Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


v04n01:principal

EDIÇÃO ANTERIOR - ABRIL 2011

Conteúdo

Capa
Capa da SBC Horizontes. Índice de artigos. Editorial. Como se associar à SBC.

Chamada
Chamada de contribuições para a SBC Horizontes. Como participar da SBC Horizontes. O que você precisa saber sobre a SBC Horizontes.

A Oitava Edição da SBC Horizontes
A Oitava Edição da SBC Horizontes

[DESTAQUE]
Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo
O conselheiro da SBC, Silvio Meira, foi o vencedor do Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo, na categoria Economia. Prof. Meira é presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital e Cientista-chefe do C.E.S.A.R Meira, e concorreu com nomes de destaque nacional, como os empresários Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemann.

[DESTAQUE]
SEPIN tem novo secretário
O conselheiro da SBC e professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Virgílio Almeida, tomou posse da Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) no dia 2 de fevereiro de 2011. A cerimônia foi conduzida pelo ministro Aloizio Mercadante, em Brasília.

[E AGORA JOSÉ?]
De Wikis a YouTube: um passeio pela Computação
Raul Weber, Instituto de Informática, UFRGS
Este texto foi apresentado na colação de grau da turma de Ciência da Computação do Instituto de Informática da UFRGS em janeiro de 2011. Apesar de ser dedicado aos meus afilhados, o convite da profa. Mirella para publicá-lo aqui foi aceito com prazer, pois o texto fala de alguns paradoxos interessantes da Computação, incluindo tablets, wikis e petabytes que acredito serem de interesse dos leitores da SBC Horizontes.

[EM SOCIEDADE]
Vídeos de Aulas de Computação na Web
Rodolfo Azevedo, Instituto de Computação - UNICAMP
Várias grandes universidades do mundo, como MIT, Stanford e Berkeley possuem versões de seus cursos disponíveis abertamente na Web. E no Brasil? O que temos nesse sentido? Este artigo descreve um dos projetos de gravação de aulas que está em andamento na UNICAMP, o WebLectures. O projeto começou com o objetivo de permitir que os próprios alunos das disciplinas pudessem rever o conteúdo ministrado em sala de aula e foi se ampliando, até iniciarmos a divulgação dos vídeos abertamente na Internet. Este artigo mostra um pouco dessa trajetória, o ferramental utilizado bem como novas oportunidades que surgem proporcionadas por esta tecnologia.

[LÁ DE FORA]
Conheça três projetos que estão em andamento nos EUA sobre Educação em Computação
John Forman, SOFTEX, Mirella M. Moro, UFMG
Este artigo apresenta um breve relato sobre três novos projetos que estão em andamento nos EUA: o CS10K para habilitar professores do ensino médio/fundamental a ensinar Computação nas escolas; o CS Principles para definir um curso introdutório em Computação nacional; e o Computing Curricula 2013, para definir o novo currículo da Computação da ACM/IEEE.

[OPÇÕES E OBJETIVOS]
Computação Forense e a Perícia Criminal
Marcio Pereira Machado, Departamento de Polícia Federal,Pedro Monteiro da Silva Eleutério, Departamento de Polícia Federal.
Este artigo tem objetivo de apresentar uma profissão pouco conhecida no meio acadêmico da computação: o Perito Criminal da área de Informática. Além disso, divulgar a Computação Forense, apresentando alguns conceitos, os tipos de exames mais comuns e as fases executadas pelo Perito Criminal durante os exames periciais.

[PERFIL]
Entrevista com John E. Hopcroft
Entrevista por Mirella M. Moro, UFMG.
Este artigo apresenta a entrevista com o ganhador do prêmio Turing John H. Hopcroft. Nela, ele conversa sobre pesquisa e ensino em Computação, dando dicas interessantes e refletindo sobre como a Computação tem mudado ao longo do tempo.

[SBC ACONTECE]
Eleições SBC
RBIE tem novos Editores
Escolas Regionais de Informática da SBC

[ETC & TAL]
Migração de Experimentos Científicos para a Nuvem
Daniel de Oliveira, COPPE/UFRJ, Fernanda Araújo Baião, UNIRIO Marta Mattoso, COPPE/UFRJ
Este artigo discute algumas das principais questões sobre adotar serviços da nuvem para realizar experimentos científicos. O foco está na utilização de workflows científicos que necessitam de alto desempenho.

[ETC & TAL]
SBC Horizontes e Você!!!
Você Viu?!


[EVENTOS]
Eventos e periódicos promovidos/apoiados pela SBC.
XXIX SBRC
II ERAD-SP
XXIV SIBGRAPI
XIII SBCM
SBBD / WebMedia
Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS)
Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC)
Journal of Information and Data Management (JIDM)
Journal of Internet Services and Applications (JISA)
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação


FIM
Contra-Capa da SBC Horizontes.

v04n01/principal.txt · Última modificação: 2020/09/22 02:27 (edição externa)

Ferramentas da página