, Fernando Mourão e João Palotti, todos sob a coordenação técnica do prof. Wagner Meira Júnior, do DCC/UFMG.
O professor Fabrício Benevenuto considerou a experiência gratificante e positiva. Segundo ele, “Os alunos estavam muito interessados. Fizeram os exercícios que pedimos, realizaram tarefas em casa, prestaram atenção e participaram. Nenhum aluno faltou o curso todo, isso em plenas férias escolares.” Para ele, não foi trivial lecionar para alunos do ensino médio. Ele explica: “O tempo todo eu me deparei com uma situação em que eu precisava dar um passo atrás e explicar coisas mais básicas ainda. Elaborar um material didático motivador e remover o vocabulário técnico adquirido na vida acadêmica ao longo dos anos foi um desafio. E acho que ficou bom, os alunos gostaram muito.” Ele acrescenta ainda que, apesar da pouca idade dos estudantes, ele sentiu uma certa maturidade. “Não sei dizer se isso é característica do curso deles ou se é o perfil do aluno que procura fazer um curso nas férias.”
O estudante Clayton Eduardo Mendes afirmou que, antes da Oficina, as redes sociais eram, para ele, “um local de simples forma de diversão e interação social”. Porém, após a Oficina, ele entendeu que “as redes sociais são ambientes de interação social com grandes potenciais e possibilidades de inovação, coleta de opinião, atividades econômicas entre tantas outras possibilidades.”. Para ele, o tópico mais importante abordado foi mineração de dados e extração de conhecimento. Ele comenta: “este tópico é interessantíssimo, pois nos mostrou mecanismos para extração de conhecimento e informação de dados, que por si só não conseguem significar muita coisa útil”. Ele conclui dizendo que todos os tópicos abordados foram importantes para o entendimento das redes sociais.
O estudante Lucas Duarte Prates inscreveu-se na Oficina porque entendeu que o curso poderia “oferecer e expor um conteúdo importante e em alta atualmente, além de ser oferecido por uma instituição renomada e confiável”. Além disso, ele acrescenta, “cursos como este são de grande proveito na minha formação”. O estudante Lucas Gustavo Castro de Paula, também participante da Oficina, considera que “é de extrema importância para um profissional de informática conhecer e dominar essa área. Como gosto muito de programação, a Oficina consistiu em uma oportunidade de unir o útil ao agradável, sendo de grande importância em minha formação profissional.”
O estudante Magno Tairone de Freitas mudou sua visão em relação às redes sociais após realizar a Oficina. Para ele, as redes sociais eram somente um passatempo, e agora ele percebe que “existem redes sociais direcionadas a área profissional e a diversos outros nichos mais específicos.” Ele conclui suas observações: “Quero parabenizar o InWeb pela realização de um evento voltado para o público técnico, pois a maioria dos eventos da área de Computação é voltado para alunos de Graduação.” Matheus Henrique Sales também viu ampliarem suas perspectivas em relação às redes sociais: “Após o curso vi que a utilização das redes sociais por nós, profissionais de informática, é bastante diversificada e garante um ótimo meio para realizar trabalhos.”
Para o coordenador do InWeb, professor Virgilio Almeida, “a Oficina de Inverno Programação para Redes Sociais é uma parte importante do desenvolvimento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Web. O objetivo é a divulgação científica e tecnológica para a sociedade. Ao focalizarmos no público do ensino médio, alunos entre 15 e 17 anos, procuramos levar a essa geração as principais ferramentas e recursos de programação para redes sociais, que serão base da futura infraestrutura de comunicação da sociedade. Assim, procuramos despertar esses jovens alunos para a evolução tecnológica, como também para o pensamento algorítmico desenvolvido pela Ciência da Computação.”
Ao colocar nossos jovens em contato com a ciência mais avançada produzida no Brasil e no mundo, essa iniciativa contribui para a difusão de conhecimento técnico e científico para a comunidade, reforçando o papel social dos INCTs. Esse modelo de difusão do conhecimento pode servir de inspiração para os demais INCTs bem como para as instituições de ensino superior brasileiras.
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